Pular para o conteúdo principal

Juiz lamenta inexistência de lei que proteja homem da violência da mulher

"Quem protege um homem de 55 anos, enfermo, que sofre violência de sua esposa, companheira ou mesmo dos filhos?" A pergunta é do  juiz Marcelo Colombelli Mezzomo, titular da 2ª Vara Criminal de Erechim, cidade gaúcha de 96 mil habitantes que fica a 375 km de Porto Alegre.

Ele entende que a lei Maria da Penha, que protege a mulher da violência doméstica, é inconstitucional porque desconsidera o princípio de que todos são iguais perante ao direito.

O juiz afirmou que pelo menos os homens a partir de 60 anos podem contar com um dispositivo para se defender das agressões das mulheres, a Lei do Idoso. Mas a maioria deles está desprotegida, reafirmou.

Só em dois meses de 2008, Mezzomo negou mais de 60 pedidos de medidas preventivas baseadas nessa lei.

Ele disse que os legisladores se equivocaram ao pressupor uma condição de inferioridade da mulher,  porque não é o que ocorre no sul do Brasil. Além disso, afirmou, cada caso é um caso à parte, seja onde for.

Edílson Rumbelsperger Rodrigues, titular da 1ª Vara Criminal de Sete Lagoas (MG), é outro juiz que tem se recusado a aplicar a lei Maria da Penha por considerá-la inconstitucional. Suas decisões nesse sentido têm sido reformadas pelo TJ (Tribunal de Justiça) de Minas Gerais.

Em 2008, Mário Roberto Kono, do Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá (MT), arrumou um jeito de punir uma mulher acusada de violência física e psicológica contra um homem: aplicou a lei Maria da Penha contra ela.

Com informação do Espaço Vital.

janeiro de 2011

Comentários

juliano disse…
o feminismo não trouxe igualdade para as mulheres mas sim superioridade em relação aos homens
quem discorda é só observar que a maioria das separações de casais a mulher sai bem na frente nas divisões de bens, guarda dos filhos e etc...
essa lei maria da penha ao meu ver não é justa e coerente
estamos vivendo um tempo de enaltecimento do sexo feminino e ridicularização do sexo masculino e para isso é só observas propagandas na tv, sempre colocam a mulher no topo e o homem como um lixo, como a "piada" da propaganda e sendo humilhado pela mulher, ex: propagandas de cerveja, carros e etc

obs: sou a favor do respeito e igualdade de ambos os sexos
Anônimo disse…
Sr Jair, com 73 anos saiu da sua casa em um bairro com ótima infra-estrutura situado em uma cidade de 250 mil habitantes para morar em um distrito de outro município próximo com 1.500 habitantes, sem nenhum recurso médico-hospitalar, porque era desrespeitado e agredido frequentemente pelos filhos, filhas e também pelos netos.
Ele é cadeirante.
Anônimo disse…
A Lei Maria da Penha não é inconstitucional e nem fere o princípio da igualdade, que diz que deve se tratar desiguais na medida de suas desigualdade, fisicamente uma mulher não tem como lutar com um homem e sair vencedora, e é notório o fato de que a cada 2 minutos uma mulher é vítima de violência e na maioria das vezes é morta, se há homens sendo agredido por mulher é raro e excepcional, e muitas vezes esse homem que está velho doente e sendo agredido ele já fez muito pior quando podia. E juiz não tem que deixar de aplicar a lei por discordar dela,o dever do juiz é justamente aplicar a lei. se ele não quer aplicar a lei é só mudar de profissão e ser legislador.
Anônimo disse…
Sou vítima de violência de mulher e posso garantir que esse tipo de coisa não é raro.

Afirmo com veemência que perante a Constituição todos são, sim, iguais, embora, é óbvio, hajam diferenças físicas entre homens e mulheres.

Diferenças que, aliás, pouco importam quando a mulher pratica violência psicológica ou com algum tipo de arma ou objeto usado com tal.

É óbvio também que há muito mais homens que agridem mulheres. Mas colocar em segundo plano os homens que são agredidos por mulheres é injusto.
Anônimo disse…
Todos os homens que dizem ter sofrido violência por parte de mulher, estão vivos pra contar a triste história, será que algum ficou com pelo menos um olha roxo? Agora o mesmo não pode-se dizer das infinitas mulheres que morreram vítima de violência e muitos mataram os filhos junto. Não tem nem lógica uma meias dúzias de homens quererem enfraquecer a luta contra a violência contra a mulher que é um câncer que assola a sociedade mundial.
Pedro Oliveira disse…
Vivo escondido porque sou vitíma da exmulher e da mãe dela.Tomaram os meus bens, alegaram que eu molestei o meu filho que não veja a dez anos.Tudo com a ajuda de uma juíza e uma promotora.Já passou da hora de existir a delegacia do homem.
Anônimo disse…
A lei maria da penha serve também para homens vítimas de violencia domestica, muitas mulheres já foram processadas com base nessa lei.
Anônimo disse…
Caro Pedro Oliveira,creia, a sua indignação, também é a minha. Tenho mais de 2.000 relatos de homens vítimas de mulher. Comprei essa briga! acesse o meu blog: mulherpelapaz.blogfacil.net, deixe seu comentário, como mulher e pela justiça igual para todos,vou defender vocês.
Um abraço
Claudia Valeria disse…
Sou uma mulher simples, tenho uma filha de 15 anos e como qualquer outra mulher fui à favor da Lei 11.340. Só que a coisa nos foi passada de uma maneira e o que está acontecendo na prática é bem diferente. Tenho acompanhado fatos, absurdos de mulheres que estão usando essa lei com intuito de vingança, mulheres de gênio forte, que não aceitam o fim do relacionamento e por esse motivo querem se vingar à qualquer preço. Desde que tomei conhecimento do outro lado da moeda, por assim dizer, levantei essa bandeira pela igualdade de diretos, pretendo criar um projeto de lei de iniciativa popular para que o homem também tenha uma lei específica para ele, com todos os direitos que a mulher tem.
Anônimo disse…
É fato!ninguém busca igualdade, todos almejam privilégios, benefícios...
Anônimo disse…
blog: mulherpelapaz.blogfacil.net

pela igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres.
Anônimo disse…
É por causa de homens como esse Juiz que a lei existe. As mulheres precisam ser protegidas da violencia, muitas vezes estimuladas por atitudes machistas como essa.

A Própria Lei Maria da Penha pode ser usada nos casos de violência doméstica sofrida por homens. Até eu que nao sou nem advogada sei disso.

Por que em vez de criticar esse juiz não vai ESTUDAR a lei e aplicá-la? Ele é pago, e muito bem, para isso, não?
fabiano disse…
sou oficial de justiça e já cumpri muito mandado da Lei Maria da Penha e posso dizer com segurança que essa é a lei mais INJUSTA E ABSURDA do mundo, pois ha muitas malandras, mulheres revoltadas com o fim do relacionamento, agressoras de marido,raivosas, ciumentas, possessivas tiranas do lar que abusam dessa lei e a usam de forma mentirosa,forjada e muitas vezes provocam propositalmente a agressão, infernizam , xingam humilham o cara e gritam “bate em em mim se tu é homem seu froxo ”até o sujeito perder a cabeça e aí , pronto , elas conseguem o que querem …o homem é afastado do lar, é afastado do convívio dos filhos e a mulher usa a lei como instrumento de uma vingança doentia e muitas vezes para obter vantagem em processo de guarda dos filhos ,chantagem para obter pensão e regulamentação de visita ,etc
Anônimo disse…
Não há dúvida que a criação dessa lei passou a ser usada por mulheres que têm como objectivo o benefício próprio e não a proteção pessoal . Mas o que mais me impressiona é o facto de as pessoas não terem percebido que esse seria o resultado final . Será que era tão difícil antecipar ou prever o que hoje parece tão óbvio ?
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
O blog deleta comentários escritos só com letras maiúsculas.
Anônimo disse…
Infelizmente fiquei triste por apagarem minha postagem??????
Hap Ki Do MG disse…
Olha é a primeira vez q vejo uma mulher tão imparcial e justa com seus deveres e direitos, comcordo plenamente com voce Claudia Valeria, axo sim q a lei q proteje a Mulher só si aplicará quando o Homem tiver o mesmo direito, mais sem querer desanimalos, não si esqueção que vocês residem em uma paízinho sem toda e qualquer capacidade de desenvolvimento intelectual!!!
Anônimo disse…
Todos são iguais perante a lei. Então qual é o motivo de criar uma lei que privilegia as mulheres ao invés de defender TODA E QUALQUER vítima de agressão?

É a religião dando resultado.
MARCOS BICALHO disse…
Não conheço pessoalmente nenhum agressor de mulheres, sei que existe, e acho que a pena deveria ser rápida e rigorosa. Mas conviví com um colega de serviço que , durante anos, apanhou de sua esposa. Ele chegava com olhos roxos, óculos quebrados, dentes faltando e até um braço quebrado. Minha vizinha matou o marido com um soco na cara. Eu não faria uma lei para proteger os homens, já existem leis demais. Os operadores do Direito, covardes, crentes e sexistas, é que não têm competência para usá-las.
Anônimo disse…
Também sou a favor do respeito e igualdade para todos,mas sou mulher, e vivo com um homem agressivo,não quero ridicularizá-lo,quero apenas viver sem o medo constante que sinto dele,não confio na lei maria da penha,e após ler o artigo acima,sei porque tantas mulheres são assassinadas por seus companheiros,é porque muitos juízes acabam negando pedidos de medidas preventivas e deixando nos desamparadas pela justiça;quem crítica a lei nunca levou um soco no rosto apenas por expressar sua opinião,nunca teve seu corpo usada sem a sua vontade, apenas por que o homem quer ter uma ereção;é! a lei é inconstitucional? para quem nunca precisou dela talvéz,mas para quem só esta viva por causa dela NÃO!
Anônimo disse…
Toda história tem dois lados,acontece que o fato de existir mulheres má intencionadas,não tira a legitimidade da lei maria da penha,o que vemos quase todos os dias na televisão ,mulheres sendo mortas por seus ex, e nem mesmo a lei consegue coibir esses fatos;sou mulher e sei bem o que é viver com um homem agressivo, quero me separar dele, mas o medo não me permiti,então não critiquem a lei por causa de umas exceções,pois a maioria das mulheres que recorrem a ela, realmente precisam dela para tentarem ter uma vida livre de violências
Anônimo disse…
Certamente você deve viver em outro planeta! querer comparar algumas exceções,com o fato de milhares de mulheres apanharem todos os dia injustamente no Brasil,ou será que você também é um agressor em potencial? e não quer um dia provar desse remédio,com certeza você nunca entenderá o que é levar um soco no rosto na frente dos filhos, ver o horror estampado no rosto deles e não poder fazer nada a não ser pedir para eles saírem de perto para que ele não sejam os próximos, isso sim é INJUSTO E ABSURDO
Anônimo disse…
Nossa! mais de 2.000 relatos de homens vítimas de mulheres,coitado deles, sim tenho pena deles,não conseguem se defender?deve mesmo ser muito difícil, os homens em sua maioria mais altos e fortes que as mulheres, apanharem de uma, ironias a parte, sei que há homens vítimas de mulheres, mais 2.000 casos não fazem nem cócegas no número absurdamente enorme de mulheres que apanham de homens injustamente todos os dias, sem falar naquelas que acabam sendo assassinadas por eles.Quero apenas reforçar que não sou contra existir leis que protejam também aos homens,sou contra a má interpretação dos fatos e da lei maria da penha ,ouço muito falarem que é uma lei absurda que fere os direitos de igualdade,mas as pessoas se esquecem de todo sofrimento e humilhação que as mulheres veem passando durante séculos,agora chega de apanhar calada e ainda ir para a cozinha fazer o jantar!
Anônimo disse…
minha querida respeito sua opinião e iniciativa,mas certamente você nunca apanhou de seu companheiro, nem tão pouco isso aconteceu na frente de seus filhos,você só ouviu falar das duas fases da moeda mas nunca vivenciou nenhuma delas.Com certeza existem mulheres más intencionadas,mas a maioria apanha de verdade e só procuram a lei quando não aguentam mais apanharem e muitas vezes até serem violentadas,por isso te peço seja sempre imparcial e haja sempre a favor da verdade.
Anônimo disse…
justiça so de DEUS, na minha separação amulher ficou com tudo inclusive meus filhos,e ainda fica botando banca para eu v-los.vou ter que recorrer a justiça pra que ela determine o dia que posso ver meus filhos,quero ver nas ferias como é que vai ser.so eu sei o quanto sofri doente pedi ajuda a ela,e escutei va procurar um medico,procurei ele disse sozinho vc não consegue.tenho é pena dela,quando agente valoriza agente não presta.admito meus erros,falhas que cometi so que assim mesmo sou um vagabundo pra sociedade ipocrita.DEUS TI ABENÇÕE.
Anônimo disse…
no dia que recebi a intimação foi a mesma coisa de receber um atestado de obito de um ente querido e o oficial de justiça disse fica tranquilo que tudo vai da certo.
Anônimo disse…
minha prima alem de matar o marido cortou as pernas dele para enterra-lo no quintal de casa.nada a declarar mais.
Anônimo disse…
Um homem ser agredido por uma mulher não é um fato raro não. Mesmo acontecendo em menor número, as agressões físicas praticadas por mulheres contra homens existem sim, e elas se aproveitam exatamente daqueles que não querem ou não pode se defender. Eu mesmo tive um caso desses me minha família.
Anônimo disse…
Colega, sou mulher e fiquei chocada com seu post. Conheço mulheres vingativas que utilizam da lei para benefício próprio. Eu sou uma moça muito tranquila e sempre que tenho alguma discussão com meu companheiro procuro esfriar a cabeça, sentar e conversar. Sempre dá certo porque ele é muito educado e conseguimos seguir em frente. Eu procuro ajuda-lo e ele faz o mesmo por mim. Ta faltando respeito ai. Mas te digo que se eu apanhasse de um homem não deixaria impune e utilizaria a lei. Sou a favor da igualdade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor