Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Deputada celebra cultos na Assembleia do Ceará

Dra. Silvana
Dra. Silvana justifica sua transgressão ao
dizer que 'Estado laico não é Estado ateu'
A deputada estadual Dra. Silvana (PMDB), do Ceará, transgride a laicidade do Estado brasileiro toda a semana, às quartas-feiras, quando celebra em dependência da Assembleia Legislativa culto para funcionários e alguns de seus colegas.

Na semana passada, por exemplo, ela ocupou por uma hora uma sala cujo uso deveria ser exclusivamente das comissões da Assembleia. Compareceram 15 pessoas.

De acordo com o Diário do Nordeste, Silvana chorou de alegria no começo da celebração, ao manifestar a certeza “da volta de Jesus”.

Em vez de abrir uma igreja e pedir aos fiéis que arquem com a despesa de sua manutenção, a deputada está debitando os gastos das atividades de sua crença na conta de todos os contribuintes desde 2011. Foi quando ela começou com as celebrações com a autorização de Roberto Cláudio (PSB), então presidente da Casa e atual prefeito de Fortaleza.

Para justificar a sua transgressão, Silvana se fez de desentendia ao afirmar que tem direito de alocar aquele espaço público e democrático porque “Estado laico não é Estado ateu”.

Para Silvana, certamente, Estado laico e Estado evangélico são as mesmas coisas. Seria interessante saber qual seria a reação dela se algum espírita exigisse o mesmo privilégio.

Ao ser questionada pelo jornal, a deputada se mostrou arrogante. Disse que, caso venha a ser proibida de usar o auditório das comissões, continuará a celebrar os cultos em seu gabinete, porque “ninguém cala um adorador”.

O Ministério Público do Ceará deveria explicar à deputada o que significa Estado laico e lhe mandar um exemplar da Constituição brasileira, com o artigo 19º sublinhado, o que determina que nenhuma instância de governo (que representa o Estado) pode se envolver direta ou indiretamente com crença religiosa.





Com informação do Diário do Nordeste.

Assembleia do Rio é usada para celebração de cultos e missas
março de 2013

Religião no Estado laico

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...