Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Evolucionismo é questão científica, e não 'coisa de ateu', diz leitor

do leitor que se assina Brega Presley a propósito de
Cético critica associação entre conhecimento científico e ateísmo

"Acreditar em Deus não impede
ninguém de ser bom cientista"
Kepler: protestante e cientista. Galileu: católico e cientista. Voltaire: cético, religioso e crítico da Igreja Católica. Martin Gardner: um dos editores da Skeptical por anos, autor de "O Umbigo de Adão": excelente cético que acredita em uma versão pessoal de Deus. Padre Lemaitre: formulador da teoria do big bang.

Religião ou crença em Deus não impede o sujeito de ser bom cientista. Precisamos mostrar a ciência como algo relevante na vida das pessoas, creiam ou não em Deus.

Daí vêm o bom senso crítico e, dependendo da pessoa, os questionamentos quanto a posicionamentos de fé. Mas é secundário. Ter bom senso crítico, de saída, é fundamental. E isso nada faz tão bem quanto metodologia científica.

Acreditar em algo não implica em desligar o resto do cérebro full time.

O que Dawkins tem feito, não sei se sem querer, é associar o darwinismo ao ateísmo, o que é falacioso. Podemos usar o evolucionismo e a seleção natural para explicar como a vida se desenvolveu, mas não para como ela surgiu.

Eu acho a teoria da lama primordial recebendo um raio plausível, mas há quem precise da figura de um criador. Pouco importa.

O relevante é que o evolucionismo permanece muito bem documentado e é um fato científico amplamente aceito.

Se uma religião aceita ou não, problema dela. Mas todo mundo ganha se membros dessa religião aprender evolucionismo, perceber que não é "mera teoria", e, a partir disso, rever seus posicionamentos sobre Deus. Não precisará deixar de crer, porque poderá pelo menos tornar a sua visão religiosa compatível com o evolucionismo.

Evolucionismo não é "coisa de ateu", é uma questão cientifica, por acaso condizente com nossa visão ateísta do mundo. Mas todo mundo precisa de ciência. Ateísmo, só quem desejar.

Cientistas de genética criticam difusão do 'criacionismo científico'.
junho de 2012

Evolução e criacionismo.   Ciência versus religião.   Leitores.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...