Pular para o conteúdo principal

Ateus americanos pedem ao Exército capelão para descrentes

Ateus americanos estão pedindo ao Exército que tenham capelães humanistas para atender aos soldados descrentes.  As forças militares dos Estados Unidos têm mais de 3.000 mil sacerdotes. Na maioria, eles são cristãos, há alguns judeus ou muçulmanos e um budista.

O argumento dos ateus é que não há nenhum atender os descrentes ou os soldados que queiram ter a opção de contar com um aconselhamento laico.

De acordo com os dados oficiais, existem 9.400 militares descrentes ou agnósticos, em um total de 1,4 milhão de soldados e oficiais.

Representantes dos ateus afirmam que essa contagem está subestimada. Mas argumentam que, mesmo que os descrentes não cheguem a 10 mil, os muçulmanos, por exemplo, são em menor número, e mesmo assim têm capelão.

Paul Vicalvi, diretor da Comissão de Capelães da Associação Nacional de Evangélicos, que representa 1.200 capelães, disse ter ficado “perplexo” com a reivindicação dos ateus.

Para ele, capelão, por definição, é alguém que está ligado a uma fé, a um grupo religioso, tanto que, para ser admitido, é preciso obter “uma aprovação eclesiástica”. “Os pretendentes [a capelães] devem ser formados em teologia ou pertencer a uma religião.”

Vicalvi rebateu a acusação dos ateus de que os sacerdotes fazem no Exército proselitismo da religião, principalmente a cristã, o que a Constituição dos Estados Unidos impede. Argumentou que os capelães só falam de sua crença se forem solicitados pelos soldados.

Humanismo pode fazer
no Exército o mesmo 
que as religiões fazem
Jason Torpy, ex-capitão do Exército e presidente da Associação Militar de Ateus e Livres-pensadores, disse que capelães humanistas fariam tudo que os capelães religiosos fazem, sem querem demovê-los de suas crença, ao mesmo tempo em que procurariam realçar os valores intrínsecos das pessoas.

A associação de Torpy é uma das entidades empenhadas na campanha pelo capelão humanista. Torpy disse que vai levar sua proposta aos comandantes das Forças Armadas.

O grupo Militares Ateus, Humanistas e Seculares já encaminhou ao Fort Bragg o pedido para a nomeação de capelão leigo. O mesmo já fizeram ateus ligados à base da força área na Flórida.

Se a resposta dos comandos militares for uma negativa, a questão poderá ser levada para a Justiça, porque, argumentam os descrentes, os ateus militares não podem continuar discriminados por causa de sua visão de mundo.

Com informação do New York Times e The Christian Post. 

Sargento ateu queixa-se de teste ‘espiritual’ e abre polêmica nos EUA.
janeiro de 2011

Religião no Estado laico.     Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Estes ateus quando estavam de boca fechada eram respeitados,mas começaram a abrir a boca e é só idiotisse.
Estão mostrando a cada dia a sua arrogância e ignorância.
Anônimo disse…
Arrogância para querer os mesmo direitos??? Papelao heim anonimo???
Anônimo disse…
Eu só vejo idiotice da parte dos religiosos.Arrogância nem se fala....
Olha, tudo bem que eu acho que os ateus como eu nos sentimos sempre excluídos de muita coisa, mas esse pedido é surrealista. Obviamente a ausência ao serviço religioso é a melhor atitude diante da ausẽncia de uma crença no serviço religioso. O exército deveria oferecer (e acho que deve oferecer, a menos que esse mundo seja muito louco) acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Isso é o melhor "capelão ateu" que poderia existir, desde que o profissional aja profissionalmente.

Esse tipo de notícia me deixa até com vergonha de me dizer ateu.
Anônimo disse…
Vai começar a "briguinha" entre ateus e crentes? Eu creio em Deus, voce não? Cada um vai receber o que merece.
Anônimo disse…
Eu duvido que um ateu seria descriminado por um crente se assumisse isso cara a cara. O que aconteceria é que o crente devido ao Espirito que nele há tenta "convecer" o outro a cerca da fé. Mais avendo forte resistência entregamos a Deus porque só ele convence do pecado. Mais o que muitas vezes acontece é que somos ofendidos, a Bíblia é ofendida, Deus é ofendido. Nessa situação somos forçados a dizer a verdade por mais doída que seja.
Anônimo disse…
Do jeito que a coisa vai a ateísmo vai se tornar uma religião: já se escreveu uma bíblia ateia, agora querem capelães para ateus... Em breve teremos missa ateia, extrema-unção ateia, a até vida após a morte para ateus... Salva a deusa Ateia, amém!
Anônimo disse…
É uma jogada dos ateus americanos. O lance do capelão ateu é para questionar a laicidade do exército.
Anônimo disse…
Que palhaçada...

PARA ATEU "CAPELÃO" SE CHAMA PSICÓLOGO OU PSIQUIATRA. E PONTO.
Anônimo disse…
conheço ateus e não moleques que ficam fazendo movimento e quando estreita sai tudo correndo.

direito?
todo ser humano tem que ter direito e respeito e não importa a sua idéia e posição.

esta moda pegou,agora todo mundo que ter leis,direitos a parte.
e não sou crente,mas respeito eles e todas as religioes.
Anônimo disse…
Sim, anonimo das 23:22, mas ninguem tem o direito de não ser ofendido. As pessoas merecem respeito, idéias não.
Anônimo disse…
O QUE OS CRENTES NÃO PODEM SUPORTAR É A LIBERDADE DOS ATEUS.

Sendo Deus uma necessidade absoluta, um ser cuja existência se pressupõe necessária, determinação improvável, porém idealizada, segundo AS NECESSIDADES dos crentes...de aliviarem o peso de suas consciências constantemente culpadas (a idéia de pecado, apesar de apenas ser uma idéia, lhes atormenta); eximirem-se das responsabilidades concretas, de AÇÃO TRANSFORMADORA NO MUNDO, reputando tudo a Deus; iludirem-se com a idéia de imortalidade, vida futura e eterna pós-morte, (fantasia poderosíssima com que se afirmam CRENTES na ressurreição, reencarnação e outras NECESSIDADES DE SATISFAZER SUA NÃO-ACEITAÇÃO DOS LIMITES NATURAIS E EXISTENCIAIS DA VIDA)...etc,etc. a lista é quase interminável, dos pedidos feitos à divindade, desde emprego, casa, cura, até uma simples cafeteira ou fogão.
E já que falamos de ACEITAÇÃO (palavra dificílima para um crente, que sempre está indo ao encontro do inaceitável, seja o infinito, o ilimitado, ou a impossibilidade mais imponderável); O QUE REALMENTE ELES TÊM CONTRA OS ATEUS, QUE OS NÃO ACEITAM?
A LIBERDADE DOS ATEUS.
Estes, tendo já obtido a conta própria e a responsabilidade das necessidades auto-satisfeitas, - sem o que não se obtêm genuína liberdade, pois esta é o oposto da necessidade -; abdicam dessas necessidades fantasiosas e inúteis de perfeição, imunidade, santidade, (e IMPUNIDADE!!!), IMORTALIDADE; as quais, além de expectativas grandiosas, inúteis e falaciosas; transformam-se depois, pela consciência religiosa, em fanática obssessão , EXIGÊNCIA, adquirindo assim doentia compulsoriedade; como no caso do desejo insaciável de cumprir o mandamento divino, mostrar-se heróico e virtuoso na prática da OBEDIÊNCIA, DA POBREZA , CASTIDADE E DA (?!) HUMILDDE...Tudo muito belo e idealizado,porém humanamente inviável, como todas as cargas desnecessárias, que “eles” (para usar aqui uma paráfrase do FUNDADOR) “não levantam nem com a ponta de um dedo, MAS INSISTEM EM COLOCAR, QUAIS FARDOS PESADOS, SOBRE AS COSTAS DOS OUTROS”.
Anônimo disse…
Lukretia, antes de mais nada boa tarde...

Sua lógica é de alguém ou muito conhecedor, ou alguém que de "lá" veio... tendo ficado por muito tempo.

Você sabe, se é conhecedor(a) ou veio de "lá" que realmente existe um hiato muito grande entre as palavras, vida, dádiva, amizade, autoridade... do FUNDADOR para aqueles que dizem que o seguem. E aqui, quero falar apenas do FUNDADOR histórico.

Sim é verdade que existe muita culpa lançada de forma errônea pelos que se dizem seguidores, isto É FATO... é muito difícil o fruto ser tão parecido com a árvore. Mas no nosso caso existem uma galera de frutos muito feios. Eu reconheço que sou um deles!

E é interessante observarmos como apesar de ser algo tão fútil, nossas crenças são colocas nestes post com tanta vivacidade, força, viçosidade... Talvez por não ser algo tão fútil, mas algo essencial à nossa essência de vida: Crer que vale a pena crer, ou Crer que não vale a pena crer.

No final para os sensatos de pouca valia há, se para estes, realmente o OUTRO for mais importante POR TUDO AQUILO que é, e não apenas pelo que pensa ou possui interiorizado ou na sua conta bancária.

Apesar de fazermos tantas meninices, você sabe que não é verdade que a maioria dos seres humanos, dentre eles religiosos, isentam-se de protagoniarem MUDANÇAS TRANSFORMADORAS NO MUNDO EXIMINDO-SE DAS SUAS RESPONSABILIDADES CONCRETAS DIANTE deste mesmo mundo.

Se o fazemos por culpa, por obrigação, por inveja, por porfia, por bajulação, por mentira, por egoísmo, por troca, pela visão do pós-morte... CONCRETAMENTE, BASALMENTE, o que importa? Importa é que seja feito, mas de uma forma o mais honesta consigo e com o OUTRO possível. POIS PARA MIM LUKRETIA, FAZER GOL DE MÃO AINDA NÃO VALE.

Bom seria se as razões fossem puras, isentas de misturas como dentro de um laboratório. Mas importa um pássaro na mão do que dois voando, mais vale um cachorro vivo do que um leão morto.

Concordo que muitos daqueles que acreditam no metafísico não conseguem coadunar suas idéias com aqueles que não crêem. No entanto há de continuar se tentando... e isto falo com mão dupla... Do contrário não estaria aqui tentando me comunicar com qualquer pessoa que aqui posta.

Acho também interessante você apesar de não crer em algo místico, não tocar em nenhum ponto do post aqui colocado: ATEUS QUEREM CAPELÃES

Isso é imponderável, é esquisito, é paradoxal, é esquizofrênico... Por que se formos falar de apenas o direito de ter pelo ter... seria muito econômico também elocubrar que talvez os militares ateus pedirão que não seja ministrados a ele a transfusão de sangue porque alguns "lunáticos religiosos" assim o crêem.

Capelão segundo o AQUELE QUE SABE TUDO, o GOOGLE, diz:

1) organização dos serviços de assistência RELIGIOSA aos membros de uma corporação militar.;

2) É um ministro religioso autorizado a prestar assistência RELIGIOSA e a realizar cultos RELIGIOSOS em comunidades RELIGIOSOAS, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações. Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres tinham o seu capelão. (Wikipédia – Enciclopédia Livre)

3)Padre encarregado de uma capela ou de dizer missa a uma família, um regimento, etc.

4) Bras. Macaco velho e esperto, e chefe e guia de um bando. Plural: capelães.

Desde quando alguém que não crê no "RELIGARE" tornar-se-ia religiosos, ou usaria as mesmas necessidades dos "tontos" religiosos.

Postei acima e continua achando:

PARA ATEU "CAPELÃO" SE CHAMA PSICÓLOGO, OU PSIQUIATRA, OU AMIGO, OU CONFIDENTE. E PONTO.

Abç
Ricardo disse…
Concordo com o anônimo aí de cima. O que os ateus estão reivindicando é um psicólogo, alguém para desabafar as dores, nada mais justo, aliás. Nunca ouvi expressão mais absurda do que "capelão humanista". O que teria a dizer uma figura destas? "Meu filho, não tema pois o espírito da razão está com você e sabes que no final irás em direção ao nada". Nossa, quanto consolo.
Anônimo disse…
Ricardo calado é um poeta!!!
Anônimo disse…
Nada senão perda de tempo questionar uma instituição que faz parte da ideologia burguesa, sempre sai na sua defesa quando nos manifestamos contra o estado burguês, fora isso, é perda de temnpo querer das FFAAs que sejam de uma hora para outra algo que é impossível de acontecer, afinal sua base lembra o que foi mostrado na década de 30 pelos integralistas (os galinhas verdes do nazifascismo brasileiro): deus, patria e família. Por sinal e coíncidência, as forças armadas são um poço de obediência que não pode ser questionado, mesmo nos dias de hoje.
Anônimo disse…
Se percebe quem é arrogante e ignorante postando mensagem que não traz beneficio algum, voce tem conhecimento das funções de um Capelão? se não possui vou te explicar; O principal serviço do Capelão é ajudar colocando sua religiosidade ou crenças em segundo plano, ser um bom ouvinte para poder aconselhar, ou seja, apenas ajudar!
Anônimo disse…
Prezado,

A função de um Capelão é ajudar sem colocar sua crença ou no que ele cre em primeiro plano, a primeira coisa que Jesus fez em seu ministério foi colocar todo seu lado pessoal de lado, ou seja, éra tido como beberrão e andava na roda dos escarnecedores e nem por isso se ofendia, mas tinha o discernimento de fazer separação de lado pessoal e espiritual, assim sendo continuou sua obra!
Anônimo disse…
Prezado,

Lhe informo que falas o que não entende e o que não vive, Deus traz liberdade a todos(livre arbitrio) as nossas escolhas irão determinar nossos futuros.
Referente a ser crente o mesmo é conhecido por seus atos tendo bondade, misirecórdia, ajudando e amando a todos sem descriminação de credo, cor e raça, este é o verdadeiro crente, inclusive a palavra crente é crer em algo, ou seja, se voce cre em algo tambem é chamado de crente!
Anônimo disse…
Prezada,

A finalidade do Capelão é ajudar sem ver raça, cor ou credo, colocando suas crenças e religiosidades em segundo plano, a função de Capelão surgiu após guerra quando uma pessoa vendo outra jogada ao chão em estado deploravel, ferido lançou sua capa para o proteger do frio e o recolheu para ajuda-lo, após onde esta pessoa recolhia os infermos a casa foi chamada de capela, dai a palavra Capelão, ou seja, FUNÇÃO: ajudar !
Anônimo disse…
Prezado,

A função de Capelão é justamente esta, ouvir, ajudar, aconselhar,

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas