Pular para o conteúdo principal

Quem diz não saber tudo não pode ser considerado como fundamentalista

por Rubens Azevedo a propósito de
Fundamentalista é quem leva a sério sua convicção, afirma Calligaris

Não poderia discordar mais de tanta presunção.

Primeiro porque ele [Contardo Calligaris] define "fundamentalismo" de um modo muito subjetivo e, apesar de "acariciar" a definição, impõe seu ideal herdado pelo individualismo exarcebado que dá sentido ao que ele pensa ser certo.

Em segundo lugar, como podemos ser fundamentalistas quando alegamos que não sabemos de tudo e estamos sempre mudando de opinião conforme os fenômenos que nos cercam mostram outras perspectivas e/ou entendimentos?

Fundamentalista é aquele que, apesar de nada ser comprovado, mantém sua opinião sobre algo que não pode ser comprovado/verificado e isso não pode ser generalizado do modo como ele o fez.

Por último tentar impor algo é diferente de mostrar o que está provavelmente muito errado (leia-se inconsistente, ilógico, improvável e passivo de questionamento) e deixar a pessoa escolher se aceita tal argumentação ou não. Muito diferente dos teístas que ensinam como verdade absoluta a suas crianças, mesmo elas não tendo capacidade para abstrair conceitos complexos e ainda insufla preconceitos por não acreditar no mesmo deus.

Existe uma 'onda' muito forte tentando rebater o crescente espaço que os ateus estão conquistando (nunca tiveram) com uma ideologia que preza por este individualismo exarcebado, que este sim lembra um fundamentalismo.

Não vejo porque não tentar mostrar ao público os argumentos que põe em cheque a fé e os dogmas religiosos, pois até hoje não vi nenhum ateu indo de porta em porta alegando dizer saber toda a verdade, orando pela ciência ou dizendo que não deveríamos questionar nossos valores e conhecimentos com base em novas descobertas e estudos.

Há tanto espaço para a religião em todos os meios possíveis e o ateísmo começa incomodar, pois balança estruturas de poder e "lugares confortáveis" no ethos das pessoas.

Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro.
dezembro de 2011

Ateísmo.

Comentários

Avelino Bego disse…
Bazzinga! Isso mesmo!

Quem é ateu sabe que não sabe de tudo.

Que temos limites no nosso conhecimento.

É justamente nestas LACUNAS do conhecimento que muitos crédulos nas lendas do deus de Abraão depositam suas "evidências", que não passa da falácia "Deus das lacunas", um subconjunto da falácia Argumentum ad ignorantiam.

Enquanto os crédulos nas lendas do deus de Abraão usam a falácia acima citada como PROVA de um deus e ainda por cima, por colocarem deus nas lacunas do conhecimento (daí o nome "Deus das lacunas"), tem a ilusão de "saber de tudo".

Por isso que tais crédulos nas lendas do deus de Abraão gostam de dizer que a Ciência é "incompleta", que não tem resposta pra tudo.

E não tem mesmo.

Se tivesse, não haveria Ciências.

E a ilusão da falácia do "Deus das lacunas" dá à tais crédulos em lendas a ilusão de "ter as respostas pra tudo".
Unknown disse…
Eu vejo o "fundamentalismo" ateu (ou cético, como prefiro chamar) como o fundamentalismo mostrado no texto da Calligaris sim, no sentido de que nós ateus/céticos temos um alicerce formado por pensamento crítico + método científico. Baseado nesses fundamentos, formamos nossas idéias e essas mudam o tempo todo, a cada nova descoberta ou evidência que passe pelo crivo do metodo científico. Nesse sentido, me considero sim um fundamentalista, com uma fundação sólida, que vira um campo fértil para o conhecimento verdadeiro.
Não quero pregar as idéias que acredito para ninguém, não quero sair gritando que deus não existe e convencer crentes disso. Mas tenho como certo que o mundo seria um lugar BEM melhor se todos usassem de pensamento crítico e do método científico para basear suas crenças... todos perceberíam que nesse mundo não há lugar para deus.
Unknown disse…
E, principalmente, sem lugar para dogmas de nenhuma espécie.
William Robson disse…
“Quem é ateu sabe que não sabe de tudo. Que temos limites no nosso conhecimento.” [Avelino]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-
Por este angulo simplista um religioso pode dizer a mesma coisa.
Qualquer religião diz que Deus tem seus mistérios e que a inteligência limitada do homem não consegue entender tudo.
Logo se uma pessoa não pode ser considerada fundamentalista por reconhecer que não sabe de tudo então é tão difícil encontrar um ateu fundamentalista quanto um religioso fundamentalista.
O fundamentalismo [ no sentido de radicalismo] pode ser parcial.
Se eu digo que todo líder religioso é vigarista e todo religioso são mentes ingênuas dependendo da mente superior dos Ateus para ter um mundo melhor eu estou afirmando que “sei tudo” que é melhor para a humanidade.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Nesse sentido, me considero sim um fundamentalista, com uma fundação sólida, que vira um campo fértil para o conhecimento verdadeiro.
Não quero pregar as idéias que acredito para ninguém, não quero sair gritando que deus não existe e convencer crentes disso. [ThiGimenez]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-
Você entendeu o conceito atual do que seja fundamentalismo só irei destacar na sua mensagem esta hipocrisia que tenho lido muito.
Como não se interessa por religião nem tem obrigação de saber isto, mas são poucas igrejas que mandam seus fiéis bater de porta em porta, que eu me lembre no momento são os Mormons e os Testemunhas de Jeová.
As outras escrevem livros, fazem palestras, mantém Blogs, divulgam sua ideologia como faz qualquer um que acredita no que pensa.
Que eu saiba Ateus escrevem livros, fazem palestras, mantém Blogs...
Sua participação aqui já é uma contradição uma vez que este é um site aberto não é um clube fechado de ateus, logo você pode até não querer sair por aí defendendo o que acredita é um direito seu, mas é justamente o que esta fazendo...
Felipe... disse…
Claro os não fundamentalistas são aqueles que dizem: a mas ta tudo na biblia seus bestas, eu não precisa estudar.
Anônimo disse…
Realmente é por aí mesmo!

Também vejo esse fundamentalismo presente no secularismo das redes sociais e blogosfera. Constate através do excelente artigo acima!

O fundamentalismo secularista midiático, feito sobretudo por leigos internautas, que tenho visto, está repleto de generalizações, pressuposições preconceituosas, afirmações discriminatórias e suas ideias filosóficas são calorosamente defendidas como a mais absoluta verdade. E para todos os problemas causados pelos religiosos e outras filosofias contrárias a resposta é sempre o secularismo como solução.

E quase sempre, por alguns artigos, publicações e comentários na web, somos tentados a crer que se o secularismo ascendesse ao poder, uma campanha de extinção dos seus divergente seria levada a cabo.

Ora, se isso não é fundamentalismo, deve ser outra coisa mais grave ainda. Como simpatizante ao ateísmo entendo que muita coisa precisa ser revista na forma e no conteúdo desse secularismo midiático.
Anônimo disse…
Não há vestígios de racionais para que reflitam os fundamentalistas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos