Pular para o conteúdo principal

Livro explica por que se acredita em coisas estranhas

Shermer diz
 que ceticismo 
é um método 
O livro "Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas" (384 págs, R$ 65, ISBN 978-85-85985-30-1), de Michael Shermer (foto), é primeiro do selo Razão e Evolução, da editora JSN, que questiona crenças religiosas, homeopatia e outros tratamentos alternativos de saúde, parapsicologia, astrologia, ETs e por aí vai.

O selo foi lançado por Riccardo Gambarotto, 48, um engenheiro que pode dizer que é um cético de carteirinha. Desde os 13 anos, ele coleciona livros que abordam a enorme capacidade das pessoas de considerarem como reais as fantasias produzidas não só pela imaginação, mas também pela falta de conhecimento dos homens desde a época das cavernas.

O segundo livro do selo já foi lançado. É “Ensine Ciência para Seu Filho”, também de Shermer. No decorrer de 2012, JSN publicará mais dez livros sobre ateísmo, ciência, comportamento, neurologia e evolução.

Gambarotto disse ao jornalista Marcos Rodrigo Almeida, da Folha, que decidiu lançar o selo editorial com a intenção de que as pessoas sejam um pouco céticas, que exerçam a desconfiança.

“Os brasileiro acredita demais nas coisas”, afirmou. “Espera que tudo se resolva por milagre, sem ter que fazer esforço. Quero fazer as pessoas acordarem.”

Gambarotto argumentou que, diferentemente do que acha o senso comum, o cético não é um “chato” ou uma “cabeça dura de opinião imutável”.

“[O cético] é apenas uma pessoa que usa uma abordagem científica para analisar qualquer tipo de pleito”, disse. “Não é só desconfiar, é acreditar após uma prova científica."

Os dois primeiros livros do selo são do psicólogo americano Shermer porque Gambarotto é fã do autor desde a adolescência.

Shermer se tornou cético e divulgador do ceticismo ao se decepcionar com a chamada medicina alternativa, da qual foi adepto por mais de 10 anos. Além de escrever livros, dá palestra.

Ele costuma explicar que o ceticismo não é uma tomada de posição, mas tão somente um método.

“Os céticos não entram numa investigação fechados à possibilidade de que o fenômeno seja real ou a afirmação seja verdadeira”, disse. “Quando dizemos que somos céticos, queremos dizer que precisamos ver evidências concretas antes de acreditar.”

Já quem acredita por acreditar, sem provas ou evidências, o faz porque é da natureza humana "procurar padrões, conexões de eventos, mesmo onde não existe nada".

Com informação da Folha e da editora JSN





 Livro tenta entender por que as pessoas creem em esquisitices
janeiro de 2012

Comentários

Já vou comprar o meu. Ceticismo e método científico são temas bastante interessantes. :)
Fernando disse…
“[O cético] é apenas uma pessoa que usa uma abordagem científica para analisar qualquer tipo de pleito”, disse. “Não é só desconfiar, é acreditar após uma prova científica."

“Quando dizemos que somos céticos, queremos dizer que precisamos ver evidências concretas antes de acreditar."



Ok! Mas há algumas décadas antes dos avanços da Física e dos Instrumentos Ópticos, Microscópios e Telescópios não se via absolutamente nada e tudo estava aí. Conclusão, a própria ciencia nos mostra que não precisamos ver para que tal coisa exista.
Bia Alencar disse…
Luan vem cá, por que voce excluiu o seu blog? Eu gostava tanto dele :(

Sobre o post, eu vou tentar comprar os livros dessa coleção, se minha mãe cristã que só, liberar o dinheiro né? ¬¬'
Bia Alencar disse…
Cristão... Tudo estava aí, mais ninguém conhecia ou acreditava que era real! Se pensava que a terra era quadrada mais ela nunca deixou de ser redonda só por que as pessoas acreditavam nisso.
Outro exemplo: graças as crenças e a falta de conhecimento, as pessoas pensavam que a cor do quarto e do berço, influenciava a criança!
A ciência é necessária, até para as pessoas de fé.
Fernando disse…
Você sabia que o Criacionismo é Mais Cientifico que o Evolucionismo?

Poderia dizer que, o evolucionismo só não é completamente anticientífico, porque as crenças que ele compartilha em comum com o Criacionismo são Cientificas rs,rs.
Falo isto de forma neutra, e com bom senso. Por outro lado, as principais crenças do evolucionismo ferem às principais e mais bem observadas leis da ciência. Veja alguns pontos mostrando porque o criacionismo é mais científico:
O Criacionismo Não contraria a nenhuma lei da ciência.
O Criacionismo acredita e aceita tudo aquilo que for provado cientificamente. Por isso também, está de acordo com os padrões científicos.
Cientistas criacionistas são considerados bons cientistas.


Detalhes Adicionais

O mesmo não se pode dizer do Evolucionismo. O Evolucionismo postula coisas que contrariam a própria ciência (como o surgimento da vida duma sopa pré-biótica); evolucionistas estão marcados pelas fraudes e trapaças em nome de sua crença. Muitos pontos errados, que deveriam passar por uma revisão dentro do evolucionismo, ainda perduram até hoje, como a comédia das datações; descobertas arqueológicas que contrariam o evolucionismo, não são divulgadas (como no caso da "Arqueologia Proibida").
A evolução não pode ser considerada ciencia por três motivos:

1) porque os próprios defensores da evolução afirmam que os processos evolutivos não são perceptíveis para o ser humano, devido a sua lentidão;

2) porque o surgimento da vida, que segundo eles ocorreu há bilhões de anos, ocorreu quando ninguém poderia estar presente para registrar esse fato;

3) porque a teoria que diz que todos os seres vivos são originados de seres unicelulares não pode ser comprovada cientificamente.
A ciência não pode dizer que a evolução das espécies é um fato sem provar. A Teoria da evolução não pode ser provada cientificamente, isto é, ela não pode ser reproduzida em laboratório. Por outro lado, ela é muito lenta para ser observada.
Neste caso, tentar sustentá-la não seria anticientífico? Por que deveríamos ser conformistas?
Anônimo disse…
Anônimo que escreve tudo em letras maiúsculas.
{O SENHOR E MEU PASTOR E NADA ME FALTARA}

Só pelos seus posts já vejo que te falta muita coisa.

Te falta educação, inteligência, respeito,
mas te sobra estupidez, preconceito e ignorância.

Vá rezar!
Felipe N disse…
Cristão, qual criacionismo?

O hindu, o islâmico, o grego, o egípcio etc.?
Ateu Consciente disse…
Desde quando hipotetisar que a vida surgiu da matéria não-viva é anti-científico? Existe toda um explicação teórica por traz, não é abiogênese.
Nem sequer é evolucionista pq a TSE não diz como a vida surgiu,m as como ela se desenvolveu ao decorrer do tempo. Ela tenta explicar um fato (espécies mudam ao decorrer do tempo).

Nem sei pq eu to respondendo isso, sua tréplica provavelmente vai ser um versículo bíblico.
Você sabia que o Criacionismo é Mais Cientifico que o Evolucionismo?

- Cristão, você cheirou farinha?

"Poderia dizer que, o evolucionismo só não é completamente anticientífico, porque as crenças que ele compartilha em comum com o Criacionismo são Cientificas rs,rs."

- Evolução? Anticientífico? Você definitivamente andou cheirando o que não devia.

"Falo isto de forma neutra, e com bom senso."

- Hãã? Você está noiado mesmo.

"Por outro lado, as principais crenças do evolucionismo ferem às principais e mais bem observadas leis da ciência."

- Primeiro de tudo, não existe "evolucionismo". Essa palavra não existe. Segundo, Evolução não tem crenças, tem fatos. Evolução é um fato suportado por evidências e registro de fósseis.

"Veja alguns pontos mostrando porque o criacionismo é mais científico:"

- Vamos ver.

"O Criacionismo Não contraria a nenhuma lei da ciência."

