Pular para o conteúdo principal

Lula impede que o TCU fiscalize o uso da contribuição sindical


Do Estadão, por Isabel Sobral e Tânia Monteiro

As centrais sindicais vão receber um reforço de caixa anual de cerca de R$ 100 milhões da contribuição sindical obrigatória - correspondente a um dia de salário por ano do trabalhador, descontado na folha de pagamento -, mas estarão livres de prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a lei de reconhecimento das centrais dos trabalhadores, mas vetou o artigo aprovado pelo Congresso que obrigava a detalhar os gastos do também chamado imposto sindical ao TCU.


Comento:
eis aí mais um prova de que o Brasil está sob uma república dos sindicalistas. A CUT e a Força Sindical, outrora inimigas ferrenhas entre si, mas hoje aliadas, têm todos seus atendidos pelo ex-sindicalista e presidente Lula.

Lula disse que, se o TCU tivesse acesso às contas das centrais sindicais, seria uma intervenção indevida do poder público não prevista na Constituição.

É sempre assim: a república dos sindicalistas sempre arruma uma desculpa para não prestar contas do uso do dinheiro.

A contribuição sindical não deveria ser obrigatória – é uma herança maldita de Getúlio Vargas. Mas, em sendo, o trabalhador deveria ter direito de ter fiscalizado a aplicação do seu dinheiro. Talvez assim as centrais sindicais tenham mais dificuldades para desviar dinheiro para campanhas políticas, principalmente para as do PT.

O veto à fiscalização do uso da contribuição sindical pelo TCU equivale à determinação do governo para que praticamente todos os gastos presidenciais sejam mantidos sob sigilo.

Ou seja, os sindicalistas e o ex-sindicalista Lula (se é que deixou de sê-lo) querem gastar o dinheiro do trabalhador e do contribuinte sem prestar conta.

Isso tem um nome: malandragem.

> Veto de Lula impede TCU de fiscalizar imposto sindical. (Estadão)

> TCU critica o veto do presidente. (Folha)


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.