Pular para o conteúdo principal

Google agora colabora com o combate à pedofilia no Orkut


Pelo jeito, a ação dos pedófilos no Orkut, se não acabar, vai diminuir bastante – aliás, a esta altura, a maioria deles já deve ter saído desse site de relacionamento, dado o empenho das autoridades brasileiras em combater esse crime.

Amanhã, atendendo ao pedido da CPI da Pedofilia, o Google vai entregar ao Senado DVDs com 3.261 álbuns de fotos postadas por participantes do Orkut. Esses álbuns foram denunciados à Safernet, uma ONG de combate à pedofilia na internet.

Os álbuns, em sua maioria, estavam “trancados”: a eles só tinham acesso pessoas cadastradas como “amigas” dos suspeitos de pedofilia. Mesmo assim eles não deixam de ser delito.

O Senado encaminhará os dados à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, para que sejam identificados e processados judicialmente os pedófilos. Por enquanto, quem teve o sigilo quebrado não tem como sabê-lo, informa a Folha Online.

Inicialmente, o Google resistiu em colaborar com as autoridades brasileiras, sob o argumento de que não poderia quebrar o sigilo de ninguém. Conceitualmente, o Google até pode ter razão, mas ocorre que no Orkut a apologia da pedofilia e de outros crimes, como o racismo, assumiu uma proporção preocupante.

Os pais também têm responsabilidade pela exposição de seus filhos a esses criminosos. Pelo regulamento do Orkut, é vedada a participação ali de crianças e adolescentes – mas estes estão entre os participantes mais ativos do site.

Os pais deveriam impedi-los de participar do Orkut, mas não o fazem por displicência ou por desconhecimento do perigo ou ainda porque, nestes tempos de realidade virtual, ficou mais difícil impor limites aos filhos. Mas, em última instância, a maior responsabilidade é dos país, e não das autoridades.

> Juiz de Rondônia multa a Google por "fofocas" no Orkut. (Agência Estado)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos