Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pesquisa feita em 30 países mostra crescimento do ateísmo

Tom W. Smith, da Universidade de Chicago
Smith disse pessoas
com mais idade
creem mais em Deus
Pesquisa feita pela Universidade de Chicago (EUA) em 30 países mostra estar havendo um crescimento do ateísmo, ainda que pequeno. “A crença em Deus diminuiu na maioria desses países, mas a queda é bastante modesta”, disse Tom W. Smith (foto), responsável pela pesquisa que se baseou em dados colhidos desde 1991.

De acordo com o relatório da pesquisa, o ateísmo é mais forte em países do noroeste da Europa, como exceção da Polônia, e naqueles que pertenceram à União Soviética, com exclusão da Rússia.

Apenas 13% da população da antiga Alemanha Oriental acreditam em Deus e na República Checa esse índice é de 20%.

Em contraposição, 94% dos filipinos afirmam que creem em divindade. É o mais alto índice de crentes apurado pela pesquisa.

O país pesquisado na América Latina foi o Chile, onde 88% da população são crentes. Trata-se de um índice só inferior ao das Filipinas. Em terceiro lugar, na escala de quem acredita mais em Deus, vêm os Estados Unidos, com 81%.

Nos EUA, 54% dos jovens são crentes, contra 66% dos mais idosos. Na França esses índice caem para 8% e 26%, respetivamente.

Smith informou que em todos os países as pessoas com mais idade tendem a acreditar mais em Deus. "Isto sugere que a crença em Deus tende a aumentar entre os mais velhos, o que talvez deva à tomada de consciência de que a morte está se aproximando”, disse.





Com informação da UPI e AFP

Grã-Bretanha vai deixar de ser cristã em 2030, afirma estudo
março de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...