Pular para o conteúdo principal

Hospital proíbe orações de evangélicos nos corredores

O hospital de Caruaru é público
A direção do HRA (Hospital Regional do Agreste), em Caruaru (PE), proibiu as orações e pregações de visitantes evangélicos nos corredores das internações e enfermaria porque elas estavam incomodando os pacientes. A cidade tem mais de 300 mil habitantes e fica a 130 km de Recife.

José Bezerra, diretor do HRA, disse que não haveria nenhum problema com as orações, se elas fossem feitas em voz baixa.

Em comunicado, ele reconheceu que existem pacientes que necessitam de conforto espiritual, mas argumentou que os visitantes de pacientes evangélicos precisam respeitar quem é de outra religião.

Informou que tomou a decisão após receber reclamação de pacientes e de seus parentes que estavam ouvindo a “contragosto” as pregações. Disse que no hospital há um espaço ecumênico e é lá que os religiosos de todos os credos devem fazer suas orações.

O pastor Arnóbio Silva, da Igreja Evangélica Congregacional Vale da Bênção, criticou a proibição.

Ele disse que os fiéis gostam de orar junto a seus parentes e que o hospital deveria respeitar a liberdade religiosa garantida pela Constituição. “Se havia excessos, caberia à direção do hospital orientar as pessoas, em vez de proibi-las.”



O padre Everaldo Fernandes, presidente da Associação Inter-religiosa do Agreste, apoiou a decisão do hospital. Afirmou que não houve intolerância religiosa, mas uma forma de impor o respeito mútuo.

“A religião tem seus limites éticos”, disse. “E nós precisamos pensar sobre as nossas práticas, que devem ser éticas, respeitando a todos.”

Com informação do UOL.

Igrejas evangélicas fazem mais barulho que bares em São Paulo.
maio de 2010

Barulho de culto.

Comentários

Avelino Bego disse…
Justo!

Mas, esse fato contém uma certa dose de ironia:

Se o pretenso deus é onipotente e existe, pra que razão rezar e levar pessoas aos hospitais?

Porque pessoas tão dependentes de tecnologia e ciências ainda apelam pra lendas e mitos da Idade do Bronze?
José Agustoni disse…
E Deus não é surdo!!!!
(Existindo ou não existindo.)

Não é possível!!! Esse pessoal não de flagra. É barulho e chateação na vizinhança, no metrô, no ônibus, no hospital, na porta da casa da gente, em todo lugar. Sai pra lá chateação!!!
Anônimo disse…
Parabéns! Mais uma problema resolvido!
Yuri S. C. disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Yuri S. C. disse…
Talvez não tenha gostado do meu elogio, então agora sem o elogio:
Pois é, Euclides,

Ao contrário daquilo que a cabecinha dele pensa ( “sai em defesa de um.... anônimo.”
), eu não defendi um anônimo específico, defendi todos. É um direito que o Paulo concede a todos, mas a alguns ele prefere pintar de fantasminhas, outros ele deixa expressar qualquer coisa, mesmo que seja puro lixo.

E o Cotrim é outro que viaja na maionese: quando o Paulo escreveu que o Luciano estaria “se beneficiando com com a divulgação do seu blog”?
Falta decência e outras coisas mais.

E Paulo, realmente minha turminha não está aqui, mas aqui tem uma turma que eu gosto: ateu com falta de tino crítico.
Acredite, seu blog é essencial ao meu trabalho, ainda que seja apenas para conhecer trabalhos de novos super “intelectuais”.

Cara, tente ser um pouco mais racional e coerente para não se estressar tanto.
Assim você vira uma piada.
Abs, B jô

ps: embora eu tenha enviado o link a você há algum tempo, não vi você fazendo uma matéria de uma pesquisa cientifica que liga ateísmo a autismo.
PPS: vi que censurou o comentário do Euclides e bloqueou o restante dos comentários por lá (http://www.paulopes.com.br/2012/01/vaticano-censura-livro-argentino-que.html)
É muito coerente fazer isso em um post que versa sobre a censura da ICAR.
Anônimo disse…
Esses evangélicos bardeneiros queriam era mesmo por um auto falante e ficar gritando estas asneiras achando que o ouvido de todo mundo tem que ouvir estas asneiras. Maior falta de respeito isto daí e ainda ratiaram pela proibição.
Anônimo disse…
Ninguém merece estar doente em um hospital com um bando de crente berrando no corredor.
Yuri disse…
Poxa Paulopes, parabéns, vc sabe que o blog faz sucesso quando aparecem baderneiro invejosos querendo derrubá-lo.
Abbadon disse…
É uma enorme falta de respeito por parte dos evangelicos !!

A cada dia que passa, os evangelicos estao se mostrando que nao conseguem viver em sociedade, causando problemas a tudo e todos.

É necessario dar um basta nesse tipo de gente, ou teremos serios problemas no futuro. E com muita violencia.
Anônimo disse…
Pior e : Em nome de jesus cure! ai o cara nao cura, e gritam mais alto. Po se isso valesse, se tivesse efeito, nao era pra falar uma vez so e acontecer?
O cara grita , nao funciona ai o cara grita mais alto. Ja que a fe nao funciona talvez a voz ne?
Anônimo disse…
Se o paciente ficasse com raiva da gritaria, talvez ele levantasse e desse um murro no pastor, ao se levantar, este seria o sinal do cura.
Anônimo disse…
É o que eu sempre digo:

Trouxa quem frequenta,
Imbecil quem acredita,
Maldito quem sustenta!
Sê Tu uma Besta!

Todos são criminosos.
Hoje assisti em rede nacional de TV o apóstolo Vadiomiro Sandiabo e seu puxa saco mor bicho Josivaldo, ameaçarem, instigarem a multidão à violência contra um vereador de Guarulhos que defendendo o interesse do povo ordeiro e trabalhador, que paga impostos e reside na cidade, conseguiu uma liminar para interditar outra aberração do Vadiomiro: a cidade (i)mund(a)ial.

Não da mais pra aguentar tanto crente burro, maldito, ignorante, fedido, soberbo, arrogante, criminoso.

Cadeia nesses líderes pilantras.
Todo mundo sabe que eles lavam dinheiro do crime organizado.
Só não contaram pro Geraldo...
Avelino Bego disse…
Generalização é um erro que não devemos cometer nem apoiar.
Se eles curam rezando, pq lotam os hospitais?
Que deixem os hospitais p quem "nao tem um deus pra curar"
Anônimo disse…
Engraçado que é só evangélico que faz esse tipo de auê por ai.

Não sou religioso mas sinceramente nunca vi católicos, budistas, testemunhas de Jeová (tirando o porta em porta...) judeus, mórmons, umbandistas e nem muçulmanos fazendo algazarra em locais públicos como os evangélicos (de várias ramificações) fazem - É um 'Messias missionário' em cada praça da cidade, nos trens, em frente a igrejas/templos de outras religiões, batendo de porta em porta e agora mais essa, dentro de um hospital (!!!) daqui a pouco até no velório dos outros e no meio da praia eles vão pra montar um quiosque e ficar gritando.

Me corrijam se eu estiver errado.

Isaac
Igor disse…
A Constituição Federal é expressa ao dizer que é assegurado a assistência religiosa em locais de internação coletiva (onde entram os hospitais). Só que essa garantia é do indivíduo, ou seja, do paciente, e não daqueles que pregam – estes se sujeitam ao direito do paciente.

Portanto, se essa proibição não se estendeu aos pacientes que desejam receber assistência religiosa, sem envolver os que não desejam (leia-se em tom baixo e com orações e conversas voltadas somente ao paciente) e nem atrapalhar o funcionamento do hospital (o que pode até mesmo acarretar problema de saúde pública), o diretor do hospital agiu corretamente!

Ficar pregando em voz alta em corredores para todo mundo, ignorando as orientações religiosas ou convicções pessoais de cada pessoa, e fazendo balbúrdia, não é direito dos pregadores religiosos!
Parece que os evangélicos medem a fé deles pelo grito, por isso eles oram em voz alta. Ou é apenas para chamar a atenção para si mesmos, tipo "olhem pra mim, sou um evangélico fervoroso!". Não tem necessidade disso, gente. Acho muito impertinente da parte deles, não só no hospital, mas em qualquer lugar. Não estão proibindo deles terem a fé deles, mas ninguém é obrigado a ouvir eles gritando com se estivessem morrendo. Eles tem que respeitar a fé dos outros também (ou a falta de fé).

O deus deles não é surdo, não é?
Anônimo disse…
E no metro?
Tem uma com malucos num vagão.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c8oHt83AJTQ#!
Michelle disse…
Yuri

Que pesquisa é essa que liga ateísmo a autismo?
Michelle disse…
Eu pesquisei sobre esse estudo onde se diz que há uma relação entre autismo funcional e ateísmo e é mais um caso de correlação x causalidade.

Só pq A e B estão correlacionados não significa que A é a causa de B.

Isso me fez lembrar aquela pesquisa que concluiu que vacinas contra sarampo causam autismo, que mais tarde foi desmentida.
Anônimo disse…
Eu acho isso uma tremenda falta de respeito ao paciente e suas famílias e ao ser humano em geral.
cotrim disse…
Yuri,o Paulo nunca escreveu isso,fui eu que afirmei que o fato do Luciono esta se beneficiando com a difulgacão do seu blog era um dos motivos dele ter suspeitado que o anonimo era o Luciano,se voce voltar ao topico vera que o Paulo concordou comigo.
Priscila disse…
O padre foi sensato. O pastor nenhum pouco.
Empurrar goela abaixo suas convicções a pessoas que estão doente é de lascar. Tremenda falta de respeito e humanidade.
Priscila disse…
doentes*
Anônimo disse…
Sou evangélica e concordo com decisão tomada,
mas só não acho justo dizer que TODOS os evengélicos fazem isso ou aquilo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...