Pular para o conteúdo principal

Muçulmanas querem manter seu véu em foto de documentos

O islamismo determina que
a mulher use o hijab
Pressionada pela comunidade árabe da cidade, a Câmara Municipal de Foz de Iguaçu (PR) encaminhou pedido ao Detran e ao Instituto de Identificação do Paraná para que as muçulmanas possam manter o seu véu na foto da  carteira de motorista.

A cidade tem 22 mil pessoas de origem árabe, e a maioria delas é muçulmana. O islamismo determina que a mulheres não mostrem totalmente a cabeça, sendo obrigatório o uso de um lenço, o hijab.

Norma do Instituto de Identificação do Paraná estabelece que fotos para documentos (o que inclui a carteira de motorista) têm de mostrar as orelhas e o contorno do pescoço e dos ombros da pessoa, que não pode estar com brincos, piercings e lenços.

O líder religioso Mohsin Alhassani disse que o hijab não é ornamento ou fantasia. “É uma parte da vestimenta obrigatória da muçulmana.”

Marta Matkievicz, do Detran-PR, disse que geralmente as fotos de muçulmanas sem o véu são feitas por uma mulher em local isolado. Contudo, para os líderes religiosos isso não é o suficiente, porque as muçulmanas não podem aparecer na foto sem o hijab.

Existe uma exceção: em fotos para passaporte é permitido o uso do véu. “A única exigência é que o rosto esteja bem à mostra”, disse o delegado Guilherme Biagi, da Polícia Federal no Paraná.

O Detran e o Instituto de Identificação prometeram dar uma resposta ao pedido da Câmara Municipal em 30 dias. A tendência é pela permissão do uso do hijab, a exemplo do que ocorre em alguns Estados.





Com informação do Jornal Nacional.

Justiça autoriza freira a ter foto com véu na carteira de motorista
fevereiro de 2012

Comentários

Mauricio C disse…
Que não seja aprovado
Mauricio C disse…
Fico em dúvida se querem ou se sentem pressionadas pelo marido
nf disse…
Então quero aparecer fantasiado de Darth Vader (sou da religião Sith).
Anônimo disse…
Volto para o oriente só isto que eu tenho pra dizer. Se são daqui ou se vieram de lá que cumpram o que manda a legislação brasileira.
Anônimo disse…
Pra que um objeto desses vai querer dirigir?
Unknown disse…
ESTES RELIGIOSOS SAO RIDICULOS DEMAIS
Ismael disse…
Ninguém é obrigado a dirigir, então se não quer sair na foto sem o véu, que não tire carteira. Ou então vamos começar a exigir a foto com um escorredor de macarrão na cabeça ou um manto Jedi ou Sith.
Fabi disse…
Isso não é nada demais, não estão impondo ou pregando sua fé aos outros, só querem se sentir respeitadas em sua crença... Porque para algumas delas o uso do véu é importante e por querer sim, não são todas que são mulheres oprimidas pelos marido, sou árabe e atéia e muitas amigas minhas escolheram usar o véu sim como uma forma de se integrarem a cultura de sua origem. Desde que apareça o rosto não acho que exista problema, outra história seria se fosse usando o niqab ou a burka. Além do mais, já pensaram em quantas dessas mulheres seriam impedidas de dirigir por sua crença ou por seus maridos se não pudesserem tirar a foto com o véu?
Regis Olivetti disse…
Que eles voltem aos seus malditos países de origem. Aceitar o islamismo é a mesma coisa que aceitar o nazismo. Mate agora e fique livre amanhã.
Anônimo disse…
Sou ateu, e os comentários das pessoas aqui são totalmente intolerantes, com excessão da Fabi que diz ser uma árabe atéia (o que é interessante). Há mulheres que gostam de usar e há mulheres que são forçadas a usar. Se não está tampando o rosto, qual o problema?
Anônimo disse…
Mas tem de tirar o véu só para bater uma foto para a carteira de motorista, não é um ato religioso. Se fosse para alguma cerimônia religiosa, como mulher-bomba, mulher-dinamite, mulher melân... ops, mulher-canhão, mulher-dragão-do-são-jorge, aí tudo bem de ficar com véu.
Anônimo disse…
Você é tão ateu quanto o Bolsonaro é macho.
Anônimo disse…
Que isso pentecostelho!!! É só pra tirar a carteira. Você que devia se matar, em vez de acreditar num filho de divindade andrógino meio tchôla, isso se não for thcôla inteiro. O cara não emprestava nem um apóstolo macho para o Judas, deu no que deu, teve seu rabo vendido pro 30 dinheiros.
Fabi disse…
Concordo com o Anônimo, eu leio sempre este blog mas geralmente tenho preguiça de postar, acredito que preconceito e intolerância não importando sobre o que ou seus fundamentos são sempre criticáveis. Eu sou arábe, minha família veio do líbano e é, em sua maioria, composta por católicos... Mas há mulçumanos, evangélicos e espíritas, assim como há agnósticos, ateus e livre pensadores. Acredito que muitas das pessoas que destilam o seu ódio aqui deveriam procurar conhecer tanto a cultura árabe quanto a mulçumana (lembrando que são diferetes e não sinônimos) e ler o Corão para conhecer que grande parte dos tabus e loucuras por parte dos mulçumanos são feitos por uma minoria fanática (xiita) que infelizmente detém o poder.
Unknown disse…
É provável que elas consigam.

Constituição Federal

Art. 5º

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;


A lei brasileira permite que os religiosos sejam tratados de maneira diferente.
Diabo disse…
A todos quantos possam saber:

De tanto ver prevalecer a Injustiça e de ver o progresso dos injustos, dispenso a ajuda do Deus Incompetente. Eu mesmo me encarrego de empurrar no abismo aqueles que me ferem.

Dar a outra face, amar o inimigo, pedir perdão dos meus pecados, nenhuma destas opções vai nos trazer felicidade! É TUDO MENTIRA!!!

As mulheres, nossa contraparte mais bonita! No Ocidente são frequentemente agredidas, estupradas e preteridas, em termos salariais. No Oriente Médio, são massacradas por serem mulheres; são mantidas em silêncio e em posição inferior ao Varão.

Aquelas mais adestradas, ou integradas à Sociedade Machista, deixam o homem falar primeiro e lhe concedem a última palavra, se vestem para os homens, se despem para os homens...

Desde cedo elas aprendem que irão sofrer pelos homens; e sofrem, pelas mãos dos homens; dos homens que escrevem os livros sagrados; dos homens que estabelecem leis imutáveis; dos homens que tomam-lhes as palavras para lhes ensinar o que dizer, o que fazer, o que vestir.
Morrigan Aensland disse…
e ele tbm é tão ateu quanto galinha tem dente, e tiranossauro rex comia mato
Anônimo disse…
Os cristãos contaminou o que podia ser nossa cultura os índios e índias andavam nús sem culpa nenhuma bem diferente de adão e eva , exibiam seus membros com toda naturalidade sem nenhuma vergonha sem nenhum pecado sem nenhum pudor. E portanto não devemos mais deixar que outras culturas contamine ainda mais a nossa cultura. Cada um no seu quadrado
Anônimo disse…
"obrigação legal" = Mostrar o rosto para identificação do motorista.

Ou todos são iguais perante a lei, se ela pode usar uma vestimenta na cabeça, tb quero poder usar um boné na foto da carteira.
Ou todos são obrigados a tirar foto sem algo na cabeça, ou todos são livres para colocar qualquer coisa na cabeça, inclusive bonés, escorredores de macarrão e etc.
Leandro disse…
Essa é boa, agora vem o povo de fora querer modificar as nossas leis? A partir do momento que você sai do seu país pra morar em outro vc deve seguir as leis do lugar. Esse povo nem brasileiro é pra querer fazer isso.
Ta lá: Não pode tirar foto com nada cobrindo a cabeça, não pode piercing ou brinco. Se não quiser, não tire a carteira, não é obrigatório.
Se essa porcaria for aprovada eu vou passar a usar um escorredor de macarrão na cabeça para tirar a foto e dizer que sou da mesma religião que aquele australiano.
Se é pra esculhambar, vamos esculhambar tudo.
Porque não voltam para seus países? Ah, porque lá é muito pior ne?
Morrigan Aensland disse…
eu entendo, o xiismo é a menor facção islâmica, mas também mais famosa. aí que tá problema
Anônimo disse…
De acordo.
E eles que não venham com o papo utópico que não é bem assim, porque só a mulher é obrigada a vestir esse lençol na cabeça? Porque homem lá não morre apedrejado?
Anônimo disse…
Amém irmão,que na minha próxima foto ninguém critique meu sentimento religioso e eu possa estar adornado do meu instrumento sagrado uma vagina sobre minha cabeça que ninguém ria de mim e da minha fé e adoração e eu possa andar por ai sem constrangimento com meu turbante sagrado. A paz irmão,
Leandro disse…
Então me tornarei seguidor do monstro voador de espaguete, e quero usar um escorredor de macarrão na cabeça.
E que não venham discriminar minha religião.
Fabi disse…
Você evidentemente desconhece os costumes de certas vertente mulçumanas, a mulher não deve se mostrar descoberta perante homens que não sejam seus parentes, o problema não é aparecer sem véu na foto é que se precisar mostrar essa foto a um homem estará contrariano tais preceitos. Não estou defendendo as mulheres mulçumanas pelo religião em si, mas pelo fato que se foi escolha delas se cobrirem elas possuem o direito de ter essa escolha respeitada.
Unknown disse…
Leandro

Isso já aconteceu lá na Áustria.

http://www.paulopes.com.br/2011/07/ateu-usa-coador-de-macarrao-como-chapeu.html#.UFy_7a6UE6E
Brisa disse…
O problema :ferir o principio da lei ser igual para todos.
Se permite que tirem a foto com véus,deve se permitir que outros tirem as fotos com variados adereços...
E aí vira bagunça!
Acho já um absurdo concederem fotos em outro local,com fotografa ,pois isso certamente encarece e atrapalha atendimento dos demais.
Como legislar sobre qual adereço impede/atrapalha uma adequada identificação?
Ademais,concordo com o argumento:tirar carteira de motorista não é obrigatório.Somente tira,se quiser dirigir.
Deveria ser proibido essas motoristas dirigindo e usando véus que comprometem a sua visão periférica.
Convido os leitores desse blog a manobrarem seus carros usando um daqueles agasalhos que tem capuz.
Causa o mesmo efeito do uso do véu na visão periférica.
Inaceitável permitir que argumentos religiosos coloquem em risco outros cidadãos!
Fabi disse…
Estão generalizando, mas sim para muitas é verdade porém toda regra tem exeção... As jovens mulçumanas que eu conheço pessoalmente e pelas quais posso falar não são nem um pouco oprimidas e aí de na casa delas o homem dar a primeira e a última palavra. kkkk Mas em todas as religiões há quem use seus preceitos para justificar suas más ações, sejam judeus, católicos, espíritas, hindus, xintoístas ou adoradores do Sagrado monstro do espague voador! \o/ Só porque se é ateu ou teísta não quer dizer que devemos nos enfrentar tentando "converter" uns aos outros se eu tenho liberdade de não crer e o direito de ser respeitada quem crê também tem os mesmos direitos
Brisa disse…
O uso do véu compromete a visão periférica.
Deveria ser proibido essas motoristas dirigindo e usando véus que comprometem a habilidade de enxergar,colocando em risco os demais motoristas e pedestres.
Convido os leitores desse blog a manobrarem seus carros usando um daqueles agasalhos que tem capuz.
Causa o mesmo efeito do uso do véu na visão periférica.
Inaceitável permitir que argumentos religiosos coloquem em risco outros cidadãos!
Fabi disse…
Realmente, não tinha pensado pelo lado técnico... Porém devido a minha origem eu me irrito um pouco com a demonização dos mulçumanos e dos arábes pela mídia e pelas pessoas que desconhecem sua cultura... E ao contrário do que é falado muitos mulçumanos são brasileiros natos, simplesmente adotam essa forma de fé. Para que país vcs querem que seus conterrâneos vão?!
Anônimo disse…
Sabe qual é o meu problema? É que definitivamente o ateísmo está se tornando uma religião. Estão iguais aos religiosos fanáticos, eles se acham no direito de odiar, de ofender, tudo em nome da liberdade religiosa e da livre expressão. Estou começando a me sentir envergonhado quando digo que sou ateu, devido a tanta intolerância que tantos carregam. Dizem ser defensores do estado laico, mas jogam o mesmo estado laico no lixo ao ofender o tempo todo as pessoas de outras religiões, chamando de burras, de ignorantes. Estou errado? É só dar uma lida nos comentários deste site, o quanto de intolerância que há. Sou mais ateu do que a maioria aqui, a diferença é que eu não carrego mais esse preconceito por pessoas religiosas, isso é ridículo. Os que fazem isso devem ser os mesmos que são seguidores da ATEA, uma organização que poderia ser ótima mas se tornou estúpida por virar tão intolerânte e preconceituosa. Eu sou a favor da lei, a lei diz que não pode? Então beleza, não pode. Entretanto, muitos "ateuzinhos" utilizam essas leis para escrachar a religião do outro, para ofender ao outro. Que ateus são esses que querem mandar embora uma mulher só porque ela quer tirar foto com véu? É isso o que chamam de estado laico? É esse respeito a diversidade? Esse é o motivo por eu não comentar nada nesse blog, porque as pessoas aqui são extremistas demais. O ateu não está mais sendo um livre pensador, está ficando tão preso quanto àqueles a quem eles criticam (aos fanáticos religiosos).

E usar véu (a Fabi que me corrija) não atrapalha a visão periférica pelo que eu sei.
Anônimo disse…
Eu mesmo não sabia a diferença que havia diferença entre árabe e muçulmano (sou o anônimo do post acima). Eu já estou cansado de tanta intolerância, utilizam qualquer coisa para ofender algum religioso, e jogam no lixo o estado laico que tanto dizem defender.
Anônimo disse…
Eu posso achar que é um fantasma me distrair e bater meu carro.ainda mais se ela dar uma tunada no lençol e por aquela rede na frente que só mostra os olhinhos de fora ,deus me livre eu posso até ter um infarte achando que vi uma assombração.
Anônimo disse…
QUANDO EM ROMA, FAÇA COMO OS ROMANOS
Anônimo disse…
Em minha religião é pecado pagar impostos! Pagamentos são permitidos apenas ao dízimo...
Unknown disse…
Véu não é capuz.

Isso é um hijad.

http://media.columbiamissourian.com/multimedia/2009/10/29/media/102809_PinkHijab_02_t_w600_h1200.jpg

ou

http://wp.patheos.com/blogs/mmw/files/2010/11/CassieHijabMUG.jpg

Isso é um capuz.

http://media.onsugar.com/files/2010/01/04/4/512/5121291/49b57f8fba978e6a_JBS.jpg

Se o hijad for usado bem apertado na cabeça, não creio que atrapalhe a visão periférica.
Anônimo disse…
Sim, se usar certo, não atrapalhará.
Anônimo disse…
Então elas que não tirem a carteira de motorista.
Anônimo disse…
Minha fé é o Albandrismo:

- O Macho Branco é onisciente: vê tudo, sabe de tudo
- O Macho Branco é onipresente: está em todos os lugares
- O Macho Branco é onipotente: pode tudo

O Macho Branco velho tem um filho, o Macho Branco Novo, que todo mundo diz que é mendigo (atrai partidários), mas a imagem dele e de um cara andrógino efeminado (atrai partidários), só que não se engane: ele é um Macho Branco com o furor de Macho Branco (também atrai partidários), e faz muitas promessas, dizendo que no final de tudo, bem lá no final, todos se tornarão Machos Brancos.
Ateu Comenta disse…
Se você tem sua religião tudo bem, mas os demais brasileiros seguem as normas, nas quais e proibido usar brincos, piercings e lenços, portanto alterar a lei para se adequar a cada religião e insustentável, hoje e um véu, amanhã e a burca, como já disseram roupa jedi.
Acolher isso e um desrespeito com todos os outros.
Fabiano disse…
Porque aqui elas podem. Se estivessem nos países islâmicos, não poderiam. Querem somente a parte boa do ocidente, com sempre.
Brisa disse…
Pelo que vejo,atrapalha,e muito!!!


http://veil-womenmuslim.blogspot.com.br/2009/12/gorgeous-black-scarf.html

E essa foto vem de um site de "moda feminina muçulmana".
Paulistana ociosa disse…
Poxa,nunca tinha pensado nisso.
Acabei de experimentar manobrar meu carro com um lenço grande usado como véu, colocado conforme a figura do site que vc sugeriu,e quase ralei meu carro na garagem do prédio!
Tenho certeza que se estivesse no transito,dirigindo a uma velocidade media,o uso desse véu atrapalharia.
Colocaria carros e transeuntes em risco.



Unknown disse…
Brisa

Pois é. Dependendo do modelo atrapalha. Mas, existem outros modelos. Se usar o modelo certo não irá atrapalhar.

Tudo é uma questão de bom senso.
Mauro Paz disse…
Para dirigir carros bomba não precisa carteira de motorista, piadinha, eu sou da religião do pinico encantado e tenho que tirar a foto com um pinico na cabeça, sou a favor de me liberarem.
Asafe disse…
Não sei se elas gostam do hijab... É um pouco difícil, para nós, imaginar que elas gostem dessa roupa que as cobrem por inteiro rs... mas quanto ao véu: algumas delas se sentem pressionadas pelo marido e pela sociedade onde vivem. Mas muitas usam porque querem mesmo, se identificam com essa regra da religião e aceitam numa boa. Já assisti um documentário que falava sobre isso. Algumas delas usam véus estampados, com desenhos... coisas que não são muito bem vistas por muitos tradicionalistas, mas muitas mulheres usam com esses desenhos para combinar com suas roupas e tal... como se fosse uma moda.. uma tendência rs. De certa forma por causa da influência do ocidente que valoriza essa questão da moda. Acaba sendo algo interessante para elas, uma espécie de "acessório" rs.
Anônimo disse…
Bom senso é encarar que tirar carteira de motorista não é dever do cidadão. Se o cidadão opta pelo direito de todos em tirar sua habilitação, então que também cumpra com os mesmos deveres que valem para todos!

Se a sua religião te obriga a usar uma vestimenta que confronta as regras da sociedade onde você vive, então que você se resolva com o afrouxamento dos dogmas da sua religião ou então que vá viver numa sociedade onde não haja tais conflitos.

Se as atuais exigências para foto de documentos não precisam ser aplicadas para as muçulmanas, logo, também não precisam ser aplicadas para todos os demais cidadãos!

Que tipo de bom senso defende privilégio que abole os deveres civis apenas sobre os cidadãos cujas extravagâncias religiosas entram em conflito com as obrigatoriedades sociais?

Então se a minha religião disser que não devo transitar em público exibindo quaisquer caracteres de identificação, devo esperar que as autoridades civis tenham o "bom senso" de me deixar dirigir veículos sem placas?

Ora, faça-me um favor...
Anônimo disse…
Quer viver a "Cultura Árabe" na sociedade, então que procure uma sociedade Árabe, ora bolas!

Querer impor outras culturas sobre a nossa de modo a garantir privilégios aos "seguidores" de tais culturas é algo que não tem nada de democrático!

Ninguém está obrigando os brasileiros a viverem culturas externas dentro de nossa cultura, muito menos estão obrigando que cidadãos de outras culturas venham viver no Brasil (se vieram, então que respeitem nossas diretrizes sociais, pois isso é o mínimo que deveriam fazer).
Unknown disse…
Anônimo21 de setembro de 2012 19:53

Essas muçulmanas que vivem no Brasil são brasileiras, pagam impostos, e estão sujeitas às leis brasileiras. Repito o que eu disse:

Constituição Federal

Art. 5º

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;


A lei brasileira permite que os religiosos sejam tratados de maneira diferente.

Se o que impede que elas tirem a carteira de motorista for o uso do véu e se existir uma maneira de contornar isso, será contornado e elas vão tirar a carteira.

O que resta de tudo isso é, apenas, uma antirreligiosidade infantil que envergonha os ateus sérios e maduros.
Anônimo disse…
Exatamente! hahahaha
Anônimo disse…
Fabi, acho lindo esse costume. É exótico. Mas a lei exige a identificação do motorista na foto.

Se para serem identificadas, o véu está atrapalhando, como vai ser resolvido o problema?

Eu lembro que freiras conseguiram a liberação para poderem tirar foto com o véu católico (não lembro o nome). Se teve essa exceção, talvez dê p'ra ajudar as mulçumanas. Mas tirar foto de burca ou véu cobrindo o rosto, isso é pedir demais.

No ocidente impera alei do "primeiro o dever, depois o direito".
Lia de Souza disse…
Está errado abrir exceção, tem de mostrar a cara e muito mais porque ao renovar CNH tive de tirar óculos de grau e cachecol do pescoço, em pleno inverno aqui do sul. Perguntei por que e disseram que tinha de mostrar o rosto até o pescoço, e não podeira usar nada na cabeça, nem gorro de lã, boné ou similares. Dá próxima vez vou dizer que minha religião obriga a usar cachecol, se a religião dela pode a minha também pode.
Anônimo disse…
Ui, Willian Papp resolveu "bater o pesinho" (teimar com repetição), dizer que sua interpretação estaria correta por que se auto denomina "ateu sério e maduro", diferente daqueles que apresentam argumentos discordando da opinião dele! Nossa, quem diria, hein! Quanta "maturidade" e "seriedade"!

Está "envergonhado" pelos demais ateus com visão diferente! Falácia do escocês mandou lembranças...
Lia de Souza disse…
Ser religioso militante ñ é infantilidade, mas o antirreligioso militante é...
Antirreligiosidade tem infantil, juvenil e adulto? [ risos]
Seu legalismo é sempre na defesa da religião, na defesa da ñ religião tem de ficar calado, bem comportado, tolerante? Sendo/ fingindo ser superior, estar acima de supostas 'infantilidades'.

Espera só ela parar na estrada, no acostamento e tirar o tapetinho pra rezar porque a religão também EXIGE!
Anônimo disse…
William Papp, ela pode recitar o Corão enquanto tira a foto, mas o costume de usar o véu não pode, senão está ocultando a identidade. Primeiro a lei, depois o resto.
Mordredis disse…
A lei brasileira não permite que os religiosos sejam tratados de maneira diferente! Que interpretação extensiva é essa da norma constitucional?? Claro que nenhuma norma constitucional é absoluta e a CR/88 trata os desiguais como desiguais, mas isso não é oba-oba.

A própria norma que você citou vem escrito: "salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta".

Ou seja, a obrigação legal é mostrar o rosto em foto para documento de habilitação de motorista. Se as muçulmanas estão querendo burlar essa obrigação legal não devem ter acesso à CNH.

Essa exigência não importa no impedimento ao direito de crença das muçulmanas. Não o está impedindo. Ninguém é obrigado a ter carteira de habilitação. Tanto o é que certas deficiências impedem o acesso a CNH. Assim também, os menores de 18 anos não podem ter acesso. O que quero dizer é que existem regras para ser um condutor. Se a sua religião te impede de seguir as regras, seja feliz nela andando de transporte público, a pé ou de bicicleta.
Anônimo disse…
Ha ha ha. E se a minha religião exigisse que eu andasse com um nariz de palhaço? Iam permitir?
Mordredis disse…
Willian Papp21 de setembro de 2012 16:07

A parte da norma constitucional abaixo citada você pulou?

"salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta"

Qual seria a prestação alternativa que as muçulmanas usariam para serem identificadas com o rosto coberto?!

Resolução 192/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran): "o condutor não pode aparecer usando óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item que cubra parte do rosto ou cabeça."

Existe um caso que cito aqui em que freiras puderam usar foto com véu. Isso vai ser decidido na justiça por haver conflito de normas do ordenamento jurídico. Eu até acho que vão conseguir argumentar a favor do véu, desde que o rosto como um todo esteja aparecendo na foto. Eu como juiz, negaria porque o direito à CNH requer o cumprimento da legislação e essa, a meu ver, não interfere na liberdade religiosa de ninguém, já que ninguém é obrigado a possuir CNH.
Anônimo disse…
Concordo contigo, Coisa-Ruim. Basta analisar a história e ver que é isso mesmo.
Unknown disse…
Freira ganha direito de usar hábito na foto de CNH no Paraná

"...há direitos fundamentais, como os decorrentes de crenças religiosas, que não podem ser restritos por resolução. "(Obrigar a tirar véu em foto) não é nem razoável nem proporcional à situação."

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/pr/freira-ganha-direito-de-usar-habito-na-foto-de-cnh-no-parana/n1597621439064.html

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlbNH5GMxP23v3R6dL-8cJJ89HXmrPehP2JvY6xX3JnbEqepoA9A

Isso encerra a questão senhores?
Unknown disse…
Mordredis

Freira ganha direito de usar hábito na foto de CNH no Paraná

"...há direitos fundamentais, como os decorrentes de crenças religiosas, que não podem ser restritos por resolução. "(Obrigar a tirar véu em foto) não é nem razoável nem proporcional à situação."

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/pr/freira-ganha-direito-de-usar-habito-na-foto-de-cnh-no-parana/n1597621439064.html

Qual seria a prestação alternativa que as muçulmanas usariam para serem identificadas com o rosto coberto?!

O véu não cobre o rosto. Ele cobre a cabeça.


A lei é um reflexo da sociedade e, não, o contrário. A lei muda porque a sociedade muda. Em tempos de diversidade religiosa - afinal de contas, esse não é mais um país, apenas, cristão - a lei deve mudar para que os religiosos diverso que se encontram nesse país não sejam prejudicados. É claro que tudo deve ser feito com bom senso.
Anônimo disse…
HAUAHUAHAU cara, incrivel. Mas brincadeira a parte, é uma religião milenar, não estão a fazer isso por brincadeira.
Acho que em nada afeta a nossa vida, então por que não?
Anônimo disse…
Afeta a minha vida? Não.
Afeta a vida da minha familia? Não.
E com certeza não afeta a de vocês, mas faria uma diferença enorme para eles.
Não consigo achar motivos para não aprovar algo assim.
É respeitoso inclusive, que o Brasil tenha regras que venham a unir mais a integração de sociedades diferentes em uma só, sem comprometer a liberdade individual.
Veja bem, cada caso é um caso e deve ser julgado separadamente, logo dou meu total apoio neste em especifico. EM outros paises inclusive é permitido o uso de trajes religiosos em documentos oficiais.
Nika Pinika disse…
Se pode lenço, pode boné, chapéu, auréola, cuia, casca de coco, penico, panela, touca de banho, um gato, coroa, capacete coquinho e o que mais as pessoas quiserem usar na cabeça.
Acho que eu quero aquele chapéu com uma mão fazendo sinal de "ok" que o Didi Mocó usava. Vai ficar estiloso.
kako disse…
Podem não estar fazendo por brincadeira, mas com certeza eles não podem provar que alguma autoridade "divina" exige que as mulheres cubram a cabeça com panos, o princípio do Estado é que todos são iguais perante a LEI, e ninguém pode exigir privilégios especiais por causa de suas crenças particulares.

Se crenças puderem alegar qualquer coisa para não cumprir as normas e Leis do Governo, o que impediria alguma religião e seus adeptos de exigir o controle do governo e das leis porquê eles alegam que o deus deles é o verdadeiro e eles é que estão certos e todos devem obedecê-los?? (todos sabem que é o que eles mais querem).

E se as mulheres fossem obrigadas aqui a usar a Burka, que cobrem o corpo todo, até o rosto, será que os lideres muçulmanos exigiriam o direito de elas tirarem fotos totalmente cobertas, sendo impossível identificá-las???

Dogmas religiosos não podem impedir ou dificultar a manutenção do Estado e aplicação das leis, no caso específico, o véu impede a identificação clara do indivíduo pelas autoridades, dando margem para falsificações e fraudes.
kako disse…
A Filosofia Jedi é a quarta maior religião no Reino Unido.

Conhecida como Jediísmo, a crença está atrás apenas do Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo.

O censo foi realizado em 2001 e revelou que 390 mil pessoas declararam o “Jedi” ou “cavaleiro Jedi” como sua religião, tornando-a a quarta maior do Reino Unido. O número é maior que a quantidade de habitantes de Florianópolis.

Além do Reino Unido, existe um número estimado de 70 mil cavaleiros Jedi na Austrália, 53 mil na Nova Zelândia e 20 mil no Canadá.
kako disse…
Portanto, caso o véu muçulmano seja permitido em documentos, nós podemos alegar ser Jediístas e também exigir o direito de tirar fotos com manto e capuz.
Anônimo disse…
Você resumiu TUDO, parabéns.
Anônimo disse…
um gato na cabeça??? ashuahsaushuashauhsaushaushua

engasguei de tanto rir.
Asafe disse…
Depois dessa... acho que todos desistiram rsrsrsrsrs
Anônimo disse…
alguns adereços para quem for tirar fotos para documentos:

ornamento do matogrossosismo:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRUhBWkBHScWRWH2MJCnDnsq8na4Z_ZHpF5UHug7RSVvOu1B5kk


ornamento do clotildismo:

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTwe7BvtDV5qm21z5hZzJoDiVoaIECV5cveDjGQkeRS-aD3qhkB


ornamento do chavismo:

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSs_GbXHr1GHSJX0cMRfky7zd1g-VQBmdHQvRJMqlwcitctgfahEw


ornamento do madruguismo:

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6PH5gdQwwMu23dXZkT1VT9g3OaZZa7plqXKBJJ4_bjgJVL-Uu

alternativo:

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ_EGa_W-3LxhykIIhEquWND_DQlzP33SHvwGmg9PGJiuNcVSTMCg


ornamento do Curintianismo:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRJok-U9gebsEOdtFI_JRUCQuZO-waLNMkSykNJF3cWDTA78VXURg


ornamento do Jediismo:

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYq1B8j_uwTiNxAnfclmqbiX0yvjMJkjROdde9Ut-vO42kWDvfKg


ornamento do Thorianismo:

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTf7TsKCqqE45-cmPtJP37w2zYJfR4CmC2LjxcFgJKG0MqNj__


ornamento do Galactianismo:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQMfHyTgQ33rUUmQU0NyGdIxLfW7XlEN1RRLdwz-vPjtpnGtwXAZA


Ironmenismo:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcShpr054R7bvIE7SjmHXIjnFUgZgDINKW9DNOxFKofmAJi-Ux4Z


Batmanismo:

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQaouFOPkHAZX0Md-7UBpE_T-WQ-IGNkzW3ejYZv7BDoiadXf_OQw

Anônimo disse…
Esqueci o melhor de todos:

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQiwTHO_9xnttpurqHr8lO45m81Uc22Vff-8PGLrhrR8-LgFndjQA
Anônimo disse…
Nao meu caro,voçe esta enganado.As pessoas reponderam que eram Jedi de gozaçao.Religiao no Reino Unido esta desaparecendo.O que tem muito aqui é ateu e agnostico.
Gigio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Gigio disse…
Estão parecendo namorado malandro: dá a mão e já querem o braço e daqui a pouco já querem tudo. Não concordo de forma alguma: estão no Brasil e são recebidos de braços abertos, mas se não está bom, voltem a um país mulçumano. Aqui a música que toca é diferente.
Anônimo disse…
Véih, é aí que mora o perigo. Tudo bem com os mulçumanos moderados, mas tem também os radicais. Se der mole essa minoria vai achar que tem vez por aqui e aí a coisa entorna. Nós ainda temos instituições fracas no Brasil e ficariamos vulneráveis às chantagens dessa gente que é perigosa. Agradeça a Deus por existir aqui esse paraiso pra você e sua família viverem longe das turbulências dos extremistas. Os brasileiros não queremos esse inferno por aqui não!
Anônimo disse…
Estão chegando devagarzinho como quem não quer nada, tudo na paz e no amor... Já ví essa história antes na França onde morei por alguns anos. Hoje na Europa que os recebeu muito bem eles se sentem a vontade para criticar o modo de vida ocidental e já causam dores de cabeça às autoridades. Rotulam as mulheres ocidentais de prostitutas, vivem amparados na previdencia social e querem impor suas leis nesses países. Brasil é a terra de imigrantes trabalhadores, mas temos nosso jeito de viver e quem aqui chegar precisa aceitar as nossas leis e costumes. Se já obedecemos exigências dos órgãos públicos há tanto tempo por que essa minoria das minorias seriam previlegiados a ponto de mudarmos só por que não querem abraçar nossos costumes? Como foi dito acima "em Roma faça como os romanos". A nossa civilização já está muito ameaçada pela omissão e covardia. Que não seja essa mais uma bobeada.
Anônimo disse…
espero q proibam esse povo de tirar fotos com burka! q absurdo!! quer dizer, q eu: brasileira, sou proibida de tirar foto para documentos, sem brinco, sem chapeu, nada.. e vem esse povo cheio de direito, tirando foto com burka, lenço.. quer dizer q eles têm mais direitos q eu q sou brasileira??? q é isso, gente? nao se pode se deixar fazer assim! se der a mao pra eles, eles vao querer os pés!
Anônimo disse…
moro na França e sei do q vc esta falando.. espero q no Brasil, abram logo os olhos e nao se deixem dominar por esse povo, senao, ja era! vai ficar como aqui! alias, eu como mulher, se um dia eu for la no Pais deles, eu tenho q usar burka. o q eu acho normal, ja q nao estou no meu Pais. cada um q respeite os costumes e as leis dos outros Paises.
Anônimo disse…
em poucas palavras, vc disse tudo!!
Horus disse…
Boa colocação.
Gustavo disse…
Não sei se Willian entendeu direito o preceito contido no artigo que ele pescou da CF/88.

"Art. 5º

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;"

As muçulmanas invocaram a crença religiosa para se eximirem de obrigação legal a todos imposta, logo elas poderão ter esse direito restringido.

Ocorro que as exigências do Conatran não são tão rígidas. Você, convenientemente, deixou de postar esta parte da matéria:

"pernicioso para a correta identificação civil não é o uso de hábito religioso, mas sim (e em tese) a descaracterização de sinais e atributos inatos da pessoa, como uso (ou não) de barba, corte de cabelo, cor do cabelo, cirurgias estéticas, nada disso vedado pela resolução do Conatran"

Ora, se o hábito não descaracteriza sinais e atributos inatos da pessoa, não há por que, NESTE CASO, de acordo com as normas do Conatran, proibi-lo.

Agora, o que deve ser perguntado: o pedaço de tecido usado por essas muçulmanas é igual ao hábito das freiras? Terá os mesmos efeitos em sua identificação na foto?

Ademais, cabe recurso, ainda.

Logo, querido, não adianta PESCAR partes de uma matéria e citar normas constitucionais achando que está acabando a discussão. Nada é tão simples assim.
Gustavo disse…
Asafe, desistir é para os fracos.

Não sei se Willian entendeu direito o preceito contido no artigo que ele pescou da CF/88.

"Art. 5º

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;"

As muçulmanas invocaram a crença religiosa para se eximirem de obrigação legal a todos imposta, logo elas poderão ter esse direito restringido.

Ocorro que as exigências do Conatran não são tão rígidas. Você, convenientemente, deixou de postar esta parte da matéria:

"pernicioso para a correta identificação civil não é o uso de hábito religioso, mas sim (e em tese) a descaracterização de sinais e atributos inatos da pessoa, como uso (ou não) de barba, corte de cabelo, cor do cabelo, cirurgias estéticas, nada disso vedado pela resolução do Conatran"

Ora, se o hábito não descaracteriza sinais e atributos inatos da pessoa, não há por que, NESTE CASO, de acordo com as normas do Conatran, proibi-lo.

Agora, o que deve ser perguntado: o pedaço de tecido usado por essas muçulmanas é igual ao hábito das freiras? Terá os mesmos efeitos em sua identificação na foto?

Ademais, cabe recurso, ainda.

Logo, querido, não adianta PESCAR partes de uma matéria e citar normas constitucionais achando que está acabando a discussão. Nada é tão simples assim.
Sérgio disse…
TEM QUE TIRAR O VÉU SIMM E A BURCA TAMBÉM, DEPOIS VCS PÕEM E PRONTo.
Unknown disse…
Gustavo

As muçulmanas invocaram a crença religiosa para se eximirem de obrigação legal a todos imposta, logo elas poderão ter esse direito restringido.

Não senhor. As muçulmanas invocaram suas crenças religiosas e querem tirar a CNH. Cabe ao Estado apresentar a prestação alternativa, fixada em lei.

Agora, o que deve ser perguntado: o pedaço de tecido usado por essas muçulmanas é igual ao hábito das freiras? Terá os mesmos efeitos em sua identificação na foto?

O hábito das freiras também possui um véu que lhes cobre as orelhas. Tecnicamente, é igual.
Dani Viana disse…
Fala sério né?! Quando fiquei sabendo disso achei um absurdo...
Afinal, quando uma brasileira, ou mulher de qualquer outro país entram nas regiões como essa, mesmo que para fazer uma simples reportagem, elas são obrigadas a se cobrir. Se vieram par ao Brasil tem que cumprir nossas leis, nossas regras e ponto final. Se acham ruim, que voltem para o país deles... Saíram de lá correndo das guerras, e vieram pra cá querendo trazer a cultura deles? Me polpe viu!!! Ninguém merece. Os Aeroportos Internacionais são as portas de saída. Fiquem a vontade
Dani Viana disse…
Experimenta tentar entrar no país deles e querer fazer as coisas de a cordo com sua cultura.... E verás o que vai acontecer...
Documento é coisa séria... Isso é o nosso país, nossa lei, nosso Brasil, se acham ruim, que voltem para o país deles. Não nos farão falta algum =)
Anônimo disse…
O comentário acima, de Daniele Viana diz tudo!!!

A repórter glória Maria foi num desses países e teve que colocar essa porra de véu na cabeça pq é o costume do país, se veio, ou nasceu no Brasil tem que seguir as leis e regras do país. Se não quer seguir procure um outro onde seja de acordo com suas vontades. E carteira de habilitação tem quem quer, não é obrigado a ter para poder para viver e morar no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo. Querem apenas as liberdades e os direitos de um país como o Brasil, mas não querem cumprir com os deveres. Legal isso... muito legal...
Anônimo disse…
Vamos liberar o uso do véu, mas vamos dar o respaudo também à um absurdo desses conforme a matéria abaixo:

http://www.paulopes.com.br/2011/02/lei-religiosa-condena-menina-80.html#.UIDwKXbk7W8

Quero ver se as mesmas pessoas que são a favor do véu serão a favor de seguir esse costume.
Anônimo disse…
Acho que esta questão do véu tem que ser vista com critério, pois, é fato que foi dada autorização às freiras. Portanto, não pode haver discriminação. Ou então, de acordo com as similaridades entre os dois casos, há que se permitir ou negar o uso do véu igualmente para as duas situações.

Quanto ao avanço do islamismo no Brasil, já existe um projeto da SIM - SOCIEDADE ISLÂMICA DO MARANHÃO -, para a criação de um partido islâmico brasileiro - o PIB, que possui como base para sua doutrina política
( econômica e social ), entre outros ítens, o seguinte ( retirado do blog http://islam-maranhao.blogspot.com.br/2011/05/pib-partido-islamico-brasileiro.html ): "Doutrina política tendo como base a chariah islâmica adaptado a um Estado não muçulmano."( Minha pergunta: Isso existe? )

Baseado na recente experiência européia ( em muitos casos negativa ) com o enorme crescimento de sua população islâmica, graças ao crescimento vegetativo e migrações e, ainda, considerando que o Brasil, também passa pelo mesmo fenômeno, pelos mesmos motivos, devemos estar atentos e observar bem de perto a evolução destes fatos, para não termos, juntamento com os nossos filhos e netos, problemas sérios em nossa sociedade. Ainda que as intenções dos atuais arquitetos do partido islâmico sejam boas, com o avanço do fundamentalismo islâmico no mundo e na Europa, não sabemos o que poderá acarretar a existência de um partido islâmico no Brasil, com direito a eleger deputados, que fazem as leis, senadores e presidentes da república, com uma população islâmica crescendo vertiginosamente. Particularmente, sou contra.


Bruno Reis
Anônimo disse…
Bruno, o que você está dizendo é preocupante e mostra a forma sorrateira de como eles estão chegando, ou seja, pela porta da cozinha sem fazer alarde. O Maranhão sendo o feudo dos Sarney é o estado mais atrasado do Brasil, o flanco exposto do país. Jamais viriam propôr uma iniciativa dessas em São Paulo ou Rio de Janeiro. O brasileiro comum em seu estado de lucidez jamais admitiria algo que viesse mudar seu estilo de vida de forma tão discrepante. Mas existe o velho ditado "Agua mole em pedra dura..." Sou também particularmente contra e essa idéia me atemoriza. Somos o ocidente e não precisamos importar costumes oriundos das regiões mais atrasadas do planeta para nos causar dor de cabeça futuramente.
Alexandre Sousa disse…
Muçulmanos são umas bestas e devem morar com outras bestas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Para Rachel, liberdade e honestidade são princípios do cristianismo A apresentadora evangélica Rachel Sheherazade (foto), do SBT Brasil, acusou ontem (30) os defensores do Estado laico de “intolerantes” por “voltarem sua ira contra a minúscula citação ['Deus seja louvado'] nas notas do real”. Para ela, os laicistas estão perseguindo o cristianismo, porque querem acabar com o ensino religioso e tirar o crucifixo das repartições públicas. Rachel fez esses comentários após ler a notícia de que a juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, tinha negado pedido do MPF (Ministério Público Federal) para a supressão da referência a Deus das cédulas do real. A apresentadora disse que os defensores do Estado laico são ingratos para com o cristianismo, que, segundo ela, é o responsável por princípios como liberdade, honestidade, respeito e justiça. “É no mínimo uma ingratidão à doutrina que inspirou nossa cultura, nossos valores e até mesmo a nossa própri

Mudanças climáticas ameaçam reduzir áreas das espécies silvestres de mandioca até 2100

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Escola despreza Estado laico ao adotar projeto ‘Bíblia Sagrada’

  Em vez de estimular o pensamento crítico, escola faz lavagem cerebral nas crianças    Em vez de ensinar os alunos a respeitarem a Constituição, a escola pública de primeiro grau Monteiro da Silva, de Mimoso do Sul, transgride-a com a adoção do projeto “Bíblia Sagrada”, em atividades que incluíram proselitismo de pastores de diversas igrejas. Com cerca de 26 mil habitantes, a cidade fica no extremo sul do Espírito Santo. O prefeito é Ângelo Guarçoni Júnior (PMDB). A escola passou por cima do artigo 19 da Constituição, que veta o envolvimento direta ou indiretamente de qualquer instância do Estado brasileiro com crenças religiosas. O Mimoso Online informou que o projeto foi realizado na semana passada, havendo durante o horário das aulas, no salão da escola, louvores, pregação da palavra de Deus e teatro bíblico. O site destacou que o projeto foi uma iniciativa da diretora Elizabeth Astolpho para incutir nas crianças o “habito de se buscar a Deus, algo que é indispensável par

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor

Pregação de químico contra evolução preocupa cientistas

O bioquímico evangélico Eberlin diz que  teoria da evolução é falácia Um grupo de cientistas enviou em março uma carta à ABC (Academia Brasileira de Ciência) manifestando “preocupação com a tentativa de popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico”. Trata-se de uma referência ao bioquímico evangélico Marcos Eberlin (foto), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que também é membro da academia. O bioquímico tem se destacado pelas suas pesquisas sobre uma técnica para medir massas e composição de moléculas e pelas palestras onde critica a teoria da evolução, de Charles Darwin (1809-1882), com a afirmação de que a ciência tem produzido cada vez mais dados indicativos de que existe uma mente inteligente por detrás de toda a criação. Eberlin defende a ideia do design inteligente segundo a qual não houve na Terra evolução da vida, que é, no seu entendimento, uma obra de Deus. “'Não aceito a evolução porque as evidências químicas que ten

'Psicóloga cristã' avisa CRP que manterá em blogs a sua fé

Profissional radicaliza e mantém o impasse A psicóloga Marisa Lobo enviou hoje (24) uma carta protocolada ao CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná avisando que não vai “cumprir a determinação” para que retire de seus endereços na internet afirmações que vinculem a psicologia a sua fé cristã. Disse que não modificará “absolutamente nada”. No começo deste mês, o CRP deu à psicóloga 30 dias para que apagasse esse tipo de vinculação, porque o código de ética da profissão impede qualquer tipo de associação com crenças religiosas ou ideologias políticas. Como sanção, no caso de desobediência, poderá haver até cassação do registro profissional dela. “Não retirarei nada das minhas redes sociais pois retirar uma palavra de minhas convicções, que são bíblicas, implica negar em público meu Deus e a Bíblia sagrada”, disse. Ela afirmou que se sente “humilhada” pela perseguição religiosa do CRP e de seus denunciantes e citou o artigo da Constituição que assegura a consciência de

Atirador chegou a frequentar um templo da Testemunhas de Jeová

Menino de pouca fala e grande apego à mãe Rosilane de Oliveira, irmã de criação do atirador Wellington Menezes, disse que a família gostaria que ele fosse da religião Testemunhas de Jeová. Amigos de Oliveira afirmaram que ele tinha se convertido informalmente ao islamismo, mas, antes, tentou seguir o conselho da família, principalmente da mãe, a quem era muito apegado: frequentou um templo da TJs. >  Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová. Já por natureza quieto, o comportamento do rapaz pode ser descrito como o de um típico seguidor da TJs: evitava falar com quem não fosse de sua religião, era pacto, não fumava nem bebia e sempre chegava sem atraso ao trabalho, um  almoxarifado de uma fábrica. Depois que a mãe morreu, há cerca de dois anos, ele teria desistido da TJs. Foi quando se converteu ao islamismo. Passou a se vestir de preto e por alguns tempos usou uma barba longa. Seu pai, Guido Bulgana Cubas de Oliveira, tinha morrido havia c