Pular para o conteúdo principal

Há diferentes caminhos que levam uma pessoa ao ateísmo

Em muitos casos, questionamentos levam um indivíduo à descrença

Sobre o significado de “ser ateu”, não há dúvida. É aquele que não acredita em Deus ou em deuses, em divindade alguma, no sobrenatural, em amigo invisível, em fantasma, em seres do além do natural, em um ser que fica vigiando cada um nós o tempo todo, até no banheiro.

Mas os ateus, tirando sua descrença, estão longe de ser um grupo homogêneo, diferentemente, portanto, do que parte dos religiosos acredita.

Há ateus enrustidos ou declarados ou ainda militantes, bonitos ou feios, de direita ou de esquerda, heterossexuais ou homossexuais, de bom caráter ou não, letrados ou iletrados, corintianos e palmeirenses, etc. Quanto a isso, eles não diferem dos crentes.

Reflexão questiona os dogmas

Algumas pesquisas indicam que os ateus têm QI acima da média da maioria. Para crentes, essas pesquisas são provocações. 

O  que leva a maioria de pessoas a se tornar ateia, vencendo muitas vezes a lavagem cerebral feita por famílias há gerações, são o questionamento e a reflexão. Isso pode parecer pretensioso, mas é assim.


Se um católico, por exemplo, se perguntar como é possível que Deus, Jesus e Espírito Santos sejam a mesma pessoa embora continuem três, ele pode ter dado um passo rumo ao ateísmo.

Muitas pessoas se tornam ateias após ler e reler a Bíblia, procurando uma coerência nela, mas por fim concluindo que o livro sagrado dos cristãos não faz sentido, de tantas que são as contradições.

O que também leva outras pessoas a virarem descrentes é experimentar várias religiões, uma por vez ou duas ou três ao mesmo tempo, na busca daquela que contém a verdade de Deus, até se darem conta de que tudo é igual, com variações.

Há quem se torne descrente após se decepcionar com uma única religião, geralmente fundamentalista, como a Testemunha de Jeová, que, entre coisas, prega a intolerância aos seus ex-fiéis. A pessoa, nesse caso, percebe que segue uma religião opressiva, hipócrita e indigna.

A leitura de filosofia, principalmente de alguns autores, também pode ser um atalho para ateísmo. É impossível, por exemplo, ficar indiferente diante de alguns textos de Nietzsche, famoso por ter concluído que deus tinha morrido. Seus argumentos contra a religião — mais especificamente contra o cristianismo — têm o efeito de marretadas. 

Mais recentemente, a ciência tem conduzido muita gente ao ateísmo. A ciência não é contra nem a favor das religiões ou da existência de um ente divino. Ela é indiferente. 

A questão mais importante talvez não seja saber por que alguém vira ateu, mas por que ainda há tantos crentes no mundo.

Livro explica a origem da conotação pessimista que se atribui ao ateísmo

Crianças 'sem Deus' têm forte senso de moralidade, diz estudo



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes