Pular para o conteúdo principal

Para maioria dos leitores, ensino religioso não pode ser obrigatório

Dos leitores que participaram de enquete deste blog, 861 (67% do total) responderam que o ensino religioso não deve ser obrigatório nas escolas públicas. Em segundo lugar, mas distante do primeiro, ficaram os 214 leitores (16%) que apoiam esse tipo de ensino, desde que não haja proselitismo. Os leitores de opinião de que o ensino religioso deve se restringir ao cristianismo e os que acham que todas as religiões devem ser contempladas ficaram em último lugar, como menos de 10%, praticamente empatados.

Pesquisas on-line como esta não têm rigor científico, mas, nesse caso, serve para dar ideia do perfil dos leitores do blog. O total de participantes foi de 1277 -- número bem significativo. O sistema de enquete do Blogger permitiu apenas um voto por IP (código de conexão à internet). A enquete ficou disponível por 30 dias, até ontem.

Por lei, o ensino religioso é facultativo nas escolas públicas, mas nem sempre é isso o que ocorre. Em alguns Estados ele faz parte dos currículos como se fosse obrigatório e em outros é ignorado. A questão divide os líderes religiosos: parte deles acha que do jeito que está só a Igreja Católica é beneficiada. O STF (Supremo Tribunal Federal) deverá se manifestar sobre o tema até o final deste ano.

Ensino religioso deve ser obrigatório nas escolas públicas?

67% (861 votos) - Não, porque o Brasil é laico, de acordo com a constituição.
--
16% (214) - Sim, mas sem proselitismo religioso, com aulas só sobre a história das religiões.
--
8 % (104) - Sim, mas deve se restringir ao cristianismo, que é o credo da maioria da população.
--
7% (98) - Sim, desde que as todas religiões sejam contempladas.


        

Comentários

AlyneS2 disse…
NHaaa, eu tive ensino religioso até a oitava série. E finalmente me livrei dessa matéria. Mas não foi tanto ruim, eu realizei vários trabalhos de artes envolvendo desenhos e como eu adoro desenhar aproveitei ao máximo. Mas agora no ensino médio eu não acho essa matéria necessária. ^^
Luan Cunha disse…
É simples. Se os pais querem uma educação religiosa para seu filho, matricule-os num colégio católico/evangélico/adventista/batista. Se não tem condições de pagar, que dê eles mesmos. Só não pode fazer como o Julio Severo fez, isolando seus filhos em casa com paranoia de que o mundo vai "corrompê-los". Assim você vai criar sociopatinhas!
Anônimo disse…
Lugar de religião é na igreja.
Anônimo disse…
se for islâmismo, proibam,já temos muita violência no brasil.

punk
Alinka disse…
Um absurdo. O estado brasileiro é laico, logo, nao ha razao para ensino religioso. Historia das religoes, ainda vai. Mas quem votou que devia se restringir ao catolicismo, da até medo. Querem obrigar o Brasil obedecer à uma religiao, e com ajuda do estado. Muito idade media isso
Caruê disse…
O ideal seria abordar a historia da religião, não creio ser necessário uma disciplina própria, a religião deve ser discutida, mas não doutrinada. Algo dentro da historia e da filosofia.
Anônimo disse…
Punk,só islâmicos são violentos?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica