segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos
mostrar a nossa cara"
O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas.

A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook.

Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice.

“Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista).

“Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexistência dela.”

Lakatos reconheceu que a SR está tendo dificuldade em coordenar o encontro por causa de sua dimensão e da falta de tempo – a decisão de realizá-lo saiu há poucas semanas. Disse que tem havido um esforço para que a comunicação entre os participantes seja eficiente.

O encontro não divulgará uma carta aberta nacional. Lakatos informou que a ideia é que os organizadores regionais tenham liberdade de definir a pauta de discussão que julgarem melhor. A SR pretende produzir um vídeo com imagens gravadas em cada localidade.

O site de divulgação do encontro diz que a SR não almeja um Estado ateu, mas medidas que fortaleçam o secularismo, como a proibição do ensino do criacionismo nas escolas públicas e o combate à intolerância de cunho religioso. Afirma não haver o propósito de promover uma manifestação antirreligião.

O encontro tem o apoio deste blog (na divulgação), da LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil), Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), site Ateus do Brasil, ong Ateísmo pelo Mundo e Troll Divino (página no Facebook).

Além do Distrito Federal, os Estados que participarão do encontro são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Bahia.


Vídeo do encontro


Ateus brasileiros famosos   Ateísmo

Bispo acusa ateísmo de querer criar uma ‘maldita e ridícula religião’
agosto de 2011

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...