- Vejamos, um ser eterno e todo-poderoso criou tudo com um estalar dos seus dedos mágicos, homens de barro, mulheres-costela, cobras falantes que seduzem jovens pelas, frutos venenosos de árvores mágicas... eu diria que isso contraria tudo que a ciência defende. Sem falar que é demência.

"O Criacionismo acredita e aceita tudo aquilo que for provado cientificamente. Por isso também, está de acordo com os padrões científicos."

- Não, deus nunca foi nem nunca será provado pela ciência. Está surtando, Cristão.

"Cientistas criacionistas são considerados bons cientistas."

- Me diga o nome de UM cientísta criacionista então? Dr. Craig? Faça-me rir!

"O mesmo não se pode dizer do Evolucionismo. O Evolucionismo postula coisas que contrariam a própria ciência (como o surgimento da vida duma sopa pré-biótica)"

- Evolução não diz isso!

"evolucionistas estão marcados pelas fraudes e trapaças em nome de sua crença."

- Existiram fraudes sim, mas isso não é o suficiente para excluir a Teoria da Evolução e que ela é falsa. E a Evolução não tem crenças, tem fatos!

"Muitos pontos errados, que deveriam passar por uma revisão dentro do evolucionismo, ainda perduram até hoje, como a comédia das datações"

- Comédia é a sua imbecilidade!

"descobertas arqueológicas que contrariam o evolucionismo, não são divulgadas (como no caso da "Arqueologia Proibida")."

- Eu diria que as descobertas arqueológicas tem sido bastantes relevantes para a Evolução.

A evolução não pode ser considerada ciencia por três motivos:

"1) porque os próprios defensores da evolução afirmam que os processos evolutivos não são perceptíveis para o ser humano, devido a sua lentidão;"

"2) porque o surgimento da vida, que segundo eles ocorreu há bilhões de anos, ocorreu quando ninguém poderia estar presente para registrar esse fato;"

"3) porque a teoria que diz que todos os seres vivos são originados de seres unicelulares não pode ser comprovada cientificamente."

"A ciência não pode dizer que a evolução das espécies é um fato sem provar."

"A Teoria da evolução não pode ser provada cientificamente, isto é, ela não pode ser reproduzida em laboratório."

Por outro lado, ela é muito lenta para ser observada.

Neste caso, tentar sustentá-la não seria anticientífico? Por que deveríamos ser conformistas?

- NÃO! Você está totalmente completamente absolutamente ignorantemente errado! A rodação de Plutão, por exemplo, leva 248 anos para completar uma órbita. Não precisamos observar todo o processo, apenas calcular. A Evolução é um processo lento, mas ela é suportada por evidências, registro de fósseis e etc. Mas você é ignorante demais para ir atrás!

Desculpa, Cristão, mas você aparentemente nunca leu um livro de ciência sequer na sua vida inteira! Não entende nada de método científico e você fala de um assunto que nem conhece, pois é um ignorante por opção.

Pare de ler livros "científicos" de criacionistas e vá ler algo decente, ciência de verdade.
Ateu Consciente disse…
E o processo evolutivo pode sim ser observado em ambiente controlado (laboratório) pelo o cultivo de bactérias porque elas tem um ciclo de vida bem curto.
Anônimo disse…
Ateu consciente. Entendi, como vemos um caroço de feijão se transformar numa plantinha num chumaço de algodão molhado. Isto não é evolução, mas transformação.
Fernando disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Deletei o post acima porque o Cristão copiou um texto da internet sem dar o crédito.

Já o adverti pelo menos umas duas vezes para que evitasse esse tipo de apropriação. Parece que ele está querendo testar a minha paciência.

Peço – pela última vez -- ao Cristão que respeite o 7º mandamento.
Anônimo disse…
cristão para de ser desonesto você não entende nada de ciências, deveria ter vergonha de ficar copiando e colando estes textos criacionistas que você procura na web, teu deus é igual a você já parou pra imaginar?

Agora se eu voltar aqui eu vou te dar uma aula de ciências e se você não entender nada do que eu falar eu sugiro que você seja banido de postar aqui por desonestidade intelectual e apropriação de intelecto alheio.

Porque não vou perder meu tempo atoa , e vou ver se você entende mesmo de ciências ou é um mero copiador destes bem desonestos que cansamos de ver por ai se prepara colega que tua máscara vai cair.
Ateu Consciente disse…
Não Anônimo das 08/01/12 01:50, é evolução mesmo. Nós vemos isso pq as gerações das bactérias são extremamente curtas, diferente dos seres que vivem mais. Uma espécie do tipo X posta em determinadas condições previstas pela a TSE se modifica COM O PASSAR DE GERAÇÕES.

Isso é evolução, dizer que isso é transformação é assinar o atestado de troll.
Robson disse…
Cristão....Acredite, seu deus não vai impedi-lo de ser deletado deste blog.

Que ironia...Não??????????

Robson Kvalo
Robson disse…
E com relação aos livros, serão compras certas e presentes para meu filho e sobrinhos...

Robson Kvalo
Caruê disse…
Quem nunca ouviu falar das super bactérias ou de pragas que passam a ser resistentes a determinados pesticidas, isso é evolução a população por meio das mutações e da seleção natural torna-se adaptada a um novo meio que ate então era estéril aquela população.
Pergunte ao seu médico ou a algum agricultor, caso não confie nestes biólogos conspiradores que forjam fósseis e são amigos dos illuminati da nova ordem mundial.
Anônimo disse…
Crente Anônimo 09:55
Vai rezar!
Anônimo disse…
...ódio , raiva e intolerância é coisa de crente maluco, duvida!... leia seus posts.

Vai Rezar, Orar,faça o que vc quiser mas pare de encher o saco crente meluco!
Anônimo disse…
desculpe....Maluco!
Ateu Consciente disse…
Boa Caruê, conheci um cara no orkut que dizia que os dinossauros nunca existiram e que TODOS os fosseis encontrados até agora foram implantados pelos os illuminatis.KKKKK
Honestidade intelectual nunca foi o forte do Cristão.

Ele realmente deveria deixar de ler artigos "científicos" de criacionistas, deixar a droga da bíblia de lado e ler algo mais decente.
Avelino Bego disse…
Cristão disse...
“[O cético] é apenas uma pessoa que usa uma abordagem científica para analisar qualquer tipo de pleito”, disse. “Não é só desconfiar, é acreditar após uma prova científica."

“Quando dizemos que somos céticos, queremos dizer que precisamos ver evidências concretas antes de acreditar."



Ok! Mas há algumas décadas antes dos avanços da Física e dos Instrumentos Ópticos, Microscópios e Telescópios não se via absolutamente nada e tudo estava aí. Conclusão, a própria ciencia nos mostra que não precisamos ver para que tal coisa exista.
----------------------

Porque crédulos em lendas confundem EVIDÊNCIAS com necessidade de ver?

Fé é acreditar sem evidências, apenas porque a pessoa julgou que suas emoções são sinal de "um deus falando com ele".
Avelino Bego disse…
No mínimo esse Cristão é um daqueles que adoram aquela lorota de "não vemos o ar, e o sentimos, então, Deus existe..."
Avelino Bego disse…
Cristão disse...
Você sabia que o Criacionismo é Mais Cientifico que o Evolucionismo?

Poderia dizer que, o evolucionismo só não é completamente anticientífico, porque as crenças que ele compartilha em comum com o Criacionismo são Cientificas rs,rs.
Falo isto de forma neutra, e com bom senso. Por outro lado, as principais crenças do evolucionismo ferem às principais e mais bem observadas leis da ciência. Veja alguns pontos mostrando porque o criacionismo é mais científico:
O Criacionismo Não contraria a nenhuma lei da ciência.
O Criacionismo acredita e aceita tudo aquilo que for provado cientificamente. Por isso também, está de acordo com os padrões científicos.
Cientistas criacionistas são considerados bons cientistas.


Detalhes Adicionais

O mesmo não se pode dizer do Evolucionismo. O Evolucionismo postula coisas que contrariam a própria ciência (como o surgimento da vida duma sopa pré-biótica); evolucionistas estão marcados pelas fraudes e trapaças em nome de sua crença. Muitos pontos errados, que deveriam passar por uma revisão dentro do evolucionismo, ainda perduram até hoje, como a comédia das datações; descobertas arqueológicas que contrariam o evolucionismo, não são divulgadas (como no caso da "Arqueologia Proibida").
A evolução não pode ser considerada ciencia por três motivos:
--------------------------------------

Cristão, eu tenho certeza que você é um ateu trollando aqui.

Primeiro, que a Evolução não trata da ORIGEM DA VIDA, e sim, da Evolução da mesma.

Creio que o Cristão é um ateu trollando.

Porque, não posso acreditar que alguém é tão pouco inteligente assim...
Avelino Bego disse…
3) porque a teoria que diz que todos os seres vivos são originados de seres unicelulares não pode ser comprovada cientificamente.
A ciência não pode dizer que a evolução das espécies é um fato sem provar. A Teoria da evolução não pode ser provada cientificamente, isto é, ela não pode ser reproduzida em laboratório. Por outro lado, ela é muito lenta para ser observada.
Neste caso, tentar sustentá-la não seria anticientífico? Por que deveríamos ser conformistas?
----------------------------

A Teoria da Evolução fala que temos um ancestral em comum, ela não trata de como a vida surgiu.

E claro, existe a similaridade genética que, é uma das centenas de evidências da Evolução.

Continuo acreditando que o Cristão é um ateu trollando.
Anônimo disse…
Os livros de Jules Verne Também pareciam bem científicos, mas eram ficção. Já "A Origem das Espécies", não é lá um primor científico, e hoje é só um documento histórico, mas apresenta várias evidências que apoiaram o avanço da Biologia e de diversas outras ciências.
Quando crente fanático vem dá uma de intelectual, dá nisso: um show de imbecilidade, ignorância e desonestidade intelectual.
Anônimo disse…
"Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas" Há um fato muito interessante nesse tema em relação a "pessoas" acreditarem em coisas estranhas, é o fato de que essas pessoas, são na sua maioria esmagadora "do sexo masculino", ( é só pra refletir)pois a maioria dessas religiões criam mitos na qual somente os homens podem participam, ou seja excluem as mulheres, já teve aqui nesse blog varias reportagem relatando esse fato, de que "as mulheres são excluídas de quase todas as religiões". Será que isso significa que os homens são mais inteligentes? Qual explicação? Só homem mesmo para acreditar que ao explodir vai para um paraíso regado a bebida e com muitas escravas virgens para passa toda a sua eternidade de morto, etc. Fatima.
Anônimo disse…
Ei Fatima, não esqueça que ele só pode cuidar de suas virgens, não dar uns pegas nelas.
Coitado dele.
Anônimo disse…
Não entendi Anônimo das 12:48. Fatima
vagnaldo disse…
Voce fez uma análise correta em relação aos instrumentos que auxiliam na busca pelo conhecimento ,porem existir não tem relação com enxergar,por exemplo somos bombardeados a todo instante pela matéria escura que compõe 70% do cosmo sabemos de sua existencia porem ainda não sabemos a relação dela com o universo.Aí esta a grande diferença entre as religiões e ciencia a religião impõe uma explicação enquanto a ciencia procura meios de expliar.
vagnaldo disse…
A questão é simples voce é cristão por que foi colnizado pelos europeus que nos impuseram seu modo de vida inclusive a religião e sua verdade absoluta que sequer aceita outras teorias religiosas inclusive bem mais antigas.Quanto a sua enumeração vamos;1 pelo simpes fato de vivermos no máximo por um século 2 se a vida está surgindo como vai ter alguem antes do surgimento para registrar 3 a sequencia de DNA entre o homen e o rato são iguais em 62%, o porco 75, 0 chimpanzé 98 ... e por aí vai, ainda resta dúvida?E quanto as provas arqueológicas elas não contradizem o darvwinismo,quando surgiu foi dentro das suas limitações e do comhecimento que dispunha na época,o que a arqueolgia proíbida sugere é que existiram outras humanidades antes da nossa,não necessáriamente igual,e que o acesso a esse conhecimento nos é tolhido.Por isso é necessaria discursões como esta que pode nos levar a ter outras possibilidades de verdades sobre nós e o cosmo.
Anônimo disse…
Temos como prova da evolução os fósseis, que quando datados nos permitem literalmente os assistir evoluindo, a geologia, a química, a genética, a física,etc.
