Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Milagres são incompatíveis com a ciência, diz Stephen Hawking

Stephen Hawking
Cientista se refere a
'Deus' em em seus livros
apenas como metáfora
Em recente entrevista ao jornal espanhol El País, o cientista britânico Stephen Hawking (foto) negou que no passado tenha acreditado em Deus. “Eu sou ateu”, disse. “Não há nenhum Deus. A religião crê nos milagres, mas estes não são compatíveis com a ciência.”

Afirmou que quando disse que a humanidade um dia vai conhecer a “mente de Deus” estava se referindo a tudo do que Deus seria capaz se existisse.

Em seus livros, usa com frequência a palavra “Deus”, mas, tem explicado, trata-se de uma metáfora.

“No passado, antes de entendermos a ciência, era lógico crer que Deus criou o Universo. Mas agora a ciência oferece uma explicação mais convincente. “

Hawking é doutor em cosmologia. Nasceu em Oxford em 8 de janeiro de 1942. Ele sofre da doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica), que o mantém permanentemente em uma cadeira de rodas e o obriga a se comunicar por intermédio de um sintetizador computadorizado. Casou-se duas vezes e tem três filhos e um neto.

O cientista é estudioso da física quântica. Com dois colegas, propôs quatro leis da mecânica de buraco negro.

Hawking é também um divulgador da ciência em livros, jornais e emissoras de TV. É autor do best-seller “Breve História do Tempo”. A organização SuperScholar o considera como a pessoas mais inteligentes da atualidade.

Bem humorado, como de costume, na entrevista ao El País disse ter uma “fé inquebrantável”, mas na ciência, não em divindades.

“Creio que a ciência conseguirá entender a origem da estrutura do universo”, afirmou. “Aliás, estamos perto de conseguir este objetivo.”

Para ele, “não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana”.

Afirmou que os investimentos em ciência e na exploração de novos planetas representam “um seguro de vida para a espécie humana”, que, assim, poderá evitar o seu desaparecimento da Terra.

Com informação do El País.





Vida após a morte é conto de fadas, diz Stephen Hawking




Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...