Ateu usa escorredor como chapéu 'religioso' em foto oficial

O austríaco Niko Alam é militante ateu
Austríaco mostra o adereço de sua "religião"
 Foto tirada para
carteira de motorista

Após três anos de tentativas, o ateu austríaco Niko Alm (foto) conseguiu convencer as autoridades a aceitarem para sua carteira de habilitação de motorista uma foto no qual ele aparece com um coador de macarrão na cabeça.

Alm alegou que usava o escorredor de água do macarrão por exigência de sua religião, a Pastafarianism, também conhecida como Igreja do Monstro do Espaguete Voador. Trata-se, na verdade, do nome de um site de ateus americanos ao qual ele é filiado.

O argumento mais forte dele foi a existência de uma lei que autoriza em documentos foto de muçulmanas com o véu islâmico. Ele questionou: "Se elas podem cobrir a cabeça, por que eu não?"

Inicialmente, as autoridades acharam que Alm tivesse algum transtorno mental e o submeteram a um teste. O médico concluiu que ele estava psicologicamente apto a receber a carteira de habilitação, inclusive com o direito de usar a foto com o “adereço religioso”.

Alm contou que decidiu tirar a tal foto como uma forma irônica -- e séria, ressaltou -- de questionamento das religiões e seus rituais.

Ele agora vai pedir ao governo que reconheça oficialmente a Pastafarianism como uma das crenças religiosas da Áustria.






Com informação da BBC News, entre outros sites.
93 comentários