Pular para o conteúdo principal

Evangélico quer tirar símbolos católicos de prédios públicos

Bittencourt mira
na Igreja Católica
O deputado estadual evangélico José Bittencourt (PDT), na foto, apresentou projeto de lei que, se aprovado, fará com que os prédios públicos e autarquias do Estado de São Paulo retirem de suas dependências símbolos da Igreja Católica, como o Cristo crucificado.

Bittencourt tem evitado um confronto direito com os católicos com a argumentação de que não tem como objetivo atingir “qualquer ideologia religiosa”, embora nas repartições públicas só haja símbolos da Igreja Católica.

Ele disse que o seu projeto tem “base jurídica” e abrange “tudo que represente religião, credo e crença”.

A verdade é que Bittencourt – que é presidente do Instituto Teológico Betel do ABCD – tem empenhado o seu mandato às causas evangélicas. Em 2009, a Assembleia Legislativa aprovou o seu projeto de lei que institui o Dia da Assembleia de Deus, 18 de junho.

O deputado também conseguiu que a ExpoCristã, que se realiza todo ano em setembro, fosse incluída no Calendário Oficial do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma ilegalidade, porque o artigo 19 da Constituição brasileira proíbe o Estado de ter qualquer envolvimento com crenças religiosas, o que inclui a exposição de símbolos nas repartições públicas.

Com informação do Diário do Grande ABC e do site do deputado.
maio de 2011

Religião contra religião.      Religião no Estado laico.

Comentários

Augusto disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
André RR disse…
Globo fará evento evangélico:

http://rd1audiencia.virgula.uol.com.br/televisao/globo-fara-evento-evangelico/
Abbadon disse…
De qualquer forma, eu apoio a retirada dos simbolos religiosos das reparticoes publicas, em cumprimento ao disposto na Constituicao Federal, que caracteriza a laicidade do Estado Brasileiro.

Laicidade nao quer dizer necessariamente o ateismo, mas sim ao respeito de todas as religioes existentes, ao nao se favorecer uma em detrimento das demais.

Infelizmente, muita gente se engana em relacao a isso.
Anônimo disse…
FASCISMO DE TALEBÃS EVANGÉLICOS É DUPLO-ATENTADO CONSTITUCIONAL.
O Deputado é agente-duplo da inconstitucionalidade, religiosa e política. Quer substituir uma religião por outra, quando é a personificação das duas, da religião teológica e da religião civil, que é a falsa política. Essa política pela política, como diz o Professor Dr. Eduardo Chagas, no seu curso Introdução à Filosofia do Direito, de Hegel, é pseudo política, que pretende resolver os problemas da política universal, por políticas de particulares. Mera falácia, retorsão do argumento das liberdades individuais, ao negar o Universal em que todos se fundamentam; a falsa política veicula que o negro resolverá o problema do negro, o gay resolverá o problema do gay, o pobre resolverá o problema do pobre; quando na verdade o universal está sempre sendo negado; NINGUÉM É CIDADÃO. Eu preciso de cotas pra entrar na Universidade porque sou negro, pobre, gay, OU PORQUE SOU CIDADÃO? EU TENHO O DIREITO DE NÃO CONTEMPLAR ÍDOLOS DO CATOLICISMO EM ESPAÇOS PÚBICOS PORQUE SOU ANTICATÓLICO, OU PORQUE SOU CIDADÃO? Os gays precisam ser respeitados na rua, não devendo ser agredidos porque são gays, OU PORQUE SÃO CIDADÃOS? Este é o problema da falsa política, da política dos pastores, DO PODER PASTORAL, como diz o filósofo Michel Foucault. Um atentado à constituição, um nonsense para filosofia do Direito. Pastores na política? Que retrocesso lamentável! O que os estelionatários da fé têm a ver com os negócios governamentais, com os interesses do Estado, senão obterem mais sinecuras e viverem do erário público, quanto já sustentam-se pela ignorância, do coletivo imaginário? E ainda literalmente PEGAM PRA CRISTO o ícone do judeu crucificado! É evidente sua oposição à simbologia católica, mas não fazem o mesmo com o livro mitológico do judaísmo, a Bíblia? O que está por trás de mais esta atitude terrorista, é a falácia da política abstrata, da política representativa, da política eleitoreira, que não pretende na verdade resolver nada; é a velha alienação política, pretendendo substituir a religiosa. Na verdade, é tentativa mafiosa, de trocar uma religião por outra. A religião pública, que o Estado laico deve manter em seus limites privados, querem os pastores transformar em religião política, ao imiscuirem-se, enquanto religiosos e também políticos , nas questões públicas e do Estado. Querem manter seus interesses privados, debaixo da camuflagem de coletivos, seus objetivos especulativos financeiros, sob a égide do Estado democrático de direito. Perpetuar a ilusão da religião, tornando-a religião política, como já são sustentáculo da alienação religiosa social.
Anônimo disse…
Pastores se opõem a qualquer coisa que lembre o poder da Igreja Católica. Quero ver nos Estados Unidos tirarem o nome de DEUS da nota do dólar, quero ver jurarem sobre a Constituição EM VEZ DA BÍBLIA!
Anônimo disse…
É, temos um território, um governo, uma língua, povo, Estado, religião, porém cidadania...
Fabian Muller disse…
Republicanos e monarquistas eram igualmente religiosos, trocaram-se os sagrados símbolos do padroado católico pelos da maçonaria. Daí o estado republicano também ter seus símbolos religiosos CÍVICOS, por inspiração maçônicos, positivistas, como a estrela flamejante da maçonaria, posta como o brasão e as armas da pátria, o círculo e o lema de Augusto Comte, emblema do nosso substituto da antiga esfera armilar. Não nos desvencilhamos do religioso pelo simples ato de substituí-lo pelo civismo ; mesmo porque, o conceito Pátria é inculcado em nossas consciências infantis, junto com o de Deus, e outros considerados SAGRADOS. Não existe um, sem o outro. Por isso a religião fundamenta ambos, Pátria e Deus. Nada mais coerente - em se tratando de coincidência temática - que o lema fascista da TFP: Tradição, Família e Propriedade. O lema positivista da nossa bandeira, entretanto, para usarmos uma psicanálise do discurso, reflete tudo que não temos e nem somos. Algo tipo: “DIZE-ME O QUE APREGOAS E EU DIR-TE-EI O QUE TE FALTA”. A religião da humanidade, fundada por Augusto Comte, idealizada como um panteão dos cientistas, dos filósofos, veneráveis como divindades; estava impregnada no pensamento anticatólico e maçônico dos nossos ilustres fundadores, pais da pátria, como se diz. O adjetivo pátrio, por outro lado, é contraditório na alusão à idéia feminina de Terra-Mãe, pois refere-se etimologicamente ao poder do Pai. Mitos e fundações à parte, a religião triunfa sobre os dois, pois é ao mesmo tempo mitologia e fundamentalismo; natural que a religião chamada nacionalismo, ou patriotismo, recorra à religião, para melhor difundir a crença coletiva numa irrealidade totalmente abstrata: o público em nosso país não existe, nunca existiu, é território de ninguém. Tampouco a pátria, embora amada É NOSSA. Mas dos PAIS da grana e da terra, que transformaram o PAÍS EM PATRImônio. Particular, bem entendido. Religião não substitui outra, mesmo que seja a religião da política. O que se perpetua em ambas, tanto a religião teológica, quanto a religião civil, é o império da falsa política, que apenas toma o lugar da religião e presume-se sagrada enquanto professa ser profana. Nos dois casos, tanto na religião unida ao Estado, quanto o Estado religioso da falsa política, a religião cívica atual, a falácia transforma-se em mentira, em irrealidade. Não existe o universal, portanto não há humanidade. Tal só será possível, evidentemente, num Estado, Constituição, Instituições e Códigos éticos LAICOS, genuinamente SECULARES.
Mujica disse…
Em um estado Laico... Toda Fé deve ser respeitada e sem fazer menção a ela.
Tenho o direito de não acreditar em mitos e crendices.
Mitos e crendices de forma natural acabaram fazendo parte de ritos públicos.
Itens a serem observados:
- Excluir simbolos religiosos.
- Dinheiro não deve ser outdoor para nenhuma Fé.
- Empresa privada prestadora de serviço publico seguirá o mesmo principio.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Não respeito fé de ninguém. Aturo e finjo respeitar para manter emprego, namoro, família, escola e etc.

Religiões são um câncer social há séculos. Se as pessoas se entregassem às artes seria muito melhor esse mundo horrendo.
peron1935 disse…
Existe algum símbolo da=razão do bom senso da igualdade social etc?então é só colocar um desses em cada repartição públic ;escola pública hospitais...isso sim tem sentido!mas essas baboseiras religiosas que só serviram p/trazer sofrimentos guerras medo mortes falta de conhecimento;atrapalhar a ciência o desenvolvimento da medicina...o crucifíxo só faz lembrar de tudo isso e iclusive o próprio cristo no caso foi mais uma das vítima dessas idéias ultrapassadas se é que a história de cristo é verdadeira mesmo ;religião e superstição são sinônimos portanto são conteúdos de mitologia.
Anônimo disse…
O evangélico também é cristão. A idiotice deste cara é tamanha que ele não percebe que está perseguindo Cristo. O que tem em um crucifixo que assusta muitos evangélicos? Eles fogem da Cruz??? o.o
Anônimo disse…
Ao invés de apresentar um projeto que traz alguma coisa de bom para a população, fica implicando com outra religião.
Daqui a pouco ele vai tentar fazer uma lei querendo obrigar as pessoas a serem evangélicas.Esse cara é um inútil.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...