Pular para o conteúdo principal

USP vai testar a polêmica e proibida cirurgia do médico do Faustão

O HC (Hospital das Clínicas) da USP vai testar ao longo dos próximos dois anos duas técnicas de cirurgias de obesidade em 40 pacientes com diabete tipo 2. Uma delas, a gastrectomia vertical com interposição de íleo, é a do médico goiano Áureo Ludovico de Paula, que operou o Fausto Silva, o apresentador da Globo Faustão, um pouco antes dela ser proibida pela Justiça.


Pacientes de Ludovico afirmam que foram curados do diabete graças à cirurgia dele, mas, de acordo com o Ministério Público, a técnica causou a morte de pelo menos sete pessoas e outras dez sofrem até hoje de  graves sequelas -- uma delas é Felippe Hernandes, filho dos fundadores da Igreja Renascer, Estevam e Sônia. 

Na acusação do Ministério Público, o médico operava sem informar os pacientes que se tratava de uma técnica experimental, cobrando caro, até r$ 28 mil. Além disso, Ludovico deveria pedir um protocolo de pesquisa ao Comitê de Ética do Conselho de Medicina.

O Comitê de Ética do HC já aprovou um protocolo para os dois tipos de operação.

Não se sabe se a equipe do hospital terá algum tipo de orientação do Ludovico. Para o médico, que responde a processos judiciais, a iniciativa do conceituado HC da USP pode ser benéfica, no caso de a cirurgia se revelar eficaz.

A outra técnica que será testada é a do by-pass gástrico. O primeiro paciente a ser submetido a ela é um homem de 55 anos e diabéticos há 13 anos.

Os pacientes terão de ser ‘magros’, com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 27 e 35. Pela recomendação da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), operação de obesidade só deve ocorrer em pessoas com IMC acima de 35. 

O objetivo do HC é saber se as pessoas diabéticas não obesas podem se beneficiar dos procedimentos cirúrgicos ou de um deles.

Márcio Mancini, do grupo de obesidade do HC, afirmou que a operação de obesidade tem atenuado os efeitos da diabetes em obesos, com alguns casos de cura. "Por que aquele diabético que não é gordo e não responde bem ao tratamento com medicamentos não pode se beneficiar?"

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Fiéis apoiam líder da Igreja Vó Rosa suspeito abuso sexual e chamam denunciantes de 'canalhas'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011