Pular para o conteúdo principal

Bispo nega casamento a jovem impotente e cria polêmica

Ainda repercute em jornais da Europa, como o La Reppublica e o II Messaggero (ambos da Itália) e o El País (Espanha), a notícia de que o bispo de Viterbo, Lorenzo Chiarinelli, negou o casamento a um jovem porque este, em consequência de um acidente, tornou-se portador de "impotência copulativa".

Com 26 anos, o jovem (seu nome tem sido omitido pela imprensa) sofreu um acidente de carro quando faltava menos de um mês para casar-se. Ele perdeu os movimentos das duas pernas e ficou impotente. É de Tuscia, região central da Itália.

Pelas normas canônicas, não pode haver união religiosa quando o casal está impossibilitado de procriar, de constituir uma família.

Antes do acidente, o jovem se indispôs contra a igreja ao não participar do curso de preparação para o o casamento e ao se declarar ateu. Os jornais especulam que tal atitude teria influenciado a decisão do bispo.
Na Itália, as opiniões estão divididas. Há quem afirme que o bispo não pode passar por cima das normas canônicas e há quem critique duramente a igreja por desconsiderar o amor que une o casal.

No final de semana, os jovens se casaram no civil, no hospital onde o rapaz está hospitalizado.

Convidado por familiares dos noivos, um padre abençoou as alianças e disse que ele gostaria de casar os dois, caso o jovem se cure da impotência, uma possibilidade aventada pelos médicos.

As normas canônicas que impedem o casamento do homem impotente, sob a alegação de que ele não pode constituir família, são mais um anacronismo da religião católica. Pois um casal, mesmo com “impotência copulativa”, pode ter uma numerosa prole por intermédio da adoção de crianças.

Há também as modernas técnicas de inseminação, mas, para a igreja, tais avanços científicos são pecados.

Um dia, um papa ainda vai se desculpar por isso, da mesma forma que João Paulo II pediu perdão pelo fato de a igreja ter condenado Nicolau Copérnico (1473-1543) pela 'ousadia" dele afirmar que a Terra não era o centro do universo, contrariando as escrituras.

Padre holandês recusa funeral a corpo de homem que morreu por eutanásia.
agosto de 2011

Vaticano recusa funeral a paciente terminal que pediu antecipação da morte.
dezembro de 2006



Comentários

Anônimo disse…
Por estas e por outras há cada vez menos católicos praticantes. Eu sou um deles. Dos que abandonou por não concordar com as orientações que estão a ser seguidas.
Esta atitude é absolutamente estúpida e ridícula.
Anônimo disse…
a igreja nunca faria isso e se fez haverá investigaçao mas os fieis devem ir a igreja nao por causa de um padre ou um bispo que sao humanos e cometem falhas e sim devem ir por e para deus...
Anônimo disse…
MAIS RIDICULA E ESTUPIDA SAO MEDICOS QUE APOIAM O ABORTO EA CAMISINHA...
Anônimo disse…
como se casar-se na igreja fosse algo importante...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Doença de Edir cria disputa pela sucessão na Igreja Universal

Por estar doente, o bispo Edir Macedo tinha nomeado há cerca de três meses o bispo Romualdo Panceiro (foto) como seu sucessor no comando da Igreja Universal do Reino de Deus. A informação é da CartaCapital desta semana.

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antig...

Como é possível Deus ter criado a existência se Ele já existia?

  Austin Cline , do About.com

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Sam Harris se defende de ataques do ex-amigo Elon Musk, 'um avatar do caos'

Evolução negou um tesouro ao homem, o osso do pênis

PM ateu de Cuiabá acusa tenente-coronel evangélico de perseguição

Ateu famoso: Betinho conta como se livrou do cristianismo