Pular para o conteúdo principal

Pastor critica as 'generalizações irresponsáveis' de leitores

de um leitor a propósito de
Pastores do Malafaia têm salário de até R$ 20 mil, além de casa e carro

Sou pastor da Igreja Presbiteriana Independente. Li vários comentários afirmando que ser evangélico é ser ingênuo, incoerente, imbecil... Pois bem, gostaria de fazer algumas considerações:

"Não podemos esquecer 
que há pastores sérios'
a) Há uma distinção clara entre as chamadas igrejas históricas (Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Luterana, Metodista, Batista, etc.), as igrejas pentecostais (Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Evangelho Quadrangular, etc.) e as igrejas neopentecostais (Universal, Internacional da Graça, Mundial da Graça, etc.). Os comentários tendem a fazer afirmações superficiais, sem conhecer minimamente a diferença entre igrejas.

b) Há generalizações irresponsáveis em muitos comentários. Por exemplo, eu conheço alguns ateus alcoólatras. No entanto, não posso sair por aí afirmando que todo ateu é alcoólatra. Conheço alguns católicos adúlteros, mas não posso sair por aí que ser católico é ser adúltero. Do mesmo modo, há maus pastores, especialmente na mídia. Agora, não podemos esquecer que existem pastores sérios, que não fazem da Palavra de Deus mercadoria, que vivem vida modesta e servem a Deus e ao povo com honestidade e respeito.

c) Sou pastor evangélico. Cada um tem a liberdade para falar mal ´da pastorada´ a vontade. Mas não esqueça que essas generalizações são incoerentes e injustas.

agosto de 2011

Sobre este blog.      Posts de leitor.

Comentários

Ah, quer dizer que os safados dos ditos "defensores da moral e bons costumes" podem generalizar os ateus como imorais e assassinos e os homossexuais como pedófilos e promíscuos, mas quando o pano cai pra cima de vocês, revelando a verdadeira face dessas seitas e de seus respectivos pastores corruptos e padres estupradores, aí não, isso é perseguição, é preconceito, é generalização? Hipocrisia isso, não acha?
LEGIÃO disse…
Pastor, as generalizações vem da falta de conhecimento. As informações que o senhor prestou, entretanto, são insuficientes para mudar isso.

É necessário que sacerdotes com sua visão religiosa suspendam o silêncio, diante dos desmandos praticados por seus colegas.

Pastor, peço que convoque aqueles de sua linha de conduta e vá à mídia. Diga que não concorda com o estelionato, que está sendo praticado, principalmente, pelas neo-pentecostais.

O Jesus que a Bíblia descreve faria isso. Ele criticaria os sacerdotes corruptos e expulsaria da Casa de Deus os Mercadores.

O Senhor, Pastor, tem o dever moral e religioso de propagar a mensagem de Cristo. Então, pare de reclamar e use sua liderança para criar um movimento nacional contra a corrupção religiosa.
Anônimo disse…
Sou ateu mas concordo plenamente com esse pastor. Fui criado indo numa igreja assim, em que a maioria dos pastores tem trabalho fora da igreja para se sustentarem. Não é nada parecido com essas mega igrejas cheias de dinheiro, expulsão de demônios todo dia, super bandas gospel... Continuo não concordando com a doutrina, principalmente a doutrinação de crianças à qual fui submetido, mas esses cristãos em sua maioria estão na deles e merecem nosso respeito. Já vi muitos deles terem amigos de outras religiões, ateus, homossexuais e não ficarem apontando dedos. Quem não quer ser generalizado não deve generalizar!
Anônimo disse…
Igreja neo-neo-pentecostal, pósbiteriana do terceiro pentágono quadrangular da graça do triangulo quadrilátero independente tumba lacaxumba tumba tá.

Tem muita distinção!...e muito em comum!
Anônimo disse…
Pastor,na minha humilde visão isso é uma espécie de resposta ao que muitos religiosos(não todos)fazem:Atacam duramente outras pessoas condenando-as,perseguindo-as,segregando-as e ridicularizando-as.
juliano disse…
a maioria dos pastores, padres e afins dizem isso, só que na prática vocês são péssimos exemplos
eu não posso realmente generalizar mas posso dizer que a maioria desse povo não dão bons exemplos, principalmente quando tem dinheiro no meio e hj muitas igrejas descobriram que podem fazer muito dinheiro iludindo as pessoas com uma mentira pré histórica de um deus
Anônimo disse…
Eu concordo com o anônimo das 14:36, mas queria chamar a atenção de que o fundamentalismo religioso cresce cada vez mais no meio evangélico. Os evangélicos que "estão na deles" estão virando minoria. E isso não é nem um pouco legal!!
Anônimo disse…
Pastor esta certo ja que os ateus acham que todo religioso é ladrão, pedófilo e tal,vamos agora também dizer que todo ateu é safado,ja que é para generalizar,os ateus e a mania de achar que todo ateu é certinho.
Anônimo disse…
Isto de igreja presbiteriana, pentecostais, neo- pentecostais, reformada etc são tudo farinha do mesmo saco podre, a unica diferença é o grau de fanatismo religioso.

(NO SECULO 16 ERA LINDO A QUEIMAÇÃO DE PESSOAS E MASSACRE DE AMBOS OS LADOS, QUER DIZER MAMAE ICAR E SUAS FILHAS PROTESTANTES)
Anônimo disse…
Concordo, em parte, com o LEGIÃO.

Pastor, se acha que as outras denominações religiosas estão erradas e o sr. não se levanta ou esboça qq forma de critica-las, é porque a sua denominação é conivente com o que esta acontecendo. Quem fica em silencio, em uma situação destas, é porque tb tem o rabo preso.

Se, sua denominação segue realmente os ensinamentos de jesus, deveria fazer como ele, gritar em alto e bom ton e expulsar ou pelo menos expor os "mercadores" que usam do nome de deus para fazerem dinheiro.

Então porque o sr. ao inves de nos criticar, não critica seus colegas de credo ?

Isso se chama hipocrisia !
Anônimo disse…
Evangélicos, sei que a maioria de vocês são pessoas boas, aliás, ótimas. Toda minha família é evangélica e só querem ajudar os outros, nenhuma relação com esses telepastores, meia abençoada, copo de água na tv... Sou ateu por várias razões mas isso é pessoal, não preciso convencer ninguém. Vocês deviam lutar contra esses ladrões mentirosos que dizem falar em nome do seu deus. Limpem seu nome. Mantendo suas crenças dentro de seus domínios, poucos vão lhes criticar.
Anônimo disse…
Só tenho uma grande crítica a todos os cristãos moderados: não é justo doutrinar uma criança, costumam acreditar em tudo que os adultos falam, antes de ela ter discernimento. Isso é um estupro mental. Ensinem tudo, principalmente lógica, amor e compaixão depois mostrem pelo exemplo. Se assim quando adulto decidir virar cristão, será um verdadeiro cristão.
Bia Alencar disse…
Legião disse tudo. Mais e um pouco hipocrita o Pastor reclamar dos ateus gerenalizar os pastores, sendo que os pastores, fazem a mesma coisa ¬¬'
AlyneS2 disse…
NHaaa, tadinho, ele está irritado com as generalizações. Até parece que os religiosos não generalizam os Ateus^^
Cláudio disse…
Eu não falo que todo crente é pedófilo.

Mas enquanto houver doutrinação, uma imposição em crianças e outros tipos de analfabetos, daí os religiosos podem me vir dar aula sobre respeito, ok?
Caruê disse…
Não vou negar que alguns ateus destilam ódio, mas alguns crentes fazem o mesmo.
Se olharmos o Terra.com ou o Globo.com veremos o mesmo comportamento proferido por defensores dos partidos X e Y, ou mesmo do time X e Y.
É difícil manter o nível do debate, tirando poucos que mostram sua cara e elaboram criticas minimamente elaboradas e alguns raros textos dos anônimos, o restante é pura trollagem.
Pedro disse…
Está na hora dessa MINORIA religiosa arregaçar as mangas e tentar limpar o nome da religião porque do modo como a coisa anda, é essa a imagem que estão legando para o futuro: a de que a religião prega o ódio, a segregação, a intolerância, a discriminação e preconceitos de diversas ordens. Francamente estou contente por ter criado meus filhos longe de toda e qualquer religião. Tornaram-se pessoas mais tolerantes e abertas as diferenças....
Anônimo disse…
Concordo com o LEGIÃO e (em parte) com Martin Luther King quando fala

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".

Em parte porque os berros dos maus tambem me preocupa...
Anônimo disse…
Concordo com o Pedro.

Toda e qq religião, deveria ser acusada de estupro intelectual.

Incutir em uma criança, sem muitos dicernimentos, a existencia de algo improvavel e fantasioso é absurdo.
Avelino Bego disse…
O Pastor está certo na sua lógica. Cabe à ele e seu rebanho de crédulos em mitos seguir essa regra também...
Israel Chaves disse…
Desculpe pastor, mas líder religioso sério não existe, e sabe por quê? Porque pessoas sérias não divulgam mentiras como se fossem verdade. Mesmo que o cara seja honesto e se sustente com o próprio trabalho, não roube dízimo, não promova shows de milagres e tudo o mais que os pastores safados fazem, ele ainda não é sério, pois está ensinando às pessoas que nós surgimos de um casal mágico, sendo o cara feito de barro e a mulher da costela do cara. Ensina que só o fato de se estar vivo já é um pecado mortal, porque levamos a culpa pelo erro que a mulher-costela cometeu ao cair na conversa da cobra mágica falante.
Desculpe, mas uma pessoa assim não é séria.
E se a desculpa for que ele acredita naquilo, então o erro dele não está em mentir, já que para ele aquilo é verdade. Está em achar que tem conhecimento para ensinar algo aos outros, pois ele não teêm. Um sujeito que ignora todas as pesquisas científicas já feitas e continua insistindo que as pessoas vão se livrar de doenças apenas pedindo para um ser mágico, não só não é sério como é irresponsável e perigoso.
Pode ser que nem todo pastor seja ladrão, nisso eu até acredito, embora esteja certo de que esses são uma minoria ínfima. Mas nenhum deles é sério. Pessoas sérias usam a razão e não agem baseados em sentimentos e em respostas fáceis e confortáveis.
Headbanger Ateu disse…
Como sempre, pastores julgando...


Eu vivo num país onde quem julga, são os juízes e operadores de direito. Pastores são só charlatães tentando defender o que é "certo" e "errado". Claro, ao modo espiritualista e irreal deles.

"c) Sou pastor evangélico. Cada um tem a liberdade para falar mal ´da pastorada´ a vontade. Mas não esqueça que essas generalizações são incoerentes e injustas."

Então por que há tantos evangélicos, por exemplo, "chutando macumbas" por aí e "falando mal" entre si próprios? Isso não é certo. Religiosos deveriam se entender entre si. E não uns mostrarem que são melhores que outros, ou pior, dar o "direito" de "falar mal" de outros pastores. Vocês parecem máfias. É isso o que penso. E ainda se acham melhores, "mais morais" que outras pessoas...

A mim não importa ver quem é "bonzinho" ou "malzinho", e sim, quem falta com a inteligência e fomenta a contradição quanto ao que fala. Vocês pastores são mestres nisso. Deveriam repensar muito bem o que falam.

Basta de verborragias.
bom entendedor disse…
Ateus julgando, mas reclamando que cristãos julgam.

Ateus generalizando, mas reclamando que crentes generalizam.

Ateus mentindo descaradamente, mas acusando os crentes de mentirosos.

Ateus não entendendo p*rra nenhuma do que o pastor falou no texto, mas dizendo que crentes são ignorantes.

O show ateísta não pode pode parar.

Pior é que parece mesmo que nem todos os ateus militantes são pilantras assumidos. Alguns parecem trouxas, idiotas úteis, papagaios repetindo, sem raciocinar, o que algum outro ateu lhes ensinou como "verdade absoluta".
Israel Chaves disse…
Crente troll disse: Ateus mentindo descaradamente, mas acusando os crentes de mentirosos.

Gostaria muito de saber quais seriam essas mentiras descaradas.
Talvez... Ciência?
João Alfredo disse…
Se existem tantos pastores "sérios" na sua concepção, porque vocês não se manifestam contra os desmandos desse pastores mercantilistas, porque vocês não abrem a boca e soltam o verbo contra a exclusão que a maioria faz de homossexuais, prostitutas, seguidores de outras religiões e tantos outros. Resumindo: Ou vocês não existem ou então são omissos reforçando o ditado: "Quem cala consente".
Ricardo disse…
João Alfredo disse tudo!
Anônimo disse…
Concordo plenamente com as palavras deste pastor. É muito comum a generalização quando se trata de evangélicos. Basta olhar os jornais e ver o destaque é dado quando algum pastor envolve-se com um problema. É primeira pagina sempre, mas quando é um padre, a situação muda de figura. Sei disso porque fui editor de jornal e por várias vezes fui obrigado a mudar manchetes que tratavam com destaque muito maior do que o merecido por ser a pessoa envolvida, TAMBÉM, um pastor.
Marcelo Alberto disse…
Eu entendi perfeitamente a posição deste pastor e vejo em seu reclame uma coerência significativa e ninguém pode negar isto sem realmente cometer injustiça. No entanto, quero dar meu apoio aqui para a solução apresentada pelo LEGIÃO. O silêncio dos bons tem feito prevalecer os maus, e já passou da hora de por a casa em ordem para que os estelionatários da fé possam ser distinguidos explicitamente dos que não são. Até porque, o que eles pregam está muito aquém de ser considerado evangelho.

Senhores pastores, quem cala consente. Já não é nem o nome de Cristo que esses mercenários tem manchado, são também os vossos nomes. Se vocês tivessem tomado uma posição ainda lá no passado por zelo ao nome do Senhor Jesus e do evangelho, teriam se preservado também. Mas ainda há tempo. Não esperem apodrecer ainda mais porque isto vai ficar cada dia pior. Comparem os anos passados com os dias atuais e verão. A leva destes charlatões é grande e a tendencia de proliferar é exponencial. Se o mundo não sabia o que era evangelho, com toda esta podridão que estão ensinando em nome de Jesus, saberão ainda menos. Acordem.

Leiam minha matéria: Pastores ou Estelionatários em: http://setimoshofar.blogspot.com/2011/09/os-falsos-profetas.html - Grato.
Anônimo disse…
Concordo em parte com o pastor. Existem pastores e pastores, não se pode generalizar. Sou ateu e não gosto quando os crentes (sempre) fazem isso comigo. Sugiro ao Paulo Lopes bloquear o comentário de anônimos. Seria muito mais saudável aos debates nessa seção tão importante do blog.

Abraço!
Anônimo disse…
Bem vamos dar só um número para esse pastor imbecil:


No Brasil 95% das pessoas se declara cristão, logo é praticamente todo mundo, então não é questão de generalização, mas de matemática:

95% (ou mais) dos ladrões são cristãos.
95% (ou mais) dos bêbados são cristãos.
95% (ou mais) dos assassinos são cristãos.
95% (ou mais) dos pedófilos são cristãos.
95% (ou mais) dos religiosos desonestos são cristãos.
95% (ou mais) dos políticos corruptos e ladrões são cristãos.

Deus, Jesus e Paulo ensinam a roubar na própria bíblia.

