Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pai-nosso se torna obrigatório nas escolas públicas de Ilhéus

Está vigorando desde o dia 13 nas escolas públicas do ensino fundamental de Ilhéus (sul da Bahia) a chamada “lei do pai-nosso”. Pela nova lei, essa oração tem de ser feita todos os dias pelos alunos e professores antes das aulas.

A lei é inconstitucional porque o Estado, em todas as suas instâncias, não pode se envolver com credos religiosos. A laicidade do Estado brasileiro está expressa no artigo 19 da Constituição.

Apesar disso, até agora o Ministério Público não tomou nenhuma providência para que se cumpra a Constituição. Aparentemente, pais dos estudantes e professores estão aceitando a ilegalidade sem nenhuma resistência.

De autoria do vereador evangélico Alzimário Belmonte (PP), a lei foi sancionada ao final do ano passado pelo prefeito Newton Lima (PT).

Lidiany Campos, secretária municipal da Educação, disse que houve uma reunião com os coordenadores das escolas e que todos se manifestaram a favor da oração. Segundo ela, não haverá nenhum “tipo de pressão” para que os professores a cumpram a lei.

A secretária reconheceu a existência do Estado laico, mas fez uma defesa da religião no ensino. Disse ter expectativa de que o pai-nosso reduza o índice de violência das escolas. “A crença é importante, acreditamos nisso.”

Com informação do G1 e das agências.

Pai-nosso nas escolas formará ‘cidadãos melhores’, diz vereador.
janeiro de 2012

ONU critica Brasil por permitir ensino religioso em escolas públicas.
maio de 2011

Lei do pai-nosso de Ilhéus.     Religião no Estado laico.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...