Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica obtém liminar para manter programa em TV estatal

A Igreja Católica obteve na terça-feira (20) liminar que mantém o programa “Santa Missa” na TV Brasil, emissora estatal. A decisão da Justiça Federal de Brasília também beneficia o programa “Reencontro” da Igreja Batista.

Em março deste ano, o Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), administradora da TV Brasil,  decidiu acabar com os programas de proselitismo religioso na emissora para que se cumprisse a determinação constitucional de que o Estado é laico.

O conselho fixou um prazo de seis meses para tirar do ar os programas religiosos. Esse prazo se esgotou no dia 18.

Claudine Milione Dutra, advogada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, disse que a igreja recorreu à Justiça após “várias tentativas para que o conselho mudasse a decisão”.

O padre Dionel Amaral, diretor da “Santa Missa”, disse que a decisão judicial foi uma “vitória de Deus”.

Para substituir o proselitismo católico e evangélico, a TV Brasil tinha preparado programas informativos sobre todas as religiões com devotos no país.

O Conselho Curador da EBC vai decidir se recorre agora da liminar ou se vai esperar o julgamento do seu mérito, em data ainda não prevista.

Com informação das agências e deste blog.

julho de 2011

TV e rádio não podem estar a serviço de crenças religiosas.
por Eugênio Bucci em abril de 2011


Comentários

Anônimo disse…
É assim mesmo quando a gente acha que vai dar alguma coisa certa e que o governo vai confirmar o ideia de um estado totalmete laico vem uma dessas!!
Headbanger Ateu disse…
Acho que o Paulo deve saber do que é necessário para que se consiga uma concessão de TV pelo Governo Federal. E que isso, além de não ter lei alguma como remédio constitucional que garanta a prevenção de discrepâncias, só serve de jogadas políticas e enriquecimento de magnatas da TV. O que tem incluído a religiosos.

O resultado é caótico, mas não aparenta porque é toda uma alienação que normalmente envolve gente poderosa que a propaga. Portanto, vemos todo esse proselitismo religioso a âmbito de interesse público na TV aberta, deixando magnatas televisivos, e atualmente, os próprios representantes religiosos, podres de ricos. Quando não, perfazendo campanhas de políticos; muitas vezes, corruptos e contraditórios que acabam se reelegendo.

O compromisso com a informação ética, liberdade de expressão e até mesmo, com o laicismo do país, simplesmente acaba por ser execrado em forma de alienação popular. Onde o povo como um todo - exceto os magnatas e representantes religiosos que vivem dessas empreitadas - é sempre o mais prejudicado.
Anônimo disse…
Pessoal não quer largar o osso.
Anônimo disse…
E a paranoia dos ateus continua...
LEGIÃO disse…
Amigos da TV Brasil!

Sugiro que, antes de cada programa religioso, entre um comunicado, do tipo:

O Programa a seguir será exibido por decisão liminar da Justiça Federal de Brasília, a qual rejeitou argumentos da direção desta emissora por uma programação, neste horário, mais digna de um Estado Laico, como é o Brasil.
Anônimo disse…
Por isso que nossos jovens e adultos estão ficando com ídices mais e mais baixos de desenvolvimento cognitivo: muita teoria criacionista e nada de teoria evolucionista, é nisso que dá ignorar ou desprezar a ciência tão comum hoje em dia.
José Agustoni disse…
E qual teria sido a alegação da ICAR para manter o programa? Usucapião?
Anônimo disse…
Igreja Católica fundou esse país, nada mais justo.
Raul disse…
A Igreja Católica fundou o pais, nada mais justo de que ela ter maiores benefícios do que qualquer outra religião!
Anônimo disse…
Raul, Parabéns pelo comentário.
Todo mundo fala mal da Igreja Católica, neste país. As primeiras pessoas professores que pisaram neste lugar foram os jesuítas que fundaram a maior cidade deste país.
A Igreja tem defeito, mas suas qualidades são bem maiores.
Anônimo disse…
Não vou dizer que a Igreja Católica não tenha virtude alguma, pois a mesma é constituída de seres humanos inteligentes e de respeito. Somente a Igreja Católica como poder instituído(Igreja estado)por seres humanos imiscuídos com o poder político secular, desde Constantino, até os dias de hoje,merece,sim,alguma crítica. Segundo pesquisa(recorte religioso) do sociólogo Max Weber,onde predominou a influência da Igreja Católica, prevaleceu o mito,a alienação e o atraso.Basta observar os países cristãos onde o catolicismo prevaleceu por séculos o atraso também é evidente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...