Paulo é um ladrão e mentiroso confesso, segundo suas próprias palavras NA BÍBLIA.

Judas era um conhecido ladrão e tesoureiro de Jesus e sua turma de desordeiros, PORQUE ERA IRMÃO DE JESUS. Nepotismo.

TODOS OS PAIS DO CRISTIANISMO FORAM MORTOS POR SEREM BANDIDOS E PREGAREM A DESORDEM E DESOBEDIÊNCIA ÀS LEIS.

O cristianismo é resultado de uma associação de crmininosos que conseguiu chegar ao poder em Roma, permaneceu com ele por mais um tempo por causa do assassinato de um imperador - JULIANO - por um cristão e depois foi expulso novamente, voltando à marginalidade.


JL
Anônimo disse…
Algo inegável e que nenhum religioso pode reclamar é:


TODOS OS RELIGIOSOS SÃO MENTIROSOS E A MENTIRA É A BASE DE TODA A ESTRUTURA QUE DEFENDEM.

Se um religioso falasse a verdade não existiria religião, pois religião=mentira.

Se não é crime, é desonestidade e falta de vergonha na cara manipular pessoas com mentiras bobas e ridículas.

Mas charlatanismo é crime previsto no código penal brasileiro. Todo pastor que faz curas ou alega fazê-las em nome de fantasmas ou objetos vendidos a preço abusivo é um criminoso, assim como a charlatanice dos milagres da igreja católica.

Queiram ou não, são todos criminosos. Não é generalização, é fato.

JL
Anônimo disse…
Não existem pastores sérios. Se existissem pregariam aos seus fieis que suas pregações se referem a mitos e nada mais.

São todos, sem exceção, desonestos, pois acreditar em suas mentiras bobas é a única razão que leva pessoas fragilizadas às suas igrejas.

Se fossem honestos e falassem a verdade todas as igrejas estariam vazias, mas a verdade não interessa à religião alguma, pois o monstruoso edificio construído sobre mentiras precisa ser mantido em pé custe o que custar, milhões de parasitas precisam continuar a viver de enganar pessoas.

JL
Anônimo disse…
Todo religioso hipócrita que fala em nome de seres mitológicos invisíveis deveria ser obrigado por lei a provar suas afirmações sob pena de ser preso.

E qualquer pessoa decente e de vergonha na cara deveria fazer a esses parasitas mentirosos a mesma cobrança.

JL
Anônimo disse…
Esqueci de dizer:

...ser evangélico (ou cristão) é ser ingênuo, incoerente, imbecil...


Pois como o próprio "pastor" disse, há uma infinidade de denominações, milhares e milhares (apenas no censo do IBGE havia mais de 2.000), todas pregando coisas contraditórias entre si e ao mesmo tempo hipocritamente como a "verdade".



Então precisa ser "ser ingênuo, incoerente, imbecil" para crer que alguém está falando sobre alguma verdade divina.


Todos otários.

JL
Anônimo disse…
A combinação perfeita: crentes otários e religiosos mentirosos. BINGO!

JL
Anônimo disse…
Alguém disse " dever de propagar a mensagem de cristo"????

Qual seria?

Nunca falou uma palavra em favor da educação.
Jamais mencionou a existência de qualquer ciência.
Jamais disse algo em favor da indústria, da economia, de qualquer esforço que visasse melhorar as condições do mundo.
Era inimigo dos bem-sucedidos e dos ricos.
Pregava a miséria e a pobreza.
Nada sabia de escultura ou música – não dava importância à arte.
Jamais falou sobre os deveres das nações uma para com as outras, dos reis para com seus súditos.
Jamais falou sobre os direitos humanos.
Jamais falou sobre a liberdade de pensamento e expressão.
Jamais falou sobre a família, o casamento, a maternidade.
Desprezava a higiene: contra os que censuraram seus discípulos comerem sem lavar as mãos, ele disse que “não é o que entra pela boca que contamina o homem”. Isso, porque não sabia que existiam os micróbios.
Nunca se casou. Viveu perambulando de um lugar a outro acompanhado de uns poucos discípulos, geralmente bandidos e assassinos.
Nenhum deles jamais teve qualquer trabalho produtivo; provavelmente viviam de esmolas e roubos.
Toda a afetividade era tratada com desprezo; este mundo era sacrificado em nome do próximo; todo trabalho era desencorajado. Deus nos ajudaria e protegeria.
Finalmente, nos seus últimos momentos de vida, desiludido, reclamou por ser abandonado pelo próprio pai.


JL
A Igreja em questão, por mais que possa posar de boazinha, participante do conselho mundial de igrejas, companheira da Igreja Católica nas campanhas da fraternidade; não está livre como toda farsa religiosa, da culpa de permitir que seus funcionários e teólogos estudem, se ilustrem e esclareçam; mantendo porém os fiéis, naquele estado de consciência mágica, infantil e imbecilizada; manipulando-os assim o resto da vida. Sou familiar de um pastor da Igreja Presbiteriana Independente, e tenho na família, por conta dos casamentos, primos e maridos de primas PASTORES dessa Igreja. Sua tolerância é admissível, a princípio, pois minhas primas apesar de ricas, casaram-se com rapazes pobres. Este é outro ponto que se deva pesquisar em sociologia da religião e do trabalho. Por que justamente jovens pobres e das camadas menos ilustradas, são recrutados pela Igreja Católica e demais como SEUS FUNCIONÁRIOS? Os meus primos, por sua vez, apesar de fanáticos e fundamentalistas do protestantismo histórico, casaram-se ou com pentecostais ou com católicas (idólatras, portanto). Bem, eu criança ainda , ouvi muitas BARBARIDADES culturais, anticientíficas, preconceituosas e fomentadoras do ÓDIO e das GUERRAS, por parte de pastores dessa Igreja. Dentre outras, que os Estados Unidos eram o povo eleito de Deus na terra, os defensores de Israel, que a briga dos judeus com os árabes era bíblica, inquestionável, que os palestinos estavam errados, que a terra pertencia a Israel, que os maçons são anticristãos, que no nordeste brasileiro não chovia por causa da "idolatria" do Padre Cícero e de São Francisco do Canindé; etc. etc. etc. Outro dado interessante da hipocrisia do clero - curiosamente peculiar a todas as demais igrejas-; é a sua intolerância e ódio homofóbico contra homossexuais; embora, a bom leitor um pingo é letra, estejam repletos de homossexuais tanto no clero, quanto nas platéias das igrejas. Acho que as críticas desse blog são muito educadas, comparadas com as sandices e crueldades que ouvi dos pastores dessas Igrejas. Sou casada, mãe de três filhos, pago meus impostos, não temos em minha família nenhuma religião e não preciso de credo nenhum para fazer o bem e procurar não causar dano individual ou público à sociedade; por uma elementaríssima compreensão que TODOS fazendo isso obtemos menos insegurança e um pouco mais de PAZ.
Anônimo disse…
Sou pastor.
Falta o critério da isenção.
Mas pastor, na sociologia do trabalho e da religião, é um componente em geral das camadas mais pobres da população, justamente aquelas mais exploradas; que por conta da baixa escolaridade, da falta de educação tecnológica e científica; é forçado pela competitividade social a ingressar nas fileiras do obscurantismo: cursar faculdades de pendor intelectual e trabalho acadêmico DISCUTÍVEIS...teologia, filosofia religiosa, etc.etc.
A profissão, uma sinecura da fé. Quando histórico, um assistente social da comunidade pobre, pago com dinheiro da própria comunidade. Quando de elite, um profissional liberal nas horas vagas e com o sustento da família garantido com o dízimo dos fiéis. PERGUNTA A UM DESTES PASTORES se incentivam aos filhos que SEJAM TAMBÉM PASTORES? Não! Filho de pastor é médico, advogado, dentista, engenheiro, etc. etc. Por que?
A sociologia do trabalho explica: porque o capital social da familia aumentou.
Ora, pastor,
francamente!
LEGIÃO disse…
"Alguém disse " dever de propagar a mensagem de cristo"????

Qual seria?"

Conforme foi mencionado no post, isto inclui: Criticar os sacerdotes corruptos e expulsar os Mercadores da Casa de Deus.

A Ficção, chamada Jesus, não fez contribuições na Ciência, Indústria, Tecnologia, etc. Entretanto, este mito é associado a mensagens e episódios que podem ser úteis no ataque ao avanço do fanatismo e da demagogia do enriquecimento ilícito neo-pentecostal.
Anônimo disse…
Pergunta:
"Como seria o mundo hoje se a igreja nunca tivesse existido?"

CJR
Israel Chaves disse…
Já ouviu falar que a idade média (período controlado pela igreja, caso não lembre) é conhecido como os mil anos de escuridão, porque praticamente não houveram avanços? Não houve ciência, medicina, porra nenhuma, porque a igreja não deixava.
Se não fosse a igreja, estaríamos muito mais avançados.
Legal, não?
LEGIÃO disse…
Pergunta:
Como será o mundo depois do Grande Julgamento do Estado Laico (GJLAI)?

LG
Headbanger Ateu disse…
"A sociologia do trabalho explica: porque o capital social da familia aumentou."

Max Weber chegou a afirmar que o sem o capitalismo, a religião não seria necessária. Tanto é que existe algo que é desconhecido de muita gente e que é uma das "fórmulas mágicas" de enriquecimento de religiosos protestantes. Sobretudo, protestantes, a quem Weber frisou capítulos especiais em sua Opus Magnum "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo".

Essa fórmula mágica chama-se "Teologia Financeira". Muito comum em religiões protestantes. Há inclusive, "doutrinas" de pastores ensinando como arrecadar quantias como R$900,00. Bem como e-books a respeito do tema.

É o que pode ser perfeitamente chamado de religião do capitalismo. A qual, e principalmente, protestantes "arrecadam" dinheiro das pessoas. Principalmente as mais pobres e menos instruídas, aproveitando-se sociologicamente das ascensões econômicas dos mesmos. Um monopólio comercial que deu a origem aos cultos de Edir Macedo e Silas Malafaia, graças claro, a ignorância de seus adeptos.


Um e-book que trata a respeito do assunto:

http://semeador.forumeiros.com/t1396-nocoes-de-teologia-financeira

E um vídeo, até bem conhecido, cujo nome é "Teologia da Prosperidade Silas Malafaia e Morris Cerullo":

http://www.youtube.com/watch?v=ZFzUsnQLBWU&feature=player_embedded
Anônimo disse…
Eu acredito na idoneidade de muitos pastores quando dizem não fazerem maldades, matar, roubar mas não acredito numa frase se quer quando mencionam deus, Jesus e toda a pataquada que é a bíblia.
Anônimo disse…
Quer dizer então que as Igrejas protestantes neopentecostais são um poço de conhecimento e tolerância religiosa e social? Não na prática. Se fossem, não atacariam com violência gratuita e terror psicológico e falta de honestidade intelectual os ateus, as mulheres e os homoafetivos. Vocês são os primeiros déspotas declarados do fundamentalismo, portanto essa argumentação não é válida, nem universal. O mesmo digo da ICAR e da religião muçulmana, pois não são flores que se cheirem.
Bruno Nigro disse…
'(...) existem pastores sérios, que não fazem da Palavra de Deus mercadoria, que vivem vida modesta e servem a Deus e ao povo com honestidade e respeito.'

Concordo, mas o problema é que essa 'minoria' não se manifesta e não vai a campo limpar a sujeira que seus companheiros de crença estão fazendo por aí, com respaldo e apoio de canais de TV, autoridades, etc.

