Pular para o conteúdo principal

Braço direito de Dilma montou dossiê dos gastos do FHC e de dona Ruth



A manchete da Folha de hoje confirma a informação que Veja publicou no fim de semana e que foi contestada pelo governo e seus aliados. Eis a verdade: foi feito, sim, um dossiê dos gastos de FHC e sua mulher, da época em que ambos estavam no Palácio do Planalto.

A ordem para o levantamento desses dados – informa o jornal – partiu de Erenice Alves Guerra, braço direito da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), conforme apurou o jornal.

Veja já tinha informado que o dossiê foi elaborado para chantagear os tucanos da CPI dos cartões de crédito a não pedirem a quebra do sigilo das contas de Lula e sua mulher, a Marisa.

Agora, a situação se complicou: o ex-presidente FHC autorizou por escrito a abertura de suas contas, e os tucanos estão exigindo o mesmo do Lula.

Erenice diz que não convocou secretários dos ministérios para discutir o “levantamento” das informações. Mas reconheceu que a Casa Civil está coletando informações de fundos entre 1998 e 2002 (governo FHC). Por que essa coleta está sendo feita justamente agora, ela não explicou. Ou melhor, deu uma desculpa esfarrapada: os dados estavam sendo juntados na "expectativa" de que viessem a ser solicitados pela CPI.

A Folha, como a Veja, teve acesso a um trecho do dossiê (ou “levantamento” de gastos do governo tucano). Em 13 páginas, o nome da Ruth Cardoso é citado 23 vezes. Constam como sendo dela despesas como locação de veículos, com hospedagem em hotéis, com a compra de 24 sabonetes infantil, balinhas sortidas, óculos de natação, rondeli de espinafre, unha postiça, óleo para corpo e escova de dente.

Se esse era o grande escândalo que Erenice e a Dilma (e por extensão o PT) estavam preparando para atingir o ex-presidente FHC, pode-se dizer que seria um fiasco. Não é nada que chegue sequer nas unhas do mensalão.

Escândalo mesmo foi a montagem do dossiê, um jogo sujo ao qual o PT tem recorrido com freqüência.

> Íntegra da reportagem da Folha.

> Governo faz dossiê dos gastos do FHC, mas não os do Lula.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos