Pular para o conteúdo principal

Acidente do vôo 3054 da TAM completa um ano hoje

O acidente do Airbus A320 do vôo 3054 da TAM no qual morreram o total de 199 pessoas está completando hoje (17/8/2008) um ano. O avião teve problema no pouso no aeroporto de Congonhas, São Paulo, e bateu em um prédio da própria companhia, da TAM Express, na cabeceira da pista.

A tragédia abalou o país. Não houve sobreviventes. Além dos passageiros e tripulação, morreram 12 funcionários da empresa que se encontravam no prédio.

Ainda não foram apuradas as responsabilidades pelo maior acidente aéreo do Brasil, embora já se saiba que houve problema mecânico e a pista, molhada e escorregadia, estava inadequado para uso -- principalmente para um avião cujo um dos reversos estava "pinado" (travado) . O inquérito deverá ser concluído em dois meses.

Até domingo, 20, a Afavitam (Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAM) vai realizar eventos para marcar a data, informa a Agência Brasil.

Às 18h48min de hoje, horário em que ocorreu o acidente, haverá ato ecumênico no local em que o avião colidiu com o sobrado e pegou fogo. Os parentes reivindicam a construção ali de um memorial às vítimas. A empresa resiste.

Amanhã, parentes vão ter encontro com o delegado Antonio Carlos Menezes Barbosa, o responsável pelo inquérito. Haverá também reunião com outras autoridades, como o procurador-geral da Justiça de São Paulo, Fernando Grella, e chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou anteontem que a empresa pague as despesas dos parentes das vítimas com as reuniões mensais da Afavitam. Os gastos incluem transporte e estadia em São Paulo.

Até agora, houve 79 acordos de indenização a familiares de vítimas, de acordo com a TAM. A Anfavitam inforam que tramitm dez processos na Justiça brasileira e 70 na americana.
Na época do acidente, este blog publicou o perfil no Orkut de algumas vítimas, que estão no link abaixo.

O maior acidente aéreo do Brasil


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias