Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Turquia multa TV sob acusação de deboche a Deus nos Simpsons

video
Trecho considerado ofensivo a Deus

A agência governamental de acompanhamento da radiofusão da Turquia aplicou uma multa de 22.600 euros (cerca de R$ 62.000) ao canal de TV CNBC-E sob a acusação de transmitir um episódio da série "Os Simpsons" que debocha de Deus. Os censores não gostaram de ver Deus se aconselhando com o Diabo, a quem lhe server um cafezinho.

Simpsons censurado na Turquia
Censores não gostaram do
Diabo dando ordem a Deus
Eles também acharam excessivo o trecho que incentiva os jovens a consumir álcool na passagem do ano e exala a morte por "ordem divina".

“A Bíblia é publicamente queimada, e Deus e Satã são mostrados sob a forma de humanos”, afirma relatório da agência.

Com 75 milhões de muçulmanos, a Turquia é uma república secular cujo governo sofre no momento forte assédio dos líderes religiosos, que tentam impor valores islâmicos ao país.

"Os Simpsons" é uma bem-sucedida série de críticas aos costumes, e os seus responsáveis já estão acostumados às proibições e controvérsias. Em setembro, o governo russo vetou a série por considerá-la "perigosa" para as crianças. Depois, o seu episódio que retrata o tsunami no Japão e o acidente nuclear em Fukushima foi proibido em vários países. 

A série satirizou o Brasil em 2002, mostrando o Rio com pessoas sexualmente agressivas e macacos e ratos nas ruas. Houve brasileiros, incluindo autoridades, que manifestaram indignação, como agora fazem turcos.

Com informação das agências.





Irã proíbe venda dos bonecos 'Os Simpsons' por ofenderem o Islã
fevereiro de 2012

Religião contra liberdade de expressão

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...