Pular para o conteúdo principal

Deus foi criado pelo senso de moralidade, diz pesquisador

O biólogo Frans Wall afirma que os chimpanzés e
bonobos têm empatia com indivíduos que sofrem
Características inatas do comportamento do homem resultaram no que hoje se chama de "moralidade", e esta criou Deus e a religião, diferentemente, portanto, da pregação dos religiosos de que os valores morais vêm de seres divinos, sobrenaturais. .

Essa conclusão é do biólogo americano Frans Waal (foto), um dos principais estudiosos do mundo de primatas.

Por duas décadas ele estudou o comportamento dos bonobos e chimpanzés, que são os primos mais próximos do homem no reino animal, e percebeu neles a existência de uma “semente do comportamento moral”, precedendo o surgimento do homem em milhões de anos.

No livro “O Bonobo e o ateu”, ele afirma que chimpanzés e bonobos e outros primatas mostram claramente que têm empatia com indivíduos que sofrem. Os primatas demonstram ter um senso de Justiça. Cuidam de indivíduos fragilizados e partilham a comida que têm.

Isso não significa — adverte o biólogo — que os primatas sejam animais morais, porque os chimpanzés, por exemplo, observa, às vezes podem ficar muitos violentos.

"Os chimpanzés estão prontos para matar seus rivais. Eles às vezes matam seres humanos, ou mordem seu rosto. Então, é relutante chamar um chimpanzé de ser moral.”

De qualquer foram, diz Wall, existem nos primatas “blocos básicos de construção para uma moralidade”. “[Esse] blocos são mais velhos que a humanidade, e nós não precisamos de Deus para explicar aonde chegamos.”

No livro, ele relata alguns exemplos de empatia de primatas. Um desses casos ocorreu em um zoológico quando Lody, um bonobo, mordeu a mão acidentalmente de um veterinário que lhe estava dando pílulas de vitaminas.

Dias depois, o veterinário voltou ao zoológico e ergueu a mão esquerda enfaixada. Lody olhou para a mão e retirou-se para um canto, baixou a cabeça e passou os braços em torno de si, dando sinais de sofrimento e culpa. As mesma cena se repetiu 15 anos depois, quando o veterinário lá retornou.

Waal é professor na Universidade de Emory e diretor do Centro de Ligações de Vida no Centro de Primatas Yerkes, em Atlanta (EUA).

Ele é ateu assumido e não acredita que um dia a humanidade se liberte das crenças. Para o biólogo, as religiões, com seus rituais, são necessárias para fortalecer os laços da comunidade.

 Com informação do ABC News.





Estudo de psicólogos conclui que bebês já têm senso de justiça
outubro de 2011

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Comentaristas da Jovem Pan fazem defesa vergonhosa do cristianismo bolsonarista

Deputado quer garantir a inscrição 'Deus seja louvado' nas cédulas no real

Dispara no Brasil a busca pela palavra 'ateu', revela Google

Em abril de 2012, o Google Brasil registrou o maior volume de busca pela palavra “ateu”. O maior índice de interesse é representado por 100, o que significa que, desde 2004, quando a pesquisa começou a ser tabulada, houve um aumento de 85%. Naquele ano, o volume de busca pela palavra foi 54. Aumentou no Brasil interesse pelo ateísmo O gráfico gerado pela página Trends do Google (ver acima) mostra uma curva em ascensão, com um salto a partir de novembro de 2011, quando o volume de busca de 65 foi para 91 em dezembro do mesmo ano. De acordo com a projeção do Google, o volume de busca de dezembro de 2013 registrará novo recorde. O buscador não fornece o número absoluto das buscas, em milhares ou milhões. Na lista de termos relacionados, “o ateu” apareceu com o maior volume de interesse, vindo em seguida “deus ateu”, “ser ateu” e "ateus" (ver abaixo os dez termos mais solicitados). Na opção “título das notícias”, o Google informa, por exemplo, que em dezembro de 2...