E nem vou entrar no mérito da generalização, pois, sendo ateu, é o que mais vejo por aí em relação aos que não tem religião. É como eu vi numa charge: Existem teístas, ateístas e, entre os dois, uma multidão de idiotas discutindo pormenores inúteis ao contexto.
Os crentes são tolos disse…
Bom entendedor

Um crente chamar um ateu de mentiroso é o mesmo que uma criança chamar seu pai de mentiroso por dizer que papai noel não existe
Igor Mendonça disse…
Já vi muita coia boa vindo da igreja. E essas coisas boas eram idealizadas pelos pastores. Aquela questão de plantar árvore a cada pecado foi um fato especialmente genial e veio de um líder religioso. Generalizar é sempre (ok, nem sempre, pois estaria generalizando) uma burrice.
Nem todos eles nos generalizam, da mesma forma como não devemos generalizá-los. Se generalizar-mos o comportamento deles, estaremos sendo tão desonestos quanto os pilantras que criticamos.
Anônimo disse…
Não é a generalização a raiz do preconceito?
Anônimo disse…
Toda generalização é danosa ha uma sociedade livre deve-se analizar caso a caso senão seria o mesmo que se rebaixar a condição da grande manada celestial sedenta por sacrificios crucianos com direito a chicotadas flagrunicas, devemos então criticar as ações desses malafasianos desprovidos de massa cefalica grandes instigadores de ódio e intolerancia pois enquanto cada um achar que esta com a verdade teremos apenas mentiras espalhadas como alimento para o rebanho teológico transformando assim o céu o destino final desse gado no grande abatedouro onde essa manada sera sacrificada em beneficio dos seus pastores ...
_Plenamente de acordo!
_Recordo-me muito bem, das inúmeras vezes que tive meus comentários achincalhados, em função inclusive das generalizações que pude ler neste espaço.
_Ao escrever acerca do tema, de forma bem nítida, percebi o grande senso de supremacia que paira por aqui..., sendo rebatida por um ilustre comentarista que escreveu à época: "é possível generalizar, sim"!
_Não, não é possível, não! _As pessoas inteligentes, costumam entender isso!
_É bastante coerente e consistente, a fala do protagonista da matéria citada.
_Se existissem mais cristãos sem medo e que, realmente, assumissem uma postura ousada frente às barbaridades que dizem a nosso respeito, às arbitrariedades que desejam nos imputar..., alguns seriam capazes de deixar de lado preconceitos e generalizações; quem sabe, até pudessem esquecer seus adjetivos pejorativos e de baixíssimo nível.
Nika Pinika disse…
Eu até concordo com o pastor. Mas também concordo com a frase “O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.”. Enquanto "os bons" das vertentes religiosas, hoje vistas com tantas reservas, mantiverem-se calados e permitirem a maldade, estarão se igualando aos que hoje nos dão motivo para criticar. O silêncio dos justos justifica as generalizações, infelizmente. Enquanto os bons líderes e fiéis não se levantarem, de forma séria, ampla e forte, contra essa bagunça que virou a religião, a margem para a generalização, para a ojeriza, para a repugnância, para a crítica etc permanece de pé e com ótimo argumento. Limpem seus credos agora, não percam mais tempo. E façam por merecer admiração e respeito.
disse…
Pastor, tome vergonha e fale a verdade!
Daniel Loureiro disse…
concordo com o texto. Sou ateu e vejo como cristãos-problemáticos geralmente os pentecostais e neopentecostais (não todos). Seguidores das IURDs da vida são os piores (com exceções). Pelo menos entre os que eu conheço, os católicos, luteranos, e de outras ordens que não os neopentecostais são mais civilizados, racionais, tolerantes e cultos. Claro que há exceções, mas é complicado mesmo colocar todos no mesmo barco, afinal também existem muitos ateus que são tão histéricos e ignorantes quanto os religiosos fanáticos que tanto atacam.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica