Pular para o conteúdo principal

Livro explica por que se acredita em coisas estranhas

Shermer diz
 que ceticismo 
é um método 
O livro "Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas" (384 págs, R$ 65, ISBN 978-85-85985-30-1), de Michael Shermer (foto), é primeiro do selo Razão e Evolução, da editora JSN, que questiona crenças religiosas, homeopatia e outros tratamentos alternativos de saúde, parapsicologia, astrologia, ETs e por aí vai.

O selo foi lançado por Riccardo Gambarotto, 48, um engenheiro que pode dizer que é um cético de carteirinha. Desde os 13 anos, ele coleciona livros que abordam a enorme capacidade das pessoas de considerarem como reais as fantasias produzidas não só pela imaginação, mas também pela falta de conhecimento dos homens desde a época das cavernas.

O segundo livro do selo já foi lançado. É “Ensine Ciência para Seu Filho”, também de Shermer. No decorrer de 2012, JSN publicará mais dez livros sobre ateísmo, ciência, comportamento, neurologia e evolução.

Gambarotto disse ao jornalista Marcos Rodrigo Almeida, da Folha, que decidiu lançar o selo editorial com a intenção de que as pessoas sejam um pouco céticas, que exerçam a desconfiança.

“Os brasileiro acredita demais nas coisas”, afirmou. “Espera que tudo se resolva por milagre, sem ter que fazer esforço. Quero fazer as pessoas acordarem.”

Gambarotto argumentou que, diferentemente do que acha o senso comum, o cético não é um “chato” ou uma “cabeça dura de opinião imutável”.

“[O cético] é apenas uma pessoa que usa uma abordagem científica para analisar qualquer tipo de pleito”, disse. “Não é só desconfiar, é acreditar após uma prova científica."

Os dois primeiros livros do selo são do psicólogo americano Shermer porque Gambarotto é fã do autor desde a adolescência.

Shermer se tornou cético e divulgador do ceticismo ao se decepcionar com a chamada medicina alternativa, da qual foi adepto por mais de 10 anos. Além de escrever livros, dá palestra.

Ele costuma explicar que o ceticismo não é uma tomada de posição, mas tão somente um método.

“Os céticos não entram numa investigação fechados à possibilidade de que o fenômeno seja real ou a afirmação seja verdadeira”, disse. “Quando dizemos que somos céticos, queremos dizer que precisamos ver evidências concretas antes de acreditar.”

Já quem acredita por acreditar, sem provas ou evidências, o faz porque é da natureza humana "procurar padrões, conexões de eventos, mesmo onde não existe nada".

Com informação da Folha e da editora JSN





 Livro tenta entender por que as pessoas creem em esquisitices
janeiro de 2012

Comentários

Já vou comprar o meu. Ceticismo e método científico são temas bastante interessantes. :)
Fernando disse…
“[O cético] é apenas uma pessoa que usa uma abordagem científica para analisar qualquer tipo de pleito”, disse. “Não é só desconfiar, é acreditar após uma prova científica."

“Quando dizemos que somos céticos, queremos dizer que precisamos ver evidências concretas antes de acreditar."



Ok! Mas há algumas décadas antes dos avanços da Física e dos Instrumentos Ópticos, Microscópios e Telescópios não se via absolutamente nada e tudo estava aí. Conclusão, a própria ciencia nos mostra que não precisamos ver para que tal coisa exista.
Bia Alencar disse…
Luan vem cá, por que voce excluiu o seu blog? Eu gostava tanto dele :(

Sobre o post, eu vou tentar comprar os livros dessa coleção, se minha mãe cristã que só, liberar o dinheiro né? ¬¬'
Bia Alencar disse…
Cristão... Tudo estava aí, mais ninguém conhecia ou acreditava que era real! Se pensava que a terra era quadrada mais ela nunca deixou de ser redonda só por que as pessoas acreditavam nisso.
Outro exemplo: graças as crenças e a falta de conhecimento, as pessoas pensavam que a cor do quarto e do berço, influenciava a criança!
A ciência é necessária, até para as pessoas de fé.
Fernando disse…
Você sabia que o Criacionismo é Mais Cientifico que o Evolucionismo?

Poderia dizer que, o evolucionismo só não é completamente anticientífico, porque as crenças que ele compartilha em comum com o Criacionismo são Cientificas rs,rs.
Falo isto de forma neutra, e com bom senso. Por outro lado, as principais crenças do evolucionismo ferem às principais e mais bem observadas leis da ciência. Veja alguns pontos mostrando porque o criacionismo é mais científico:
O Criacionismo Não contraria a nenhuma lei da ciência.
O Criacionismo acredita e aceita tudo aquilo que for provado cientificamente. Por isso também, está de acordo com os padrões científicos.
Cientistas criacionistas são considerados bons cientistas.


Detalhes Adicionais

O mesmo não se pode dizer do Evolucionismo. O Evolucionismo postula coisas que contrariam a própria ciência (como o surgimento da vida duma sopa pré-biótica); evolucionistas estão marcados pelas fraudes e trapaças em nome de sua crença. Muitos pontos errados, que deveriam passar por uma revisão dentro do evolucionismo, ainda perduram até hoje, como a comédia das datações; descobertas arqueológicas que contrariam o evolucionismo, não são divulgadas (como no caso da "Arqueologia Proibida").
A evolução não pode ser considerada ciencia por três motivos:

1) porque os próprios defensores da evolução afirmam que os processos evolutivos não são perceptíveis para o ser humano, devido a sua lentidão;

2) porque o surgimento da vida, que segundo eles ocorreu há bilhões de anos, ocorreu quando ninguém poderia estar presente para registrar esse fato;

3) porque a teoria que diz que todos os seres vivos são originados de seres unicelulares não pode ser comprovada cientificamente.
A ciência não pode dizer que a evolução das espécies é um fato sem provar. A Teoria da evolução não pode ser provada cientificamente, isto é, ela não pode ser reproduzida em laboratório. Por outro lado, ela é muito lenta para ser observada.
Neste caso, tentar sustentá-la não seria anticientífico? Por que deveríamos ser conformistas?
Anônimo disse…
Anônimo que escreve tudo em letras maiúsculas.
{O SENHOR E MEU PASTOR E NADA ME FALTARA}

Só pelos seus posts já vejo que te falta muita coisa.

Te falta educação, inteligência, respeito,
mas te sobra estupidez, preconceito e ignorância.

Vá rezar!
Felipe N disse…
Cristão, qual criacionismo?

O hindu, o islâmico, o grego, o egípcio etc.?
Ateu Consciente disse…
Desde quando hipotetisar que a vida surgiu da matéria não-viva é anti-científico? Existe toda um explicação teórica por traz, não é abiogênese.
Nem sequer é evolucionista pq a TSE não diz como a vida surgiu,m as como ela se desenvolveu ao decorrer do tempo. Ela tenta explicar um fato (espécies mudam ao decorrer do tempo).

Nem sei pq eu to respondendo isso, sua tréplica provavelmente vai ser um versículo bíblico.
Você sabia que o Criacionismo é Mais Cientifico que o Evolucionismo?

- Cristão, você cheirou farinha?

"Poderia dizer que, o evolucionismo só não é completamente anticientífico, porque as crenças que ele compartilha em comum com o Criacionismo são Cientificas rs,rs."

- Evolução? Anticientífico? Você definitivamente andou cheirando o que não devia.

"Falo isto de forma neutra, e com bom senso."

- Hãã? Você está noiado mesmo.

"Por outro lado, as principais crenças do evolucionismo ferem às principais e mais bem observadas leis da ciência."

- Primeiro de tudo, não existe "evolucionismo". Essa palavra não existe. Segundo, Evolução não tem crenças, tem fatos. Evolução é um fato suportado por evidências e registro de fósseis.

"Veja alguns pontos mostrando porque o criacionismo é mais científico:"

- Vamos ver.

"O Criacionismo Não contraria a nenhuma lei da ciência."

- Vejamos, um ser eterno e todo-poderoso criou tudo com um estalar dos seus dedos mágicos, homens de barro, mulheres-costela, cobras falantes que seduzem jovens pelas, frutos venenosos de árvores mágicas... eu diria que isso contraria tudo que a ciência defende. Sem falar que é demência.

"O Criacionismo acredita e aceita tudo aquilo que for provado cientificamente. Por isso também, está de acordo com os padrões científicos."

- Não, deus nunca foi nem nunca será provado pela ciência. Está surtando, Cristão.

"Cientistas criacionistas são considerados bons cientistas."

- Me diga o nome de UM cientísta criacionista então? Dr. Craig? Faça-me rir!

"O mesmo não se pode dizer do Evolucionismo. O Evolucionismo postula coisas que contrariam a própria ciência (como o surgimento da vida duma sopa pré-biótica)"

- Evolução não diz isso!

"evolucionistas estão marcados pelas fraudes e trapaças em nome de sua crença."

- Existiram fraudes sim, mas isso não é o suficiente para excluir a Teoria da Evolução e que ela é falsa. E a Evolução não tem crenças, tem fatos!

"Muitos pontos errados, que deveriam passar por uma revisão dentro do evolucionismo, ainda perduram até hoje, como a comédia das datações"

- Comédia é a sua imbecilidade!

"descobertas arqueológicas que contrariam o evolucionismo, não são divulgadas (como no caso da "Arqueologia Proibida")."

- Eu diria que as descobertas arqueológicas tem sido bastantes relevantes para a Evolução.

A evolução não pode ser considerada ciencia por três motivos:

"1) porque os próprios defensores da evolução afirmam que os processos evolutivos não são perceptíveis para o ser humano, devido a sua lentidão;"

"2) porque o surgimento da vida, que segundo eles ocorreu há bilhões de anos, ocorreu quando ninguém poderia estar presente para registrar esse fato;"

"3) porque a teoria que diz que todos os seres vivos são originados de seres unicelulares não pode ser comprovada cientificamente."

"A ciência não pode dizer que a evolução das espécies é um fato sem provar."

"A Teoria da evolução não pode ser provada cientificamente, isto é, ela não pode ser reproduzida em laboratório."

Por outro lado, ela é muito lenta para ser observada.

Neste caso, tentar sustentá-la não seria anticientífico? Por que deveríamos ser conformistas?

- NÃO! Você está totalmente completamente absolutamente ignorantemente errado! A rodação de Plutão, por exemplo, leva 248 anos para completar uma órbita. Não precisamos observar todo o processo, apenas calcular. A Evolução é um processo lento, mas ela é suportada por evidências, registro de fósseis e etc. Mas você é ignorante demais para ir atrás!

Desculpa, Cristão, mas você aparentemente nunca leu um livro de ciência sequer na sua vida inteira! Não entende nada de método científico e você fala de um assunto que nem conhece, pois é um ignorante por opção.

Pare de ler livros "científicos" de criacionistas e vá ler algo decente, ciência de verdade.
Ateu Consciente disse…
E o processo evolutivo pode sim ser observado em ambiente controlado (laboratório) pelo o cultivo de bactérias porque elas tem um ciclo de vida bem curto.
Anônimo disse…
Ateu consciente. Entendi, como vemos um caroço de feijão se transformar numa plantinha num chumaço de algodão molhado. Isto não é evolução, mas transformação.
Fernando disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Deletei o post acima porque o Cristão copiou um texto da internet sem dar o crédito.

Já o adverti pelo menos umas duas vezes para que evitasse esse tipo de apropriação. Parece que ele está querendo testar a minha paciência.

Peço – pela última vez -- ao Cristão que respeite o 7º mandamento.
Anônimo disse…
cristão para de ser desonesto você não entende nada de ciências, deveria ter vergonha de ficar copiando e colando estes textos criacionistas que você procura na web, teu deus é igual a você já parou pra imaginar?

Agora se eu voltar aqui eu vou te dar uma aula de ciências e se você não entender nada do que eu falar eu sugiro que você seja banido de postar aqui por desonestidade intelectual e apropriação de intelecto alheio.

Porque não vou perder meu tempo atoa , e vou ver se você entende mesmo de ciências ou é um mero copiador destes bem desonestos que cansamos de ver por ai se prepara colega que tua máscara vai cair.
Ateu Consciente disse…
Não Anônimo das 08/01/12 01:50, é evolução mesmo. Nós vemos isso pq as gerações das bactérias são extremamente curtas, diferente dos seres que vivem mais. Uma espécie do tipo X posta em determinadas condições previstas pela a TSE se modifica COM O PASSAR DE GERAÇÕES.

Isso é evolução, dizer que isso é transformação é assinar o atestado de troll.
Robson disse…
Cristão....Acredite, seu deus não vai impedi-lo de ser deletado deste blog.

Que ironia...Não??????????

Robson Kvalo
Robson disse…
E com relação aos livros, serão compras certas e presentes para meu filho e sobrinhos...

Robson Kvalo
Caruê disse…
Quem nunca ouviu falar das super bactérias ou de pragas que passam a ser resistentes a determinados pesticidas, isso é evolução a população por meio das mutações e da seleção natural torna-se adaptada a um novo meio que ate então era estéril aquela população.
Pergunte ao seu médico ou a algum agricultor, caso não confie nestes biólogos conspiradores que forjam fósseis e são amigos dos illuminati da nova ordem mundial.
Anônimo disse…
Crente Anônimo 09:55
Vai rezar!
Anônimo disse…
...ódio , raiva e intolerância é coisa de crente maluco, duvida!... leia seus posts.

Vai Rezar, Orar,faça o que vc quiser mas pare de encher o saco crente meluco!
Anônimo disse…
desculpe....Maluco!
Ateu Consciente disse…
Boa Caruê, conheci um cara no orkut que dizia que os dinossauros nunca existiram e que TODOS os fosseis encontrados até agora foram implantados pelos os illuminatis.KKKKK
Honestidade intelectual nunca foi o forte do Cristão.

Ele realmente deveria deixar de ler artigos "científicos" de criacionistas, deixar a droga da bíblia de lado e ler algo mais decente.
Avelino Bego disse…
Cristão disse...
“[O cético] é apenas uma pessoa que usa uma abordagem científica para analisar qualquer tipo de pleito”, disse. “Não é só desconfiar, é acreditar após uma prova científica."

“Quando dizemos que somos céticos, queremos dizer que precisamos ver evidências concretas antes de acreditar."



Ok! Mas há algumas décadas antes dos avanços da Física e dos Instrumentos Ópticos, Microscópios e Telescópios não se via absolutamente nada e tudo estava aí. Conclusão, a própria ciencia nos mostra que não precisamos ver para que tal coisa exista.
----------------------

Porque crédulos em lendas confundem EVIDÊNCIAS com necessidade de ver?

Fé é acreditar sem evidências, apenas porque a pessoa julgou que suas emoções são sinal de "um deus falando com ele".
Avelino Bego disse…
No mínimo esse Cristão é um daqueles que adoram aquela lorota de "não vemos o ar, e o sentimos, então, Deus existe..."
Avelino Bego disse…
Cristão disse...
Você sabia que o Criacionismo é Mais Cientifico que o Evolucionismo?

Poderia dizer que, o evolucionismo só não é completamente anticientífico, porque as crenças que ele compartilha em comum com o Criacionismo são Cientificas rs,rs.
Falo isto de forma neutra, e com bom senso. Por outro lado, as principais crenças do evolucionismo ferem às principais e mais bem observadas leis da ciência. Veja alguns pontos mostrando porque o criacionismo é mais científico:
O Criacionismo Não contraria a nenhuma lei da ciência.
O Criacionismo acredita e aceita tudo aquilo que for provado cientificamente. Por isso também, está de acordo com os padrões científicos.
Cientistas criacionistas são considerados bons cientistas.


Detalhes Adicionais

O mesmo não se pode dizer do Evolucionismo. O Evolucionismo postula coisas que contrariam a própria ciência (como o surgimento da vida duma sopa pré-biótica); evolucionistas estão marcados pelas fraudes e trapaças em nome de sua crença. Muitos pontos errados, que deveriam passar por uma revisão dentro do evolucionismo, ainda perduram até hoje, como a comédia das datações; descobertas arqueológicas que contrariam o evolucionismo, não são divulgadas (como no caso da "Arqueologia Proibida").
A evolução não pode ser considerada ciencia por três motivos:
--------------------------------------

Cristão, eu tenho certeza que você é um ateu trollando aqui.

Primeiro, que a Evolução não trata da ORIGEM DA VIDA, e sim, da Evolução da mesma.

Creio que o Cristão é um ateu trollando.

Porque, não posso acreditar que alguém é tão pouco inteligente assim...
Avelino Bego disse…
3) porque a teoria que diz que todos os seres vivos são originados de seres unicelulares não pode ser comprovada cientificamente.
A ciência não pode dizer que a evolução das espécies é um fato sem provar. A Teoria da evolução não pode ser provada cientificamente, isto é, ela não pode ser reproduzida em laboratório. Por outro lado, ela é muito lenta para ser observada.
Neste caso, tentar sustentá-la não seria anticientífico? Por que deveríamos ser conformistas?
----------------------------

A Teoria da Evolução fala que temos um ancestral em comum, ela não trata de como a vida surgiu.

E claro, existe a similaridade genética que, é uma das centenas de evidências da Evolução.

Continuo acreditando que o Cristão é um ateu trollando.
Anônimo disse…
Os livros de Jules Verne Também pareciam bem científicos, mas eram ficção. Já "A Origem das Espécies", não é lá um primor científico, e hoje é só um documento histórico, mas apresenta várias evidências que apoiaram o avanço da Biologia e de diversas outras ciências.
Quando crente fanático vem dá uma de intelectual, dá nisso: um show de imbecilidade, ignorância e desonestidade intelectual.
Anônimo disse…
"Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas" Há um fato muito interessante nesse tema em relação a "pessoas" acreditarem em coisas estranhas, é o fato de que essas pessoas, são na sua maioria esmagadora "do sexo masculino", ( é só pra refletir)pois a maioria dessas religiões criam mitos na qual somente os homens podem participam, ou seja excluem as mulheres, já teve aqui nesse blog varias reportagem relatando esse fato, de que "as mulheres são excluídas de quase todas as religiões". Será que isso significa que os homens são mais inteligentes? Qual explicação? Só homem mesmo para acreditar que ao explodir vai para um paraíso regado a bebida e com muitas escravas virgens para passa toda a sua eternidade de morto, etc. Fatima.
Anônimo disse…
Ei Fatima, não esqueça que ele só pode cuidar de suas virgens, não dar uns pegas nelas.
Coitado dele.
Anônimo disse…
Não entendi Anônimo das 12:48. Fatima
vagnaldo disse…
Voce fez uma análise correta em relação aos instrumentos que auxiliam na busca pelo conhecimento ,porem existir não tem relação com enxergar,por exemplo somos bombardeados a todo instante pela matéria escura que compõe 70% do cosmo sabemos de sua existencia porem ainda não sabemos a relação dela com o universo.Aí esta a grande diferença entre as religiões e ciencia a religião impõe uma explicação enquanto a ciencia procura meios de expliar.
vagnaldo disse…
A questão é simples voce é cristão por que foi colnizado pelos europeus que nos impuseram seu modo de vida inclusive a religião e sua verdade absoluta que sequer aceita outras teorias religiosas inclusive bem mais antigas.Quanto a sua enumeração vamos;1 pelo simpes fato de vivermos no máximo por um século 2 se a vida está surgindo como vai ter alguem antes do surgimento para registrar 3 a sequencia de DNA entre o homen e o rato são iguais em 62%, o porco 75, 0 chimpanzé 98 ... e por aí vai, ainda resta dúvida?E quanto as provas arqueológicas elas não contradizem o darvwinismo,quando surgiu foi dentro das suas limitações e do comhecimento que dispunha na época,o que a arqueolgia proíbida sugere é que existiram outras humanidades antes da nossa,não necessáriamente igual,e que o acesso a esse conhecimento nos é tolhido.Por isso é necessaria discursões como esta que pode nos levar a ter outras possibilidades de verdades sobre nós e o cosmo.
Anônimo disse…
Temos como prova da evolução os fósseis, que quando datados nos permitem literalmente os assistir evoluindo, a geologia, a química, a genética, a física,etc.
Podemos por anatomia comparada verificar a evolução em laboratório, o evolucionismo é um FATO. Desde que podemos simular o ambiente e produzir a evolução de cães, pássaros( como fez Darwin), ovelhas, cavalos,etc.Fim de papo
Anônimo disse…
e para entender a origem da vida, temos que entender a origem do DNA. Dna é feito de nucleotídeos, os nucleotídeos podem se formar sózinhos conforme mostrou uma experiência com ácido cianídrico e amônia em 1961. Nos anos 80 descobriu-se que os nucleotídeos podem formar polinucleotídeos sózinhos.Uma dessas correntes de polinucleotídeos, o RNA é capaz de se autoreplicar.Como falhas acontecem na replicação, RNA produziu cópias mais bem feitas e outras ruins.As ruins se deterioraram, as boas sobreviveram e se autoreplicaram.Com o passar do tempo uma trança virou duas, surgindo o DNA.
Anônimo disse…
e pra finalizar o que estou dizendo.Conformismo é não pesquisar e declarar " DEUS FEZ".
Evolução não é crença, já que você pode observar a evolução, produzir evolução e realizar previsões bem sucedidas com a evolução.
O criacionismo afirma um criador sem provas. Não há provas nem necessidade de um. Isso sim é conformismo.
As pessoas acreditam em coisas estranhas por muitos motivos. Primeiro, elas não acham que o objeto de sua crença seja estranho. Segundo, porque elas se sentem compelidas a acreditar em alguma coisa, já que o estado de dúvida ou de incerteza é psicologicamente desconfortável. Terceiro, a cultura onde a pessoa vive tende a fazê-la acreditar nos valores dessa mesma cultura, por mais estranhos que eles possam parecer a outras culturas. Assim, os usos, costumes, tradições, educação tendem a perpetuar essas crenças. Ademais, as pessoas nunca imaginam que sua religião, por exemplo, possa ser apenas uma superstição mais elaborada. Dizemos mais elaborada porque elas incorporaram seus livros ditos sagrados, sua doutrina, sua teologia, seus dogmas, sua literatura, etc. Semelhantemente, pouquíssimas pessoas atingem a compreensão de que esses livros sagrados - de todos os credos - são apenas um repositório de fábulas, mitologias, lendas e fragmentos de culturas antigas. Quarto, como as pessoas não admitem que o Universo seja eterno, elas inventaram um Criador para justificar sua existência. E se elas não sabem que o Nada não existe, segundo a teoria quântica, sua ideia da criação fica mais reforçada. Assis Utsch
Unknown disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brega Presley disse…
Recomendo "Fads and Fallacies in the Name of Science" e "Umbigo de Adão" do também cético Martin Gardner

http://en.wikipedia.org/wiki/Fads_and_Fallacies_in_the_Name_of_Science

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa