Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 17 de julho de 2012

Nome de novo gênero de peixes homenageia militante ateu

Peixe do gênero Dawkinsia
Novo gênero de peixe só
 existe no sul da Ásia

Richard Dawkins, cientista e militante ateu
Dawkins é o autor de
'Deus, um delírio'
Pesquisadores liderados pelo ictiólogo Rohan Pethiyagoda prestaram uma homenagem ao cientista e militante ateu Richard Dawkins (foto), 71, dando o nome dele a um novo gênero de peixes descoberto no Sri Lanka. O britânico Dawkins é o autor do best-seller “Deus, um delírio” e biólogo evolucionista cuja importância é reconhecida pela comunidade científica.

As nove espécies de peixe do gênero Dawkinsia só existem no sul da Ásia. Da barbatana dorsal dos machos saem filamentos que atraem as fêmeas, mas também os predadores.

Antes, os peixes estavam classificados no gênero Puntius, mas Pethiyagoda informou que eles contêm particularidades suficientes para ser considerados como um novo gênero.

Sobre a homenagem, Pethiyagoda declarou que o britânico ajudou as pessoas entenderem “que o universo é muito mais admirável que qualquer religião imaginou”.

Acrescentou que os peixes do novo gênero são exemplos da elegância e simplicidade da evolução das espécies, “a única explicação racional para a inimaginável diversidade da vida na Terra”.





Com informação das agências.

Lançado em português o livro de Dawkins 'A Magia da Realidade'
abril de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...