Pular para o conteúdo principal

Rei Juan Carlos manda Chávez calar a boca



Do Público.pt, por Sofia Branco:

Santiago do Chile - O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou hoje, na sessão plenária da XVII Cimeira Ibero-Americana, a chamar “fascista” ao ex-primeiro-ministro espanhol José María Aznar, e a criticar a imprensa espanhola por “atacar” o seu regime, o que levou o rei Juan Carlos a irritar-se.

O atual chefe do Governo de Madrid, José Luis Rodríguez Zapatero, usou da palavra para insistir – já o tinha feito de manhã, em conferência de imprensa – no “respeito” por Aznar. “Pode estar-se nos antípodas de uma posição ideológica, e eu não estou próximo das idéias de Aznar, mas ele foi eleito pelos espanhóis e exijo esse respeito”, declarou, propondo a adoção de um “código de conduta” para as intervenções em sessão plenária.

Chávez tentou interrompê-lo e, apesar de o microfone se manter desligado, continuou, não longe da delegação espanhola, a reclamar o seu direito à liberdade de expressão. O que levou o rei Juan Carlos, de Espanha, sentado ao lado de Zapatero, visivelmente irritado, a, enquanto gesticulava, perguntar a Chávez: “Por que não te calas?”

Em seguida, claramente perturbada, a anfitriã do encontro, a presidente chilena, Michelle Bachelet, deu a palavra ao seu homólogo da Nicarágua. Daniel Ortega recusou os “três minutos”, avisou que falaria o tempo que lhe apetecesse e, em nome da liberdade de expressão e da diversidade democrática, ofereceu primeiro a palavra a Chávez, para que pudesse responder a Espanha. O líder venezuelano limitou-se a citar o “pai da pátria” do Uruguai, José Gervasio Artigas: “Com a verdade, não ofendo nem temo.”

Daniel Ortega falou durante 20 minutos, apoiando as apreciações de Chávez sobre Aznar, criticando a “aliança político-militar” que aquele teceu com os EUA. Sempre olhos nos olhos com Zapatero e Juan Carlos, o líder da Nicarágua defendeu o “direito à liberdade de expressão” de Chávez, que apenas criticou “o cidadão” Aznar, que “fez e continua a fazer campanha contra a Venezuela”. “Se nós temos que vos respeitar, vocês têm de se dar ao respeito”, reclamou. Irritado, Juan Carlos acabou por abandonar a sala, tendo voltado ao plenário apenas após o hino, para a sessão de encerramento.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos