Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Líder francesa quer vetar véu muçulmano e quipá judaico

Marine Le Pen
Le Pen quer a retirada do espaço público
também dos símbolos religiosos judaícos
Marine Le Pen (foto), líder da Frente Nacional, partido francês de extrema-direita, está propondo a proibição do uso em espaços públicos, incluindo as ruas, do véu muçulmano e do quipá judaico.

O governo francês já proibiu em 2011 o uso em espaço público de vestimentas religiosas que escondem o rosto, como a burca e o niqab. O véu muçulmano só cobre a cabeça.

O quipá (que também é classificado com substantivo feminino) é um pequeno chapéu usado por judeus ortodoxo como símbolo do temor a Deus e da superioridade divina. Somente os homens têm autorização para usá-lo.

Quipá é o símbolo
do temor a Deus
É a primeira vez que uma liderança política propõe a proibição do quipá. Em entrevista ao “Le Monde”, Le Pen, que é a terceira colocada nas pesquisas de intenção de votos das eleições presidenciais, disse ser “evidente que, se o véu for suprimido, o quipá também deve ser retirado dos espaços públicos", incluindo as lojas.

Representantes da comunidade muçulmana e da judaica protestaram contra a proposta de Le Pen. Eles temem que a ideia seja adotada por outros países europeus.

Com informação das agências.

Ateu usa coador de macarrão como chapéu em foto oficial.
julho de 2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...