Pular para o conteúdo principal

Juíza proíbe jornal de citar irmão do senador Calheiros


Da Folha, por Sílvia Freire:

O deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL) [foto], irmão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), conseguiu na Justiça de Alagoas liminar que impede o jornal "Novo Extra", de Maceió, de citá-lo direta ou indiretamente em suas reportagens.

A decisão da juíza Maria Valéria Lins Calheiros, da 5ª Vara Cível de Maceió, foi dada a partir de um pedido de reparação de danos protocolado pelo deputado em 15 de outubro. A liminar foi expedida um dia depois.

"Defiro, em parte, o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, para vedar a publicação no jornal "Novo Extra" de qualquer matéria que atinja direta ou indiretamente a pessoa do autor", diz trecho da decisão.

Fernando Araújo, editor-chefe e um dos sócios do jornal, disse que não ter sido notificado oficialmente até ontem. "É censura prévia contra o jornal. Não tenho dúvidas disso", disse Araújo.

O jornal "Novo Extra" circula às sextas-feiras, em Maceió, com tiragem de 6.000 exemplares. Segundo o editor-chefe, há cerca de dois anos intensificaram-se as reportagens contra Calheiros, especialmente de eventuais crimes ambientais e violência contra trabalhadores.

Comento: o nome de Olavo Calheiros não pode sair no "Novo Extra", mas agora ganha destaque na imprensa nacional. O irmão de Renan afinal não é tão esperto como parece ser. No mais, é de se lamentar que de quando em quando algum juiz (no caso, uma juíza) passe por cima da liberdade de imprensa.
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos