Pular para o conteúdo principal

Brasileiras no Japão reclamam da falta de amparo do Itamaraty

da BBC Brasil

Alguns brasileiros moradores de Sendai, a cidade mais próxima do epicentro do terremoto que atingiu o Japão na sexta-feira, dizem se sentir desamparados após a tragédia.

Andrea e Mirian
A paulista Andrea Matsubara, 36, ainda está abalada por causa do desastre e não esconde certo ressentimento com a atuação do governo brasileiro na região.

“Estamos nos sentindo completamente abandonados”, reclamou à BBC Brasil, por telefone.

Andrea contou que uma equipe do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio fez uma visita ao apartamento dela nesta terça-feira e levou alguns alimentos enlatados e água.

“Mas foi tudo muito frio e, como está chovendo, eles queriam sair logo daqui, talvez com medo da contaminação nuclear”, disse.

“É o famoso salve-se quem puder”, ironizou.

Andrea conta que um ônibus fretado pela embaixada brasileira está a caminho de Sendai e de outras áreas bastante atingidas para buscar os brasileiros.

“Querem nos levar para outra província. Não queremos ir porque sabemos que daqui a algumas semanas seremos logo esquecidos lá. Nossa vida está aqui e o que queremos é ir embora para o Brasil”, disse.

“Largar tudo para ficar só uma semana, não resolve. Queremos algo mais concreto e estamos brigando com as autoridades para que entendam isso”, disparou a brasileira.

A amiga Mirian Kikuti, 38, é outra brasileira que espera a ajuda do governo brasileiro.

“Estou tão abalada que nem consigo falar direito”, disse ela, com a voz embargada.

Casada com japonês, ela mora em Sendai há 20 anos. Assim como Andrea, também quer ser removida para o Brasil com a família.

“Estou muito desapontada com nosso governo. Há outros brasileiros passando frio e fome em cidades vizinhas”, contou.

Miriam e a amiga Andrea esperam as roupas, mantimentos e água que estão sendo enviados pela comunidade brasileira para ajudar a distribuir entre os desalojados.

“Temos de nos mover, porque parece que o governo brasileiro não está nem aí para a gente”, criticou, sem esconder o choro.

Andrea, que trabalha como intérprete da prefeitura de Sendai, tem muitos contatos de brasileiros e diz que ninguém lá está bem e que querem algo mais concreto.

A assessoria de imprensa do Itamaraty disse que a Embaixada brasileira em Tóquio montou um esquema de plantão para atender cidadãos afetados pela tragédia. Além disso, consulados itinerantes estariam levando mantimentos para os brasileiros e transferindo os mais afetados para áreas de menor risco.

O Itamaraty também afirma que não há planos de realizar a retirada em massa de brasileiros do Japão, mas lembrou que aqueles que quiserem deixar o país podem fazê-lo com seus próprios meios.

Brasileira afirma não aguentar mais as humilhações dos portugueses.
fevereiro de 2011

Comunidade no Orkut pede a Deus a destruição do Japão.
março de 2011

Brazucas.

Comentários

Anônimo disse…
É engraçado, as pessoas escolhem o que fazer, onde viver, e como viver, depois reclamam pois querem imediatismo. A tragédia acaba de ocorrer e querem ser atendidas prontamente.
Anônimo disse…
Que bosta de pais....tenho vergonha dos politicos......
Anônimo disse…
Brasil, o que está fazendo com seus filhos?
Anônimo disse…
Nessas horas a gente de bem desaparece.Aquela turminha de g-zuis ,o povo de deus.
Anônimo disse…
As pessoas quando saem do país por livre decisão...mas quando sentem a água batendo na b..., lembram que são brasileiros,calmaí...
Anônimo disse…
corrigindo.

As pessoas quando saem do país, o fazem por livre decisão...
Anônimo disse…
Anônimo disse...

É engraçado, as pessoas escolhem o que fazer, onde viver, e como viver, depois reclamam pois querem imediatismo. A tragédia acaba de ocorrer e querem ser atendidas prontamente.
15/03/11 14:34

Ora sr anônimo,independente de onde e como escolhemos viver, a FUNÇÄO do Itamaraty é prestar auxílio (imediato) aos brasileiros que assim necessitarem, sendo mais claro: Cabe ao Itamaraty, às Embaixadas socorrer estas pessoas, estes BRASILEIROS. A verdade é que estes órgäos "competentes" sempre deixam a desejar. O inverso näo se passa quando se trata de prestar ajuda humanitária (sem dúvida que se deve ajudar) a vítimas näo brasileiras de grandes catástofres. Pra se mostrar o GRANDE, o governo brasileiro, logo se doa por inteiro, agora quando é pra socorrer os seus, fica nesta embromaçäo e miserabilidade.
Anônimo disse…
Que bosta ser brasileiro......
Anônimo disse…
Ouvi agora à noite, são mais de 250 mil brasileiros no Japão...sem mais...
Anônimo disse…
O Brasil não tem obrigação nenhuma com quem está lá fora. Tem obrigação com quem está NO PAÍS!

Se o Brasil quiser ajudar essas daí, o fará por MERA LIBERALIDADE, porque, já que estão em solo japonês, que peçam ajuda ao governo de lá.
Rafa disse…
Brasileiro é igual no mundo todo!
Quer que o Itamaraty leve comida e cobertores?
Façam como os japoneses, vão às ruas, organizem-se, lutem, ajudem os outros!
Preguiçosas!
Anônimo disse…
Mulheres sãp ondependentes e desenvolvidas, ajam como os homens e mulheres do japão, lutem.
tou disse…
"independente de onde e como escolhemos viver, a FUNÇÄO do Itamaraty é prestar auxílio (imediato) aos brasileiros que assim necessitarem"

O caramba que deve fazer alguma coisa! A pessoa vai pro outro lado do mundo trabalhar em um lugar onde as pessoas tem preconceito contra brasileiros, e quando o bicho pega quer pedir auxilio?

Que essas vagabundas se virem da mesma forma que a IMENSA maioria dos brasileros tem que se virar aqui quando eh assaltado, agredido ou tem a casa levada por falta de estrutura nas cidades! Tenho absoluta certeza que elas ganham muito mais dinheiro la que muita gente com DIPLOMA aqui no Brasil e provavelmente nunca passaram fome na vida, ai quando recebem ajuda com comida RECLAMAM em vez de AGRADECEREM por terem o que comer no dia.

Mandem elas irem trabalhar no Haiti para elas verem o que e bom!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica