Pular para o conteúdo principal

Bispo nega casamento a jovem impotente e cria polêmica

Ainda repercute em jornais da Europa, como o La Reppublica e o II Messaggero (ambos da Itália) e o El País (Espanha), a notícia de que o bispo de Viterbo, Lorenzo Chiarinelli, negou o casamento a um jovem porque este, em consequência de um acidente, tornou-se portador de "impotência copulativa".

Com 26 anos, o jovem (seu nome tem sido omitido pela imprensa) sofreu um acidente de carro quando faltava menos de um mês para casar-se. Ele perdeu os movimentos das duas pernas e ficou impotente. É de Tuscia, região central da Itália.

Pelas normas canônicas, não pode haver união religiosa quando o casal está impossibilitado de procriar, de constituir uma família.

Antes do acidente, o jovem se indispôs contra a igreja ao não participar do curso de preparação para o o casamento e ao se declarar ateu. Os jornais especulam que tal atitude teria influenciado a decisão do bispo.
Na Itália, as opiniões estão divididas. Há quem afirme que o bispo não pode passar por cima das normas canônicas e há quem critique duramente a igreja por desconsiderar o amor que une o casal.

No final de semana, os jovens se casaram no civil, no hospital onde o rapaz está hospitalizado.

Convidado por familiares dos noivos, um padre abençoou as alianças e disse que ele gostaria de casar os dois, caso o jovem se cure da impotência, uma possibilidade aventada pelos médicos.

As normas canônicas que impedem o casamento do homem impotente, sob a alegação de que ele não pode constituir família, são mais um anacronismo da religião católica. Pois um casal, mesmo com “impotência copulativa”, pode ter uma numerosa prole por intermédio da adoção de crianças.

Há também as modernas técnicas de inseminação, mas, para a igreja, tais avanços científicos são pecados.

Um dia, um papa ainda vai se desculpar por isso, da mesma forma que João Paulo II pediu perdão pelo fato de a igreja ter condenado Nicolau Copérnico (1473-1543) pela 'ousadia" dele afirmar que a Terra não era o centro do universo, contrariando as escrituras.

Padre holandês recusa funeral a corpo de homem que morreu por eutanásia.
agosto de 2011

Vaticano recusa funeral a paciente terminal que pediu antecipação da morte.
dezembro de 2006



Comentários

Anônimo disse…
Por estas e por outras há cada vez menos católicos praticantes. Eu sou um deles. Dos que abandonou por não concordar com as orientações que estão a ser seguidas.
Esta atitude é absolutamente estúpida e ridícula.
Anônimo disse…
a igreja nunca faria isso e se fez haverá investigaçao mas os fieis devem ir a igreja nao por causa de um padre ou um bispo que sao humanos e cometem falhas e sim devem ir por e para deus...
Anônimo disse…
MAIS RIDICULA E ESTUPIDA SAO MEDICOS QUE APOIAM O ABORTO EA CAMISINHA...
Anônimo disse…
como se casar-se na igreja fosse algo importante...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte