Pular para o conteúdo principal

Boa notícia: PF não poupa sequer o irmão do Lula


Até o irmão mais velho do Lula foi pego por uma operação –a Xeque-Mate– da Polícia Federal. O Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi indiciado por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio no Judiciário. Houve na casa dele busca e apreensão de documentos. A Xeque-Mate investiga pessoas envolvidas com a máfia dos caça-níqueis.

A Folha informa que Lula, que se encontra na Índia, ficou muito irritado por não ter sido avisado de que a operação ia pegar o Vavá. A Xeque-Mate prendeu 77 suspeitos de pertencerem à máfia. Os parentes deles também deveriam ser avisados de que haveria a operação, para que pudessem dar sumiço em provas e/ou fugirem?

Recentemente, Lula cedeu à pressão de políticos e advogados que estavam reclamando das operações da PF e disse que ia pedir ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que verificasse se tinha havido abuso. Mas, ambíguo como sempre, para agradar todo tipo de público, o presidente acrescentou que as operações da Polícia Federal iam prosseguir, “doa a quem doer”. Pois bem: doeu agora na família do próprio Lula.

Mas ninguém duvide que Lula vai tirar proveito político disso. Vai dizer que, no governo dele, a Polícia Federal não poupa ninguém, sequer o seu irmão. Uma PF bem diferente da época do FHC, poderá acrescentar Lula.

Realmente, a independência com a qual a PF vem agindo é um fato novo. Recorda-se que no primeiro mandato do governo Lula ela foi um tanto passiva no caso do escândalo do mensalão. Houve uma certa condescendência para com os petistas envolvidos em corrupção. E na sede do PT nunca houve busca e apreensão de documentos, diferentemente do que ocorreu na época com a Daslu, famosa loja de roupas de ricos.

Agora, neste segundo mandato, além de ter indiciado Vavá, a PF já derrubou um ministro suspeito de corrupção, o Silas Rondeau, e investiga pelo mesmo motivo o senador Renan Calheiros (PMDB/AL), presidente do Senado e aliado político de Lula. Sem contar a prisão de juízes acusados de vender sentenças.

O que mudou na PF, considerando que continua sob a mesma direção, a de Paulo Lacerda? Eis uma questão para a qual as explicações da imprensa têm sido insuficientes até agora.

De qualquer forma, a independência que a Polícia Federal tem demonstrado é tanta para os padrões brasileiros, que –não tenho dúvida– logo os corruptos encastelados no poder vão dar um jeito de cortar as asinhas dela. Pode anotar.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo