Pular para o conteúdo principal

Alimentos não saudáveis são os mais veiculados na tv

fastfood_batatas
Pesquisa revela que a esmagadoria maioria (72%) dos comerciais de alimentos veículados na tv refere-se aos produtos não saudáveis.

Ao longo de um ano, pesquisadores do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ficaram diante da tv 4.108 horas e assistiram a 128.525 comerciais. Foram selecionados dois canais da tv aberto e dois a cabo.

O site do Ministério da Saúde, de foram tiradas essas informações, não revela que emissoras foram, mas é evidente que uma dela foi a Globo, a líder de audiência.

Eles constataram o seguinte: os fast-foods detêm 18% dos comerciais de alimentos, seguidos pelas guloseimas e sorvetes (17%), refrigerantes e sucos artificiais (14%), salgadinhos de pacote (13%) e biscoitos doces e bolos (10%).

São considerados alimentos não-saudáveis os que têm alto teor de gorduras, sal e açúcar. Alimentos que dão origem à obesidade e a doenças.

Os pesquisadores também avaliaram 18.689 peças publicitárias de revistas. A propaganda de alimentos não-saudáveis é veiculada com mais freqüência em revistas para as crianças, adolescentes e mulheres.

Ana Beatriz, do Ministério da Saúde, afirma que o público infantil, além de ser o mais vulnerável, é o mais visado, porque “define hoje a compra da família e é o consumidor do futuro”.

É por isso que boa parte desses comerciais vai ao ar no período das 14h30min às 18h30min, horário que as crianças vêem muita tv.

O Ministério de Saúde tem plano de conter a publicidade de guloseimas, mas o lobby dos anunciantes e das agências de publicidade é poderoso, possui grande influência dentro do governo e entre os parlamentares, além de contar com a conivência da mídia, cuja receita vem da publicidade.

Um exemplo disso tem sido a forte reação às propostas do governo de limitar na tv o horário dos comerciais de bebidas alcoólicas. Deputados subiram à tribuna para dizer que a medida desempregará muitos trabalhadores que dependem das indústrias de bebidas, que cairá a arrecadação de impostos etc.

Além disso, entidades que representam as agências e anunciantes tiverem a cara-de-pau de veicular em horário nobre na tv um patético protesto de que, ao restringir o horário para a veiculação de comerciais de bebida, o governo estará ferindo – veja só – a liberdade de expressão.

ATUALIZAÇÃO em 2/7/2008 - O Ministério da Saúde vai realizar consultas públicas para decidir sobre a restrição de comerciais de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturadas e trans e sódio. O ministro José Gomes Temporão tomou essa decisão ao saber do resultado da pesquisa que constatou o predomínio da propaganda de alimentos não-saudávies na televisão. A idéia de Temporão reforçar a prevenção a doenças como hipertensão, diabetes e distúrvios coronarianos. Tais doenças consomem 60% dos recursos do SUS (Sistema Única de Saúde).
> Sobre alimentos não saudáveis.     > Campanhas publicitárias polêmicas.

Comentários

Anônimo disse…
hey guys this is a shit all shit!
bye suckers
Anônimo disse…
concordo tem que para com a divulgação desses alimentos que nao ajudam em nada na nossa alimentação nem na nossa vida
Anônimo disse…
Concordo com tudo isso a nossa vida hoje em dia totalmente é influenciada pela tv e pelos comerciais que acabam ''cativando'' as pessoas por causa de suas propagandas enganosas.
Anônimo disse…
é muito bom
por que minha feira das ciências é sobre isso
Anônimo disse…
isso é uma grande mentira
Anônimo disse…
oiiiiiiiiiii
Anônimo disse…
eu mereço ;**
Anônimo disse…
adoreii
bryan disse…
muito bem gostei

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes