Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

terça-feira, 12 de maio de 2015

Islâmicos de Bangladesh matam mais um blogueiro ateu

Ananta Bijov Das
 foi assassinado a
golpes de facões 
Ananta Bijoy Das (foto), 33, é a terceira vítima de radicais islamistas no país em três meses. Ele vinha sendo ameaçado de morte por grupos que atacam ateus.

O blogueiro Ananta Bijoy Das foi morto a golpes de facão por um grupo de homens mascarados na cidade de Sylhet, no norte de Bangladesh, nesta terça-feira (12/05).

A morte foi confirmada por Faid Ahmed, editor do site de origem canadense Mukto Mona, que publicava os textos de Das. Um amigo do blogueiro contou a jornalistas que ele vinha recebendo ameaças de extremistas nos últimos meses. "Ele estava na lista de alvos deles."

O assassinato de Ananta Bijoy ocorre uma semana após os islamistas da organização Al Qaeda no Subcontinente Indiano (AQIS) reivindicarem responsabilidade pela morte, em fevereiro, do blogueiro Avijit Roy. De nacionalidade americana e bengali, ele também escrevia para o Mukto Mona.

Roy era bastante conhecido por seus textos sobre filosofia e temas relacionados aos direitos humanos. Ele praticava o ateísmo e atuava como crítico do governo. Os islamistas o acusavam de ter ligações com o grupo Hefazat-e-Islam, que, segundo afirmam, insulta o profeta Maomé e difama o islã. Roy havia recebido inúmeras ameaças de morte antes de seu assassinato.

Gangues de homens armados de machetes, possivelmente pertencentes à AQIS, já haviam reivindicado, em março, o assassinato de outro blogueiro de Bangladesh, Washiqr Rahman, que também defendia o ateísmo.

O Mukto Mona – nome que significa "mente livre" no idioma bengali – publica blogs, comentários e relatos baseados na lógica e na ciência, que buscam desmentir práticas religiosas conservadoras.

Bangladesh, um país de maioria muçulmana, é oficialmente um Estado laico. Ainda assim, nos últimos anos, cada vez mais grupos de direita aterrorizam pensadores liberais.





Muçulmanos matam mais um blogueiro ateu em Bangladesh

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...