Marco Aurélio Garcia (à esquerda), assessor da Presidência, e Bruno Gaspar, assessor de imprensa, comemoram notícia com gesto de que os críticos do governo se fuderam. A foto é reprodução de imagem da TV Globo.A notícia divulgada pelo Jornal Nacional de que o Airbus A320 da TAM que caiu em Congonhas tinha um defeito no reversor na turbina direita foi comemorada por assessores de Lula, porque ela isentaria o governo de maiores responsabilidades pelo acidente. A comemoração se deu com gesto obscenos.
O reversor é um dispositivo que funciona como uma espécie de breque auxiliar do avião. No mesmo telejornal, Ruy Amparo, vice-presidente técnico da empresa, confirmou a notícia.
A comemoração dos assessores é vergonhosa, não só por causa dos gestos obscenos, mas porque o momento é de luto (a maioria das vítimas nem sequer foi enterrada), mas também porque somente um laudo técnico poderá apresentar todas as dificuldades que o piloto teve para pousar. E possível que o problema no reversor tenha se combinado com a falta de ranhuras na pista molhada para que o piloto perdesse o controle do avião. Mas isso só os técnicos poderão dizer.
Enquanto isso, a TAM terá muito que explicar, porque ela garante que o problema no reversor não era grave, não era impeditivo de vôo, e que podia esperar até dez dias para ser reparado. Mas se isso é verdade, por que o mesmo Airbus teve dificuldade para pousar no dia anterior ao acidente, conforme apurou o Jornal Nacional?
O fato é que, atualmente, viajar de avião no Brasil é correr alto risco por causa da bagunça do tráfego aéreo (principalmente nas rotas que passam pelos grandes aeroportos, como Congonhas), da absurda concorrência entre as companhias aéreas e da incompetência da Infraero em administrar os aeroportos. E há muita denúncia a ser apurada, como a de desvio de verbas na reforma e manutenção de aeroportos.
Precisa ser esclarecido ainda o fato de a Infraero ter liberado a pista de Congonhas que foi reformada sem que ela estivesse completamente pronta por causa a falta de ranhuras, que são necessárias para aumentar a aderência dos pneus dos aviões ao solo.
Muita coisa precisa ser questionada, inclusive a falta de compostura dos assessores do Presidente Lula. Pelo jeito, Marco Aurélio e Bruno Gaspar seguiram a orientação da ministra Marta Suplicy: eles relaxaram e gozaram. É inaceitável. Os dois deveriam ser demitidos, mas isso não ocorrerá.
Comentários
Postar um comentário