Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Peregrinos estrangeiros obtêm benefícios da Lei Geral da Copa

A concessão de facilidades de visto
a católicos fere a laicidade do Estado
A Igreja Católica conseguiu que o governo concedesse aos estrangeiros que estarão este ano no Rio para participar da JMC (Jornada Mundial da Juventude) os mesmos benefícios que terão os torcedores da Copa das Confederações, que será realizada em 2013, e os da Copa do Mundo, em 2014.

Mais de um milhão de católicos de 158 países terão facilidades de vistos para entrar no Brasil, inclusive sem ter nenhum gasto. Além do passaporte, eles só vão precisar de um comprovante de que participarão da jornada, de 23 a 28 de julho.

O benefício fere a laicidade do Estado brasileiro porque a Constituição impede — ou deveria impedir — que o governo beneficie direta ou indiretamente credos religiosos, sem exceção. A Igreja tem argumentado que a Jornada vai incrementar o turismo brasileiro.

Os benefícios aos torcedores estão previstos na Lei Geral da Copa. Em relação aos religiosos, não houve a aprovação de nenhum instrumento legal.




A Igreja Católica já está tirando proveito de medidas preparatória da Copa do Mundo. O Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, a 168 km de São Paulo, obteve financiamento de R$ 32 milhões do “BNDES ProCopa Turismo” para a construção de um hotel de romeiros. O Santuário está sendo beneficiado com baixas taxas de juros.

Com informação da Folha de S.Paulo.

Igreja pega dinheiro da Copa para construir hotel de romeiros
agosto de 2011

Religião no Estado laico   Turismo religioso

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...