Podemos por anatomia comparada verificar a evolução em laboratório, o evolucionismo é um FATO. Desde que podemos simular o ambiente e produzir a evolução de cães, pássaros( como fez Darwin), ovelhas, cavalos,etc.Fim de papo
Anônimo disse…
e para entender a origem da vida, temos que entender a origem do DNA. Dna é feito de nucleotídeos, os nucleotídeos podem se formar sózinhos conforme mostrou uma experiência com ácido cianídrico e amônia em 1961. Nos anos 80 descobriu-se que os nucleotídeos podem formar polinucleotídeos sózinhos.Uma dessas correntes de polinucleotídeos, o RNA é capaz de se autoreplicar.Como falhas acontecem na replicação, RNA produziu cópias mais bem feitas e outras ruins.As ruins se deterioraram, as boas sobreviveram e se autoreplicaram.Com o passar do tempo uma trança virou duas, surgindo o DNA.
Anônimo disse…
e pra finalizar o que estou dizendo.Conformismo é não pesquisar e declarar " DEUS FEZ".
Evolução não é crença, já que você pode observar a evolução, produzir evolução e realizar previsões bem sucedidas com a evolução.
O criacionismo afirma um criador sem provas. Não há provas nem necessidade de um. Isso sim é conformismo.
As pessoas acreditam em coisas estranhas por muitos motivos. Primeiro, elas não acham que o objeto de sua crença seja estranho. Segundo, porque elas se sentem compelidas a acreditar em alguma coisa, já que o estado de dúvida ou de incerteza é psicologicamente desconfortável. Terceiro, a cultura onde a pessoa vive tende a fazê-la acreditar nos valores dessa mesma cultura, por mais estranhos que eles possam parecer a outras culturas. Assim, os usos, costumes, tradições, educação tendem a perpetuar essas crenças. Ademais, as pessoas nunca imaginam que sua religião, por exemplo, possa ser apenas uma superstição mais elaborada. Dizemos mais elaborada porque elas incorporaram seus livros ditos sagrados, sua doutrina, sua teologia, seus dogmas, sua literatura, etc. Semelhantemente, pouquíssimas pessoas atingem a compreensão de que esses livros sagrados - de todos os credos - são apenas um repositório de fábulas, mitologias, lendas e fragmentos de culturas antigas. Quarto, como as pessoas não admitem que o Universo seja eterno, elas inventaram um Criador para justificar sua existência. E se elas não sabem que o Nada não existe, segundo a teoria quântica, sua ideia da criação fica mais reforçada. Assis Utsch
Unknown disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brega Presley disse…
Recomendo "Fads and Fallacies in the Name of Science" e "Umbigo de Adão" do também cético Martin Gardner

http://en.wikipedia.org/wiki/Fads_and_Fallacies_in_the_Name_of_Science

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

Divulgador científico Pirula recupera-se em casa de AVC

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Ministro do STF critica a frase ‘Deus seja louvado’ do real

Marco Aurélio lembrou  que somente no  império  a religião era obrigatória  O ministro Marco Aurélio (foto), 65, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que não consegue conceber “que nas notas de moedas do real nós tenhamos ‘Deus seja louvado’”, porque isso fere a laicidade do Estado. Em uma entrevista ao UOL, lembrou que na argumentação de seu voto favorável à descriminalização do aborto de fetos anencéfalos, em abril, ressaltou que o Brasil não está mais no império, “quando a religião católica era obrigatória e o imperador era obrigado a observá-la”. “ Como outro exemplo de incompatibilidade com o Estado laico ele citou o crucifixo do plenário do STF. “Devíamos ter só o brasão da República.” Aurélio elogiou a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho pela retirada do crucifixo de todas as suas dependências, o que demonstra, segundo ele, que o Rio Grande do Sul é um Estado que “está sempre à frente em questões políticas”. Celso de Mello, outro minis...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...