Pular para o conteúdo principal

Pesquisa feita em 30 países mostra crescimento do ateísmo



Tom W. Smith, da Universidade de Chicago
Smith disse que
 pessoas com mais idade
creem mais em Deus
Pesquisa feita pela Universidade de Chicago (EUA) em 30 países mostra estar havendo um crescimento do ateísmo, ainda que pequeno. “A crença em Deus diminuiu na maioria desses países, mas a queda é bastante modesta”, disse Tom W. Smith (foto), responsável pela pesquisa que se baseou em dados colhidos desde 1991.

De acordo com o relatório da pesquisa, o ateísmo é mais forte em países do noroeste da Europa, como exceção da Polônia, e naqueles que pertenceram à União Soviética, com exclusão da Rússia.

Apenas 13% da população da antiga Alemanha Oriental acreditam em Deus e na República Checa esse índice é de 20%.

Em contraposição, 94% dos filipinos afirmam que creem em divindade. É o mais alto índice de crentes apurado pela pesquisa.

O país pesquisado na América Latina foi o Chile, onde 88% da população são crentes. Trata-se de um índice só inferior ao das Filipinas. Em terceiro lugar, na escala de quem acredita mais em Deus, vêm os Estados Unidos, com 81%.

Nos EUA, 54% dos jovens são crentes, contra 66% dos mais idosos. Na França esses índice caem para 8% e 26%, respetivamente.

Smith informou que em todos os países as pessoas com mais idade tendem a acreditar mais em Deus. "Isto sugere que a crença em Deus tende a aumentar entre os mais velhos, o que talvez deva à tomada de consciência de que a morte está se aproximando”, disse.



Com informação da UPI e AFP

Grã-Bretanha vai deixar de ser cristã em 2030, afirma estudo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Estudantes reagem a colegas que usaram intervalos da escola para proselitismo religioso

Suspeito de desvio de recursos, prefeito evangélico quer doar terrenos públicos a igrejas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Por unanimidade, TJSP derruba lei de Rio Preto que obrigava oração em escolas

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'