Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Muçulmanas querem manter seu véu em foto de documentos

O islamismo determina que
a mulher use o hijab
Pressionada pela comunidade árabe da cidade, a Câmara Municipal de Foz de Iguaçu (PR) encaminhou pedido ao Detran e ao Instituto de Identificação do Paraná para que as muçulmanas possam manter o seu véu na foto da  carteira de motorista.

A cidade tem 22 mil pessoas de origem árabe, e a maioria delas é muçulmana. O islamismo determina que a mulheres não mostrem totalmente a cabeça, sendo obrigatório o uso de um lenço, o hijab.

Norma do Instituto de Identificação do Paraná estabelece que fotos para documentos (o que inclui a carteira de motorista) têm de mostrar as orelhas e o contorno do pescoço e dos ombros da pessoa, que não pode estar com brincos, piercings e lenços.

O líder religioso Mohsin Alhassani disse que o hijab não é ornamento ou fantasia. “É uma parte da vestimenta obrigatória da muçulmana.”

Marta Matkievicz, do Detran-PR, disse que geralmente as fotos de muçulmanas sem o véu são feitas por uma mulher em local isolado. Contudo, para os líderes religiosos isso não é o suficiente, porque as muçulmanas não podem aparecer na foto sem o hijab.

Existe uma exceção: em fotos para passaporte é permitido o uso do véu. “A única exigência é que o rosto esteja bem à mostra”, disse o delegado Guilherme Biagi, da Polícia Federal no Paraná.

O Detran e o Instituto de Identificação prometeram dar uma resposta ao pedido da Câmara Municipal em 30 dias. A tendência é pela permissão do uso do hijab, a exemplo do que ocorre em alguns Estados.





Com informação do Jornal Nacional.

Justiça autoriza freira a ter foto com véu na carteira de motorista
fevereiro de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...