Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica obtém liminar para manter programa em TV estatal

A Igreja Católica obteve na terça-feira (20) liminar que mantém o programa “Santa Missa” na TV Brasil, emissora estatal. A decisão da Justiça Federal de Brasília também beneficia o programa “Reencontro” da Igreja Batista.

Em março deste ano, o Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), administradora da TV Brasil,  decidiu acabar com os programas de proselitismo religioso na emissora para que se cumprisse a determinação constitucional de que o Estado é laico.

O conselho fixou um prazo de seis meses para tirar do ar os programas religiosos. Esse prazo se esgotou no dia 18.

Claudine Milione Dutra, advogada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, disse que a igreja recorreu à Justiça após “várias tentativas para que o conselho mudasse a decisão”.

O padre Dionel Amaral, diretor da “Santa Missa”, disse que a decisão judicial foi uma “vitória de Deus”.

Para substituir o proselitismo católico e evangélico, a TV Brasil tinha preparado programas informativos sobre todas as religiões com devotos no país.

O Conselho Curador da EBC vai decidir se recorre agora da liminar ou se vai esperar o julgamento do seu mérito, em data ainda não prevista.

Com informação das agências e deste blog.

julho de 2011

TV e rádio não podem estar a serviço de crenças religiosas.
por Eugênio Bucci em abril de 2011


Comentários

Anônimo disse…
É assim mesmo quando a gente acha que vai dar alguma coisa certa e que o governo vai confirmar o ideia de um estado totalmete laico vem uma dessas!!
Headbanger Ateu disse…
Acho que o Paulo deve saber do que é necessário para que se consiga uma concessão de TV pelo Governo Federal. E que isso, além de não ter lei alguma como remédio constitucional que garanta a prevenção de discrepâncias, só serve de jogadas políticas e enriquecimento de magnatas da TV. O que tem incluído a religiosos.

O resultado é caótico, mas não aparenta porque é toda uma alienação que normalmente envolve gente poderosa que a propaga. Portanto, vemos todo esse proselitismo religioso a âmbito de interesse público na TV aberta, deixando magnatas televisivos, e atualmente, os próprios representantes religiosos, podres de ricos. Quando não, perfazendo campanhas de políticos; muitas vezes, corruptos e contraditórios que acabam se reelegendo.

O compromisso com a informação ética, liberdade de expressão e até mesmo, com o laicismo do país, simplesmente acaba por ser execrado em forma de alienação popular. Onde o povo como um todo - exceto os magnatas e representantes religiosos que vivem dessas empreitadas - é sempre o mais prejudicado.
Anônimo disse…
Pessoal não quer largar o osso.
Anônimo disse…
E a paranoia dos ateus continua...
LEGIÃO disse…
Amigos da TV Brasil!

Sugiro que, antes de cada programa religioso, entre um comunicado, do tipo:

O Programa a seguir será exibido por decisão liminar da Justiça Federal de Brasília, a qual rejeitou argumentos da direção desta emissora por uma programação, neste horário, mais digna de um Estado Laico, como é o Brasil.
Anônimo disse…
Por isso que nossos jovens e adultos estão ficando com ídices mais e mais baixos de desenvolvimento cognitivo: muita teoria criacionista e nada de teoria evolucionista, é nisso que dá ignorar ou desprezar a ciência tão comum hoje em dia.
José Agustoni disse…
E qual teria sido a alegação da ICAR para manter o programa? Usucapião?
Anônimo disse…
Igreja Católica fundou esse país, nada mais justo.
Raul disse…
A Igreja Católica fundou o pais, nada mais justo de que ela ter maiores benefícios do que qualquer outra religião!
Anônimo disse…
Raul, Parabéns pelo comentário.
Todo mundo fala mal da Igreja Católica, neste país. As primeiras pessoas professores que pisaram neste lugar foram os jesuítas que fundaram a maior cidade deste país.
A Igreja tem defeito, mas suas qualidades são bem maiores.
Anônimo disse…
Não vou dizer que a Igreja Católica não tenha virtude alguma, pois a mesma é constituída de seres humanos inteligentes e de respeito. Somente a Igreja Católica como poder instituído(Igreja estado)por seres humanos imiscuídos com o poder político secular, desde Constantino, até os dias de hoje,merece,sim,alguma crítica. Segundo pesquisa(recorte religioso) do sociólogo Max Weber,onde predominou a influência da Igreja Católica, prevaleceu o mito,a alienação e o atraso.Basta observar os países cristãos onde o catolicismo prevaleceu por séculos o atraso também é evidente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih