Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

domingo, 29 de abril de 2012

Lançado em português o livro de Dawkins 'A Magia da Realidade'

A Magia da Realidade, livro de Richard Dawkins
Livro explica a ciência para as crianças
A explicação científica dos fenômenos naturais é muito mais fantástica do que a das crenças religiosas, com a diferença de que aquela é real e estas advêm da mitologia e de contos de fadas. Partindo desse pressuposto, o cientista britânico e ativista ateu Richard Dawkins, 70, escreveu para crianças o livro “A Magia da Realidade: Como Sabemos o que é Verdade”. O livro acaba de ser publicado em português, pela Companhia das Letras. Foi traduzido por Laura Teixeira Motta, tem 272 páginas, o ISBN é 9788535920543 e custa R$ 54, em média.

No livro, assim Dawkins se dirigiu ao leitor: “Quero mostrar a você que o mundo real, como é entendido cientificamente, tem sua própria magia. Eu a chamo de magia poética, uma beleza inspiradora que é ainda mais mágica porque é real e podemos compreender como funciona (…) É absolutamente fascinante. Fascinante e real. Fascinante porque é real.” 

Entre os capítulos como “O que é realidade? O que é magia?”, “Quando e como tudo começou?”, “Do que são feitas as coisas?”, há um, o último, que se refere diretamente às crenças, “O que é um milagre?”.

O texto de Dawkins é objetivo e envolvente. As ilustrações de Dave McKean fazem jus ao nome do livro. Na versão eletrônica, não disponível ainda em português, o casamento entre texto e ilustrações ganha movimento. O livro é para crianças com idade em torno de 9 anos, mas sua leitura também tem atraído os pais.

Em uma entrevista no ano passado, Dawkins disse que escreveu o livro porque lhe preocupa a grande quantidade, como poucas alternativas, de “livros de contos de fadas que podem levar as crianças a acreditarem em superstições anticientíficas e na religião”.

Leia trecho do livro ou faça download em pdf aqui
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...