Pular para o conteúdo principal

Brasileiros de Portugal preparam o caminho de volta

por Laura Coutinho, para Zero Hora

"Hoje o Brasil significa para nós aquilo que Portugal significava quando viemos: uma oportunidade." Esse é o pensamento que Viviane Bernardo, administradora de 34 anos, há oito residente em Portugal, divide com uma parte da comunidade brasileira em terras lusitanas.

Há alguns anos, fazer o caminho contrário dos nossos colonizadores era sinônimo de colheita de bons frutos para aqueles que se dedicavam a juntar dinheiro em Portugal. Hoje não é bem assim. O retorno ao Brasil, se já não está agendado, povoa os sonhos de muitos imigrantes. O aumento do desemprego e do custo de vida, a desvalorização do euro frente ao real e a situação “pré-falimentar” do governo português, que aguarda uma ajuda bilionária da União Europeia, estão entre as causas do fim do sonho de fazer o pé de meia na Europa.

Logo que chegaram, a catarinense Viviane e o marido Jeferson Bernardo, gaúcho de 40 anos, viam os 200 euros que economizavam transformarem-se em R$ 800 reais no Brasil. Hoje, o mesmo valor vira apenas R$ 454.

"Nos primeiros dois anos foi duro, mas foi a época em que mais conseguimos ganhar dinheiro. Conseguimos quitar as parcelas da nossa casa no Brasil e ainda compramos quatro terrenos lá", relata Viviane.

Há três anos, começaram a sentir os efeitos da crise e viram diminuído seu poder de compra. Há dois anos, o casal decidiu que ia voltar a Porto Alegre, mas a possibilidade de ganhar a cidadania portuguesa se completassem seis anos de residência fez com que adiassem o retorno, que deve ocorrer no próximo mês.

"O humor aqui mudou completamente. Paira um clima de insatisfação, como se fosse uma doença psicológica", conta Viviane.

Também há três anos, o empresário gaúcho Zeno Cunha, 58, conhecido como o homem que popularizou a picanha e a caipirinha em Portugal, começou a sentir o dinheiro escassear. No entanto, foi em 2011 que o faturamento nos seus quatro restaurantes, um deles localizado dentro do famoso Cassino de Estoril, despencou. Desde janeiro, o movimento caiu 35%. Dos 60 funcionários, sobraram 38. "Tive que demitir." muita gente boa.

Morador de Portugal há 18 anos, o gaúcho confessa que a vontade de voltar tem aumentado. "Nunca senti tanta saudade do Brasil. Em dezembro estive lá e vi todo mundo trabalhando, aquela euforia. Muitos portugueses me perguntam o que eu ainda faço aqui."

Modelo brasileira morre em Lisboa de uma queda do 15º andar.
abril de 2011

Brazucas.   > Notícias de Portugal.

Comentários

Anônimo disse…
Eu espero que os brasileiros voltem, voltem mesmo e criem vergonha na cara, porra! Parem de emigrar, brasileiros, pois nós temos um dos países mais ricos do mundo nas mãos, estamos dando e vamos dar muito o que falar em termos positivos no mundo.Vocês deveriam apanhar na cara por emigrarem para um país tão lixo como aquele. E que os portugueses não ousem virem para cá, que o Brasil quebre relações comerciais, bilaterais com aquele lixo e que a nossa língua seja oficializada como a brasileira. Chega de ter contato com estes bandidos portugueses. Que saco! Que eles parem de imigrar para cá, pois nós queremos aqui europeus de qualidade,sul-americanos e americanos de qualidade.Asiáticos e etc!Não tenham contato com portugueses, não tenham amizade com portugueses e não dêem atenção para portugueses.Eles são um povo triste, bandido por natureza, invejosos e um pé no saco. Portugueses, fiquem com este lixo chamado Portugal e esqueçam o Brasil. Para nós, vocês sempre foram e serão irrelevantes. Vermes insignificantes!
Anônimo disse…
E, este povo desgraçado, cuja á denominação é português, nunca parou de imigrar para cá e contínua imigrando, mesmo sabendo que temos um verdadeiro nojo deles. Malditos brasileiros idiotas que foram para aquele país de gente medonha, com os dentes podres, vagabundo, malandro e burro por natureza. Prova disto é a fome que estão passando.
Anônimo disse…
Como no mundo tem gente fascista,imbecil e preconceituoso...e ainda se esconde no anonimato!Ignorante.
Anônimo disse…
Eu sou brasileiro e não tenho uma gota de sangue português, mas é totalmente absurdo esse ódio a eles ou a qualquer outro povo. Os portugueses também deram grande contribuição à nação brasileira.
Zaion disse…
PORTUGAL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE DISCRIMINA OS BRASILEIROS PELO SIMPLES FATO DE SEREM BRASILEIROS.ESSES SUJOS MALTRATAM OS BRASILEIROS LÁ NO PAÍS DELES,E DEPOIS QUE PRECISAM VI PRA CÁ,PARA FUGIR DA CRISE SE FAZEM DE BOA GENTE.
Anônimo disse…
Olha meu Jovem , pra quem sabe o que é viver com eles, é bem mais facil falar do assunto , por isso , quando vc tiver convivido com ele, vai saber do que o Rapaz está falando .

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica