Pular para o conteúdo principal

Religião é origem de conflitos e miséria, afirmam britânicos

Matança em nome de Alá
Uma recente pesquisa mostrou que 79% dos britânicos acreditam ser a religião a origem de muita miséria e conflitos no mundo. Do total, apenas 11% discordaram dessa avaliação.

A pesquisa foi realizada pelo YouGov em parceria com o Departamento de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Cambridge. Foram ouvidos 64.303 adultos (maiores de 18 anos).

Para 72% deles, a religião é usada por pessoas para justificar sua intolerância e sectarismo. 15% discordam disso.

A Grã-Bretanha está entre os países onde mais tem avançado o secularismo nos últimos anos. A pesquisa confirma isso.

A maioria (78%) concordou, por exemplo, que religião é um assunto da esfera privada, não pública. Aqueles que se opõem a essa abordagem representaram 12%.

Seguem outros resultados da pesquisa.

- 70% não querem que cristãos e igreja tenham mais influência na política do país. 16% concordam.

- 40% afirmaram não ter nenhuma religião, 55% se declararam cristãos e 5% informaram que seguiam outras religiões.

- 74% informaram que foram criados em família que professava alguma religião – cristã, na maioria de 70%.

- 34% afirmaram ter um Deus pessoal, 10% admitiram crer em algo tipo de poder espiritual e 19% informaram não acreditar nessas duas formas de crença. 29% se declararam indecisos ou agnósticos.

- 16% informaram que rezam diariamente, 12% disseram que o fazem várias vezes por semana e 4% uma vez. Os homens rezam menos que as mulheres.

- Para 61%, as religiões organizadas estão em declínio. Na faixa da população com mais de 55 anos, o percentual é de 67%. Do total, 18% discordam de que as crenças estruturadas estão em decadência.

Com informação da National Secular Society.





Estudo comprova que pessoas de pouca reflexão têm mais fé em Deus
setembro de 2011



Comentários

Bia Alencar disse…
Seria muito bom se tivesse esses resultados aqui no Brasil também. :(
LEGIÃO disse…
Se 79% acreditam ser a religião origem de muita miséria e conflitos no mundo e 55% se declaram cristãos, então grande parte dos que se dizem cristãos são, na verdade, hipócritas.

É claro que não mencionaram quais religiões provocam tais misérias e conflitos, o que os torna cínicos.
A Inglaterra é prova de que o caminho não é não ter religião para o país se tornar inteligente e culto, mas que é necessário ser inteligente e culto para não ter religião.

Não importa se a religião católica ou protestante deixar de existir, existem mil e uma crenças malucas querendo tomar espaço(terra oca com o sol no centro, Nibiru, power balance, homeopatia, ect), enquanto houver pessoas burras, pessoas sem senso critico, sem saber filosofar/raciocinar e cheias de wishful thinking, estaremos ainda perdidos.

Religião e sobrenaturalidades só acabam com educação de verdade(não esses Paulo Freirismos que temos, essas pedagogias "mudernas" que mais atrapalham que ajudam) e inteligencia.
Izaque Bastos disse…
isso é um fato, faz parte, a biblia ja diz isso a muito tempo.

Jesus disse; que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriariam.

no ultimo capitulo de Daniel, que viveu cerca de 500 anos a.c. ja previa isso, que nos ultimos tempos a ciencia se multiplicaria.
Anônimo disse…
Izaque,já que você acredita tanto que o mundo vai acabar em breve,o que você está fazendo aqui na Terra? Se eu fosse você,iria direto pro Paraiso . Deixa esses ateus aqui na Terra tranquilos,você sabe que não consegue provar que a sua "verdade" é mesmo a "verdade verdadeira",ainda mais porque prefere ameaçar,ao invés de argumentar racionalmente .
Avelino Bego disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Avelino Bego disse…
Os cristãos agem como se o Homem nunca tivesse matado (e muitas vezes em nome do deus do amor) e só *hoje* é que há desigualdade.

Mas esse proselitismo é chato e sem efeito algum.

Dá pra tirar de letra.
Estivemos agora em setembro em Londres, e comparando com as habituais e periódicas paradas em Portugal e França; constatamos talvez pelo superficial dado que é a primeira vez que lá fomos; que o azar (ou a sorte) da Grã-Bretanha não é a religião ou a irreligião dos seus cidadãos ou súditos, mas dos seus colonizados. Na França, que desde 2008 já fomos três vezes; observamos um crescente aumento da violência, do vandalismo, da rebelião dos colonizados imigrantes; sempre revoltados e amparados pela religião(praticante minoritária) e pela ditadura do politicamente correto.Na Inglaterra, embora visitamos pela primeira vez, não podemos comparar com épocas anteriores; contemplamos uma pacata e pacífica submissão dos colonizados e imigrantes(aqueles que os países ricos toleram para fazerem o que ele não encontram quem fazer); e chamou-me a atenção o fato de que a religião deles, o sentimento de que as condições sociais originam-se de um elemento divino e natural; obriga-lhes a tal pacifismo e maior tolerância. O hindu, mais que o cristão, acredita que está assim ou assado porque é o seu karma, algo como o nosso "Deus quis assim". O karma entretanto é mais pessoal, eu agi de tal modo e recebo a reação. Até nisso a Inglaterra deu sorte.
Caruê disse…
Isso tudo é a conseqüência de uma educação de qualidade.
Anônimo disse…
Um mundo sem religiões, poderá decidir com discernimento novos caminhos.
Izual disse…
Tenho ódio de religioso, em especial dos fanáticos .
Concordo, antes de mover para o Japao, vivia na Inglaterra.
Apesar de ser um pais com milhoes de Ateus, por causa da "invasao" dos colonizados e imigrantes, passaram a ser muito tolerantes.
Ja discuti com um colega Britanico, o qual defendia o direito da instalacao da Sharia law nos bairros Muslim.
Ele dizia que: No passado nos os tornamos escravos, invadimos suas terras e os roubamos, nada mais digno agora do que dar a eles o direito de viver na nossa terra que se ergueu a custa do sangue dessa gente... e blablabla.. E olha que ele se dizia agnostico.

Viajei muito pela Franca, onde o caso e exatamente o mesmo de toda a Europa.
A minha Italia amada, onde eu sonhava um dia se aposentar e ficar ate a morte, terra do meu sangue, totalmente distorcida pelo cristianismo e pela invasao islamica.
Ultima vez que estive la, estava acontecendo um protesto em Bologna: Os Muslims queriam o direito de construir um templo no centro da cidade.


Portugal, a ignorancia crista tomou conta daquela gente, o mesmo na Espanha.
Alemanha apesar te ter muitos protestantes e Turcos Muslim, ainda nao tem um grande problema, pelo menos onde morei na Bavaria.
O resto da Europa, no mesmo: brigas por causa de Religiao, disputa por leis e verbas.

Como na falida Grecia: O governo liberou 16 milhoes de euros ano passado para a construcao de um templo muslim, houveram dezenas de protestos mas nao adiantou.

Agora, ja o Japao, mesmo sendo cheio de templos, religiao e escamcaradamente assim: Ninguem te pergunta nada, ninguem te pede nada. A maioria dos Japoneses leva a religiao mais como "cultura" do que "FE". E como quando usam kimono, so por tradicao mesmo.
Minha esposa e Japonesa, toda a familia dela budista.
Num ritual de morte ano passado, o monge falado enquanto os sinos badalavam: As religioes do mundo se matam por que querem crer num deus. Ja o budismo nao tem "deus" e nem mesmo e uma religiao, simplesmente acreditamos na necessidade de nos tornar pessoas melhores.

Eh uma fe onde "crer em deus" eh opcional.
BTW, sou ateu, porem tao encantado com a diferenca desta cultura que nem falo nada, so aprecio e respeito.

Quem me dera se o mundo tivesse de budista o que tem de cristoes e muslims... ja que ateismo ainda pode estar um pouco distante.
Anônimo disse…
Se os britânicos conhecessem a história do colonialismo de seu próprio país, veriam que a Inglaterra é causa de muita miséria.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...