Pular para o conteúdo principal

Ter crenças não é problema, mas o que as pessoas fazem com elas

por Willian Papp (foto) a propósito de

Willian Papp
Acreditar faz parte da natureza humana. Cada um de nós possui crenças, e os motivos que nos levam a tê-las são diversos. O pensamento racional pode nos afastar de muitas delas e nos aproximar de algumas entre elas.

Ter crenças não é o problema. O problema é o que fazer com elas. Devemos guardá-las ou externá-las? Devemos usá-las como base das nossas vidas ou devemos renegá-las ao mesmo lugar no qual guardamos as nossas impressões sobre os assuntos de ficção científica que mais gostamos?

É claro que alguém consciente de sua pequenez não sai por aí propagando as suas crenças como se elas fossem as únicas e certas. Não. Isso é coisa de gente arrogante, egoísta e com problemas psicológicos.

Embora a crença na ideia de Deus seja algo sistêmico, sendo a descrença uma anomalia desse sistema, é importante que saibamos separar as coisas. Acreditar em “Deus” é uma coisa. Acreditar nas religiões é outra coisa. Religiões existem aos montes. Cada qual com seus dogmas, crenças, regras.

A prepotência dos líderes religiosos, que é acompanhada por seus fiéis, e a incapacidade de ambos de conviver com crenças alheias vêm escrevendo com sangue e lágrimas a História deste mundo.

A dificuldade de termos um mundo religiosamente plural e pacífico não reside na quantidade de religiões existentes, mas, sim, na falta de humildade de muitos daqueles que as praticam. Humildade para reconhecer que outras crenças existem e que, talvez, elas sejam melhores do que as suas.

Deve-se investir na propagação do pensamento racional, não porque ele irá salvar-nos de nós mesmos. Não. Devemos investir porque a racionalidade irá destruir as desculpas, as mentiras que contamos para nós mesmos e que usamos para praticar a nossa intolerância.

Desse modo, se não tivermos um mundo mais pacífico, pelo menos teremos um menos hipócrita.

Ateus defensores das religiões têm complexo de Messias.
por Willian Papp em maio de 2012 

Posts de leitor.

Comentários

Diabo disse…
Cara, você quase me fez chorar!
Edu disse…
Parabéns pelo texto!
Anônimo disse…
Céticos vão denunciar enganação da homeopatia tomando uma overdose
Postado por Paulo Lopes


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/01/ceticos-vao-denunciar-enganacao-da.html#ixzz248dolZwM
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.


Gozado fizeram um estardalhaço com a "crença sobre a homeopatia"

Entre abril de 1999 e maio de 2000, o engenheiro mecânico Adolfo Celso Guidi, de 54 anos, abriu mão de sua vida pessoal, separou-se da mulher, abandonou o emprego e se enfurnou na biblioteca da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se debruçou sobre livros de medicina.

Ele passou a ler livros sobre enzimologia. E descobriu que essa enzima foi utilizada na fabricação de cremes para sorvetes na década de 1950, mas teria caído em desuso porque surgiram os cremes sintéticos.

Expôs seu caso para vários médicos, mas não conseguia apoio de nenhum deles para a ideia, que parecia maluca. "Ninguém me dava atenção. Diziam que era loucura minha",

Adolfo foi a uma farmácia de homeopatia, que com uma única gota da enzima desenvolveu uma matriz e um "medicamento" para ser tomado diariamente pelo menino. "Ainda assim, os médicos eram contra. Diziam que eu ia matar meu filho."

Resumindo : o rapaz viveria no máximo 11 anos com o tratamento através da homeopatia, hoje ele tem 23 anos
Anônimo disse…
Talvez, muito pouco provável, teremos um mundo, um pouco mais, tolerante, no entanto a hipocrisia das religiões [as Abraâmicas, mais especificamente, pois são as mais hipócritas] apenas acabará quando seus dogmas, também, acabarem.
Anônimo disse…
Eu vi tolerância ateucomuna.
Anônimo disse…
Não sei o que o comunismo tem haver com o ateísmo, mas isso foi uma piada? Ou sarcasmo?
Anônimo disse…
Constatação histórica, só isto.
Pergunte a sim mesmo de onde veio este troço e vc vai chegar a mais de 100 milhões de mortes por uma utopia e seus dogmas.
Anônimo disse…
Sua "constatação história" está muito equivocada, pois, pela milésima vez, nunca se matou em nome do ateísmo, mas sim em nome do comunismo. E não, eu não sou ateu e não, eu não concordo com o comunismo deturpado pelo líderes soviéticos na época. Associar as mortes feitas pelos comunas ao ateísmo é o mesmo que associar as mortas feitas pelos fascistas ao cristianismo, já que seus líderes eram cristãos e a ICAR apoiava tais regimes [Italiano e Alemão].
Thiago Carvalho disse…
O comunismo mata quem é contra o comunismo, e não quem é a favor da religião. Houve comunismo na Rússia, entretanto, mesmo depois de tantos anos não puderam apagar, infelizmente, o poder da Igreja Ortodoxa na Rússia, vide a condenação injusta do grupo que protestou dentro de uma Igreja. conta quantos morreram em Cruzadas, Na Guerra dos trinta anos, em função do fundamentalismo Islâmico ou Guerra Santa, na Santa Inquisição etc. Isto sim é constatação histórica.

Thiago
Anônimo disse…
Agora, associar casos de pedofilia usar a máquina do estado laico para a derrubada de símbolos religiosos em todo território, querer trancar num curral a maioria religiosa do país, inclusive de seus familiares, culpar todas as pessoas pelos desvios da cúpula da igreja para vc deve ser lindo.
Anônimo disse…
WTF???
Walter Cruz disse…
WTF??? (2)
Anônimo disse…
"querer trancar num curral a maioria religiosa do país"

-Não, eu não farei nenhuma piada infame associando com o "Bom Pastor", mas realmente, de onde veio isso?

WTF??? (3)
Anônimo disse…
Dorgas mano???
romulo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
romulo disse…
Acho que Orwell diria "todos os animais tem crenças, mas algumas crenças são mais crenças do que outras".
Anônimo disse…
Bom texto!

Winston Smith
Anônimo disse…
Lugar de ovelha é no curral, e só serve para os pastores arrancar até o couro das cabritinha, ops ovelhinhas assexuadas misoginas etc etc etc
Anônimo disse…
A prepotência dos líderes religiosos, que é acompanhada por seus fiéis, e a incapacidade de ambos de conviver com crenças alheias vêm escrevendo com sangue e lágrimas a História deste mundo.Gostei desta parte e resolvi dar destaque.
E confirmar que aos lideres religiosos não interessa a harmonia e o convivio, pois so tem poder sobre seus safados seguidores atraves do medo do inimigo, seja ele qual for, eleito na ocasião.

sara moreira disse…
Utópico demais .Sempre irá surgir religiões que pregam o amor,humildade,caridade.Como também surgiram aquelas baseadas em preconceito,ódio,injúria.Ou um misto...Religião é também um sistema que serve como meio de externar nossas insatisfações e como sempre estamos insatisfeitos sempre surgiram religiões e aqueles que com suas doutrinas identificam-se.
Plim! disse…
Uma crença só é crença para aqueles que não acreditam naquilo que o crente crê.
Unknown disse…
Anônimo20 de agosto de 2012 22:30

O comunismo foi e, ainda é, uma crença. Uma crença que não deu certo. Por que não deu certo? Sugiro ler o livro ou assistir o filme A Revolução dos Bichos.
Anônimo disse…
“Se não há um deus, estamos corretos;
se há um deus indiferente, não
sofreremos; se há um deus justo, não
temos nada a temer pelo uso honesto
da racionalidade; mas, se há um deus
injusto, temos muito a temer – assim
como o cristão”.— George H. Smith
Barata Cichetto disse…
"É claro que alguém consciente de sua pequenez não sai por aí propagando as suas crenças como se elas fossem as únicas e certas. Não. Isso é coisa de gente arrogante, egoísta e com problemas psicológicos. " Esta é uma das frases mais corretas que li. Parabéns ao autor pela lucidez do artigo todo. Muito bom!
Anônimo disse…
Eu creio em seres subterrâneos e quem não fazer tudo o que eles me pede eles vão subir pra superfície e comer seus cérebros. Pra se proteger usem uma fita azul no braço porque o azul gera uma telenergia que os mantém afastado de vocês.. E quem quer ficar rico basta catar 3 pedras num dia de sábado e invocar a presença das criaturas subterrâneas e dizer .. Criaturas subterrâneas eu preciso ser rico façam sua energia chegar em mim.. E dentro de um mês ficarão rico. Acreditem em mim façam isto e comprove por si mesmos. E não esqueçam da fita azul..
Anônimo disse…
O título do texto arrasou. Botou ateus intolerantes com crenças e crentes intolerantes com descrença no chinelo.
Anônimo disse…
falta moderação e respeito, estou tbm preocupado com esta leva de moleques com títulos de ateus.

esta perigoso este ateísmo radical.


ATEU CONCIENTE.
Guilherme disse…
Troll crente detected
Guilherme disse…
Pro anônimo das 22:20 - também existiram cristãos comunistas, como o Chiang Kai-shek, que era um cristão comunista e matou dez milhões de pessoas.
Anônimo disse…
Ô "ateu conciente", tenha consciência de que que consciente se escreve com SC, senão você depõe contra si mesmo.

Aliás nada depõe mais contra si mesmo do que achar que ateísmo é uma graduação.
Este vídeo do Clarion é excelente para explicar esta confusão que acontece entre os crentes:
http://youtu.be/pjgcLwtXbJ4
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Acreditar em “Deus” é uma coisa. Acreditar nas religiões é outra coisa. Religiões existem aos montes. Cada qual com seus dogmas, crenças, regras.



Hoje, quando ia para casa deparei com uma menina de uns 13 ou 14 anos na rua aparentemente drogada (crak). Ela me comprimentou e eu segui o meu caminho. Pouco depois vi que me chamava. (pensei comigo, é para pedir dinheiro para comprar mais dogra.) Continuei a seguir em frente sem olhar para traz. Mais adiante percebi que houve uma grande falta de amor da minha parte. Afinal nem quis ouvi-la. Chorei com pena dela, fiquei com vontade de voltar e ouvi-la , crer no que me diria não me importando se fosse verdade ou mentira só para ajuda-la com uma palavra e uns trocados.

Como diz o Aposto São Paulo:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. O amor Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"
1 Coríntios 13:7
1 Coríntios 13:1-2

Anônimo disse…
Então o amor supera tudo? É mais forte do que a lei(mandamentos), do que a graça, do que a fé? ;não precisa acreditar em Deus, nem em Jesus, basta amar ao próximo?
Anônimo disse…
O ateísmo (na sua variante comunista ou outras) foi e, ainda é, uma crença. Uma crença que nunca deu certo.

Mas a galera ainda insiste.

Anônimo disse…
Ter crenças ateístas não é problema, mas o que as pessoas fazem com elas.
Cada macaco no seu galho disse…
Sim, o ateísmo é uma crença. Assim como a Terra é plana e o Sol gira em torno dela.
Anônimo disse…
Sim e estamos esperando um zumbi a aproximadamente dois mil anos.
tá explicado disse…
O zumbi que os ateus esperavam é o Richard Dawkins, e a crença deles é em toda bobagem que ele fala.
Anônimo disse…
o filhote de satanás você tem tanto amor que deixa a gente até emocionado..
Yuri disse…
Até parece que os ateus concordam integralmente com tudo o que o Dawkins diz, como um pastor que se disser que viu na bíblia, todos que tão na igreja acreditam, feito um bando de zumbi.
romulo disse…
Tem gente me kibando nesse site aqui...

É claro que o comunismo é uma crença, assim como o capitalismo e o ateísmo também são. Não deu certo? Alguém pode me explicar então o que é o instituto do usucapião? Ou educação pública, saúde pública, pagas com dinheiro de impostos? Bolsa-família, much? Ou talvez o conceito de função social da propriedade determinado pela Constituição Federal (como diz uma advogada amiga minha, aquela putinha nascida em 88, estuprada sistematicamente desde a mais tenra idade, numa singela alusão às emendas constitucionais). Não sou comunista, não me levem a mal, mas o comunismo está mais vivo do que nunca.

Agora, o que me impressiona, pelo pouco tempo que frequento esse blog, é a corja reacionária de cristãos e ateus que ele atrai. Gente que bate no peito pra falar de ateísmo, mas que enxerga uma lei formulada por um congresso qualquer como a mais alta e inquestionável manifestação da justiça entre os homens, e que tem a propriedade privada como o mais sagrado dos valores. Sou obrigado a morder a língua e concordar com o Pondé, os ateus deixam de acreditar em deus e passam a acreditar em qualquer coisa.

Ter crenças não é o problema, desde que você tenha a crença de que suas outras crenças não são tão importantes assim. Pronto, devassamos o significado da palavra, e agora ela não significa mais nada.
Ryoko, A Pirata Espacial disse…
o fernandinho beira-mar adora tanto a gente que se não crermos no deusinho dele um cara com de pele vermelha e chifre de bode vai troturar pra sempre...
Anônimo disse…
Eles acreditaram nos generais brasileiros, que diziam que os comunistas comiam criancinhas porque tinha medo da Esquerda ganhar força no Brasil, e nos padres católicos, que tinham medo dos comunistas porque achavam que todo comunista era ateu, e até hoje têm essa visão torta do comunismo.

Para começo de conversa nem todo comunista é ateu (e vice-versa), como o "subversivo" e "perigoso" gênio Oscar Niemeyer, que reune os dois predicados. Eu, por exemplo, sou ateu e não sou comunista. Plínio de Arruda Sampaio é comunista e não é ateu. Fernando Henrique Cardoso é ateu e não é comunista. O ator Bemvindo Sequeira é comunista e não é ateu.

A ironia máxima da História é que hoje sabemos que quem de fato "come" criancinhas são padres, pastores, arcebispos, bispos, cardeais...
simbiose disse…
Nem importa muito se todo ateu é comunista ou se todo comunista é ateu.

Importa é que geralmente ateus e comunistas atuam em parceria e gostam de se apoiar mutuamente, já que compartilham do mesmo ódio à religião, especialmente a cristã.

Unknown disse…
Crenças ateístas devem ser algo do tipo: "Não creio, logo creio...", foi ironia, viram?
Unknown disse…
simbiose

Quem odeia a religião é anti-teísta. Há ateus que são anti-teístas e outros que não são.

Nem todo comunista odeia a religião. Existem alguns que até são cristãos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo_crist%C3%A3o
Todo dia é dia de índio disse…
Willian, não perca seu tempo tentando explicar alguma coisa ao caboclo. Ao achar "estranho" alguém odiar a religião, ele admite que nunca ouviu falar em Cruzadas, Inquisição, Caça às Bruxas, Index Liborum Proihibitorum... E também não conhece nenhum padre pedófilo, por certo, afinal algum comunista deve ter plantado essa blasfêmia no seio da sagrada, pura e honrada Igreja.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

Aluno com guarda-chuva se joga de prédio e vira piada na UERJ

"O campus é depressivo, sombrio, cinza, pesado" Por volta das 10h de ontem (31 de março de 2001), um jovem pulou do 11º andar do prédio de Letra da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e virou motivo de piadinhas de estudantes, no campus Maracanã e na internet, por ter cometido o suicídio com um guarda-chuva. Do Orkut, um exemplo: "Eu vi o presunto, e o mais engraçado é que ele está segurando um guarda-chuva! O que esse imbecil tentou fazer? Usar o guarda-chuva de paraquedas?" Uma estudante de primeiro ano na universidade relatou em seu blog que um colega lhe dissera na sala de aula ter ouvido o som do impacto da queda de alguma coisa. Contou que depois, de uma janela do 3º andar, viu o corpo. E escreveu o que ouviu de um estudante veterano: “Parabéns, você acaba de ver o seu primeiro suicídio na UERJ.” De fato, a morte do jovem é mais uma que ocorre naquele campus. Em um site que deu a notícia do suicido, uma estudante escreveu: “O campus é depressivo, s...

Por que é absurdo considerar os homossexuais como criminosos

Existem distorções na etimologia que vem a antiguidade AURÉLIO DO AMARAL PEIXOTO GAROFA Sou professor de grego de seminários, também lecionei no seminário teológico da igreja evangélica e posso dizer que a homofobia católica e evangélica me surpreende por diferentes e inaceitáveis motivos. A traduções (traições), como o próprio provérbio italiano lembra ( traduttore, tradittore ) foram ao longo dos séculos discricionariamente destinadas a colocar no mesmo crime etimológico, categorias de criminosos sexuais que na Antiguidade distinguiam-se mais (sobretudo na cultura grega) por critérios totalmente opostos aos nossos. O que o pseudoepígrafo que se nomeia Paulo condenava eram os indivíduos de costumes torpes, infames, os quais se infiltravam em comunidades para perverter mocinhas e rapazinhos sob pretexto de "discipulado" e com fins de proveito sexual. Nada diferente de hoje, por isso vemos que a origem da efebofilia e pedofilia católica e evangélica é milenar. O fato...

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres