Pular para o conteúdo principal

Pessoas de pouca reflexão têm mais fé em Deus, afirma estudo


Mais racionais tendem a
desconfiar do sobrenatural

As pessoas que tomam decisão pelo primeiro impulso, pela intuição, tendem a crer mais na existência de Deus em relação àquelas mais reflexivas. Esses fatores são influenciados pela cultura, mas trata-se de uma interferência pequena, quase desprezível.

É o que diz estudo conduzido por Amitai Shenhav, da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, e publicado pelo Journal of Experimental Psychology.

A conclusão de que as pessoas mais racionais tendem a crer menos em Deus pode parecer óbvia, mas foi a primeira vez que isso foi provado cientificamente.

Pesquisas anteriores revelaram que pessoas de QI (Quociente de Inteligência) acima da média tendem a crer menos em Deus, mas pessoas inteligentes necessariamente não são as mais racionais.


Para a realização do estudo, 882 voluntários se submeteram a um questionário sobre crenças religiosas e questões que exigiram raciocínio. O objetivo foi identificar o estilo de pensamento de cada um deles.

Verificou-se que as pessoas com pensamentos intuitivos -- portanto as com mais tendência para acreditar em Deus -- caíram com mais frequência nas “pegadinhas” das questões que exigiam raciocínio com números. Confirmou-se que todos têm pensamentos intuitivos. A diferença é que as pessoas reflexivas questionam a intuição antes de tomar uma decisão.

Shenhav não fez no estudo uma comparação de importância entre as pessoas mais intuitivas e as mais racionais. “Ambos os tipos de pessoas são importantes para todo o mundo”, disse. “Não existe uma resposta certa sobre qual dos dois modos de pensamento deve ser usado em cada ocasião.”

Ele afirmou que cada pessoa acaba encontrando o seu ponto de equilíbrio entre o pensamento intuitivo e o reflexivo. Esse equilíbrio muda com o tempo na maiorias dos casos porque, segundo Shenhav, as pessoas mais intuitivas tendem a fortalecer cada vez mais a fé em Deus e as reflexivas a se tornarem mais descrentes.

Com informação do texto do estudo e de portais.





Estudioso diz por que ateus são mais inteligentes que religiosos

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes