Pular para o conteúdo principal

Dawkins critica projeto da construção de templo ateu

Dawkins e Botton: aumentou
a rivalidade entre os dois
O cientista e militante ateu Richard Dawkins (foto, a de cima), 71, criticou o filósofo Alain de Botton (foto), 42, por ter planejado a construção no centro financeiro de Londres do primeiro templo de ateus do mundo.

"Os ateus não precisam de templos", disse Dawkins ao jornal britânico The Guardian. “Acho que há coisas melhores para se gastar dinheiro, como a educação secular e a construção de escolas não religiosas que se dediquem ao pensamento cético.”

Para o autor do best-seller “Deus – um delírio”, o edifício de Botton é “quase religioso” e “os ateus não precisam disso para investigar o significado da vida”.

O jornal informou que Botton já conseguiu metade do dinheiro para construir o templo, que consistirá de uma torre de 151 metros de altura, representando a idade da Terra. Em seu interior haverá a inscrição de um código binário da sequência do genoma humano.

Se o departamento de obras de Londres aprovar logo o projeto, a construção começará até o final de 2013.

O filósofo suíço radicado na Grã-Bretanha tem sido um critico de Dawkins por apregoar “um ateísmo agressivo”. O anúncio da construção do “templo do novo ateísmo” acirrou a rivalidade entre os dois.

Botton declarou ao The Guardian que, por causa do Dawkins e de Christopher Hitchens (1949-2011), autor do "Deus não é grande – como a religião envenena tudo”, “o ateísmo se tornou uma força destrutiva”.

Para ele, "há muitas pessoas que não acreditam em Deus e nem por isso são agressivas em relação às religiões”.

Comentários

Noah Mera disse…
Discordo dos dois. As idéias do Alain de Botton sobre a capacidade das religiões em criar laços e unir pessoas em torno de causas são interessantes. E acho que a literatura daria conta da questão moral.

Mas essa idéia de templo ateu é uma pilha errada. Faz um templo ao conhecimento, à ciência - idéias que merecem louvores - mas ao ateismo não.
Anônimo disse…
Desde quando idéias e verdade é agressão ,se uma pessoa tem mal hálito você não deve dizer isto a ela ? O que Dawkins faz é isto, diz que a religião esta com mal hálito e este mal hálito e toda forma de mentira e embuste da qual as religiões tem recorrido para sobreviver ,Como eu já disse sairiam estas igrejas impunes de um tribunal ? Adeus este foi meu ultimo comentário.

Ignore os crente

Anderson
Abçs
Daniel disse…
Concordo com o Tio Dawkins. Eu entendi a proposta do Botton e as motivações do mesmo, mas ainda assim acho a idéia mal orquestrada e desnecessária. Outros meios de propagar a razão e o conhecimento secular seriam mais viáveis, ao meu ver, do que um "templo para ateus".
Daniel disse…
A propósito, o Dawkins vai fazer 71 só em março hehehe
Agislânia disse…
A ideia desse "templo ao ateísmo" é simplesmente babaca! Esse Botton ta é querendo aparecer e daqui a pouco vai cobrar dízimo de quem quiser fazer parte do clubinho. ¬_¬
Avelino Bego disse…
Concordo com o Dawkins: ateus não precisam de templos!

O Botton, com essa ideia de fundir ateísmo e religião é a maior furada.
que que 151 mestros tem a ver com a idade da terra? pelo que eu saiba a idade da terra é de 4,5 bilhões de anos, e do universo é 15 bilhoes
SUPER OFERTA disse…
concordo com esse pensamento

Os ateus não precisam de templos", disse Dawkins ao jornal britânico The Guardian. “Acho que há coisas melhores para se gastar dinheiro, como a educação secular e a construção de escolas não religiosas que se dediquem ao pensamento cético.”
Carlos B. disse…
Botton quer propagar o ateísmo?

Se os Estados cumprissem pelo menos sua condição laica já seria um grande avanço. Outra coisa que ajuda muito é tirar definitivamente da educação científica, que é a que se compromete nossos colégios, o ensino religioso.

Agora, se ele quer um reforço, eu acho que essa "religião" ateia até pode funcionar, com templo e tudo, mas será uma grande hipocrisia isso.

O templo do ateu, assim como de qualquer pessoa, é ele mesmo. Podemos ter estabelecimentos para reuniões e etc, ou até alugar, mas acho que essa coisa de um prédio cheio de símbolos e significados é bem tosco.
Regis disse…
Me sinto constrangido e até envergonhado com a idéia de um templo ateu. Mistificar o ateísmo... Que babaca!
Jefferson disse…
Daqui a pouco surgirá dois tipos de ateus, os ortodoxos e os reformados, quanta babaquice, fala das religiões, mas tentam imita-las, até nas diferenças de idéias e na desunião, só numa coisa os ateus é mais parecido com algumas religiões, tirar dinheiro da alguns babacas.
Rodolfo Mendes disse…
A meu ver, se colocasse os dois numa balança consider inexpressivas as propostas do Bottom, então, como forma de atrir foco pra si, solta uma dessas, confundindo aqueles que estão apenas começando a ter uma visão cética e imprimindo um conceito errado sobre o que é ser ateu/agnóstico.
Dawkins tem razão ao criticar essa idéia absurda que não trás nenhum benefício real à mudança de conciência.
Anônimo disse…
deixa o cara construir a igreja dele, quem não concorda que não se submeta, ele coloca apenas uma opçao entre muitas. não é a liberdade a causa e o objetivo comum entre nós ateus? na inglaterra tem até igreja jedi e daí? deixa eles em paz, que cada um exercite seu ateismo ou religiosidade como achar melhor. esse negócio de ficar se incomodando com as formas diferentes de pensar e reunir é coisa de teísta bitolado que só se sente seguro quando existe a padronização de costumes e de ideias.
AspenBH disse…
E eu pensando que cada biblioteca já fosse um templo do ateísmo, já que o mito cristão proíbe claramente que se persiga o conhecimento.
Joshka disse…
É isso aí. Estou de acordo com o posicionamento do Carlos... A liberdade e a tolerância é a causa comum dos verdadeiros ateus inatos. O ateísmo é o extremo oposto do fascismo - esse caráter de dominação dos indivíduos ávidos de poder - a essência de todas as instituições religiosas e Estados totalitários.
Joshka disse…
Esse tal Botton deve ser o "ateu" que o Papa Ratzinger pediu a D-U$...
Anônimo disse…
Se trocassem a definição de "TEMPLO" por... MUSEU... ou algo semelhante, tinha ficado melhor!
Conspiratus disse…
Um lugar para se reunir, sem precisar combinar passeatas; um espaço onde todos sabem que as mensagens são em prol do ateísmo/agnosticismo e secularismo.
Provavelmente o templo de Botton se torne um ícone, visitado por milhares de pessoas por ano, religiosas e não religiosas.
Possivelmente ele desenvolverá um símbolo, que será associado aos não crentes, à semelhança da Estrela de Davi, que evoca os Judeus. Esse símbolo será o receptáculo de significados que ficarão conservados ali ao longo das Eras.
Para que o templo funcione continuamente, haverá alguma forma de arrecadação financeira de sócios ou filiados que desfrutarão de certos privilégios, indisponíveis aos demais.
Possivelmente, haja a necessidade de montar uma administração do(s) templo(s), com sua respectiva hierarquia.
Políticos, Militares, Pensadores se aglomerarão nesses templos e farão acordos, sugerirão práticas mútuas, estabelecerão pactos...
O Ateísmo que Botton prega é muito mais letal às religiões organizadas que o de Dawkins!
Enfim,
Alan Daniel disse…
Concordo plenamente com o que Noah Mera escreveu
Renan Torquato disse…
Mr.Dawkins is right in his criticism. Mr. Botton preys on the (fortunately) rising wave of skepticism around the globe to get funds to build what will be probably the first of a series of schemes and tactics to lure passionate atheists with the same obnoxious and vile deception techniques religious clerics use to steal millions from religious people. Not to mention, this "exotic atheist thinking" of Mr.Botton is using is, also, as Mr. Dawkins said, philosophically inappropriate to atheism and secular values, since it have bases on pure religion and cult-based mentality.
Mello disse…
Os religiosos devem estar festejando a babaquice deste "templo Ateu". Eh uma pena que existam quem nao pense entre os ateus.
Anônimo disse…
Richard Dawkins, o queridinho dos ateus, confirmando que o ateísmo é uma religião.
Criar laços e unir pessoas em torno de uma causa, como o Noah falou, é uma das poucas coisas boas que eu posso tirar das religiões, é esse suposte social que eles constroem com seus membros.

Mas podemos alcançar isso por meios seculares também, e não é construindo um templo para uma não-religião que se fará isso.

Ateísmo não é religião, é a rejeição de divindades.

Ora, se tem uma coisa que posso chamar de templo, seria o nosso planeta, esse Universo imenso e tudo aquilo que transmite conhecimento.
Anônimo disse…
Já tá virando religião, ou É.
Ed disse…
Hitchens já faz falta.
Anônimo disse…
O mais próximo que consigo conceber sobre o que seria um templo ateísta é uma boa e velha biblioteca. O ateísmo está se tornando religião - o que é totalmente paradoxal. É uma pena mesmo.
Anônimo disse…
estes atoas de tanto falarem de templos estão caindo dentro de um.
meu q viadagem é esta? ateu de verdade é diferente.

ateu conciente.
Tryniti disse…
Bom, se Dawkins é considerado o Rottweiler de Darwin, eu tenho que me considerar Rottweiler de Dawkins. O que Dawkins disse tem toda razão, acredito que esse Botton não capacidade intelectual como a de Dawkins e precisa chamar a atenção de alguma forma e inventou um templo para ateus. Ora, veja quantos cristos redentores e imagens absurdamente grandes estão sendo construídos por todo o Brasil e sempre criticamos que poderia utilizar melhor esse dinheiro. Botton está fazendo o mesmo.
Tryniti disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Botton quer aparecer, isso sim.
Anônimo disse…
O motivo que Botton dá para este empreendimento é que o mesmo pode ser uma maneira dos ateus aprenderem o lado bom das religiões, que era a reunião em prol de boas causas e o sentimento de união. Ora! e a única maneira de se ter isso é criando um templo?! É verdade que devemos respeitar as idéias dos outros, já que isso representa a tal liberdade de expressão que tanto buscamos, mas é esta mesma liberdade de expressão que me dá o direito de discordar disso, ou não? Eu acho que acontecerá com o ateísmo o mesmo que com as outras religiões com o passar dos tempos: padronização, doutrinação, regularização, oficialização, expansão e repressão. Por que que o ser humano sempre acaba fazendo isso?! Se hoje fazemos chacota do povo da Idade Média, o mesmo será feito de nós futuramente. Na verdade, este é um círculo vicioso, mas a gente não precisava contribuir mais com isso, não é?
Fernando disse…
Chego a conclusão de que os ateus estão mas perdidos do cego em tiroteio.

A minha oração tem mais objetividade.
Anônimo disse…
Que nané.
Anônimo disse…
Digo, Mané.
Arthur disse…
Eu acho que apesar do ateísmo não ser uma religião o munumento vai servir para as pessoas se lembrarem dos grandes ateus pela história como Marie Curie,Albert Einstein e John Lennon. Nó também queremos deixar nosso legado para os ateus do futuro.
Anônimo disse…
To doido pra saber como é que vai ser os rituais!!Só sei que no meu batismo quero mergulhar em cerveja!!!!
Anônimo disse…
Esta ideia, Sr. Jefferson, não é um ateu, mas de um teísta. Seu comentário é equivocado.
Anônimo disse…
Matou, Aspen.
Anônimo disse…
Por favor, antes de comentar, seria bom ler o artigo e inteirar-se um pouquinho mais. Ou você tem problemas de compreensão escrita.
Unknown disse…
Perfeito, Tryniti. As pessoas que acreditam em forças superiores (ou inferiores) controlando seus passos, não conseguem conceber que alguém consiga pensar por si e tomar para si a responsabilidade por seus atos. Esse Botton só achou um nicho novo para atacar.

Eu também fico revoltada quando vejo dinheiro sendo gastos com coisas supérfluas e nossas escolas depredadas e os professores mal pagos. Fora todo o resto, claro.
Anônimo disse…
A proposta, Cristão, é de um teísta e não de um ateu. Por favor, leia o artigo com atenção.
Anônimo disse…
Alain de Botton não tem nada que dizer que é ateu, porque não é. Se fosse, sabia que a moralidade tem explicação científica e natural, e não é nada de transcendente ou inexplicável como ele acha que é.
Unknown disse…
pessoal, pra que tanto radicalismo entre o sim e o não ? de repente esse "templo" poderia ser um centro de estudos e ideias sobre o ateísmo. Há pouco, uma garota de 17 anos suicidou-se por provável pressão da mãe e sociedade. quem sabe, um centro assim não poderia fortalecer suas ideias e dar-lhe apoio moral? ou qq outro tipo de apoio? têm pessoas que são simplesmente, ateias mas, precisam de alguma base cintífica, aí entraria esse centro pra promover conhecimento e debates. Eu acho interessante, não entro nessa briga pessoal de Botton e Dawkins.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...