Pular para o conteúdo principal

Dilma perde intenção de voto de ateus e Serra ganha, diz Datafolha

Pesquisa divulgada no sábado (16) pelo Datafolha indica que a perda maior de intenção de votos da candidata governista Dilma Rousseff ocorreu entre os ateus. Esses eleitores (ou parte deles) teriam decidido votar no tucano José Serra no segundo turno.

Entre os descrentes, Serra teria obtido cinco pontos percentuais. Igual ganho teria registrado a favor do candidato do PSDB entre os espíritas.

A desistência de ateus da candidatura da petista teria ocorrido por causa da repetina conversão de Dilma à religião.

Até então ela se mantinha dúbia sobre a sua religiosidade: ora dizia que acreditava em Deus e ora falava que tinha dúvidas. Quando pastores e padres criticaram a candidata por causa do programa do PT que prevê a legalização do aborto e da união de homossexuais, Dilma se aproximou dos religiosos, batizou um neto e disse ser devota ardorosa de Nossa Senhora.

Serra também direcionou seu discurso para agradar os religiosos e o PSDB distribuiu santinho com a foto do candidato com a frase "Jesus é a verdade e a justiça". Mas o tucano não pode ser acusado de ter mudado de opinião por causa das eleições porque sempre se disse católico.

Os ateus representam 7% do eleitorado, segundo a Datafolha.

Entre os católicos, até aquela data, a intenção de voto dos dois candidatos continuou praticamente a mesma. Dilma detinha 51%  e Serra, 38%.

Com informação do Valor.

> Ateus criticam Serra pela exploração da religiosidade.
outubro de 2010

> Ateísmo.   > Religião no Estado laico.   > Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
7% do eleitorado é ateu!!! Temos mais força do que imaginava!

Apesar de se aliar com os religiosos, continuo meu voto na Dilma. Acho que na prática os dois são vendidos neste aspecto. Serra também não é tão religioso quanto se diz ser.
Anônimo disse…
Bizarro isso, por que a possível atéia está tentando ganhar votos dos religiosos, os ateus se alinham com o cara com a postura mais conservadora, religiosa e careta da campanha?
R.Ramos disse…
A expressão "possível atéia" é de dor. Pois quem não tem coragem de assumir a sua descrença, enganando o povo, não merece ser eleita. Se há dúvida sobre a (não) religiosidade de Dilma, uma coisa é certa: ela e o seu partido são os mais corruptos.
vilma disse…
Dilma presidente a mais competente,sou evangélica e voto em Dilma mae e avó,prescisamos ter a primeira mulher BRASILEIRA eleita,pois a melhor governata e´a dona de casa que administra o salario do marido as vezes um minimo e consegue colocar comida na mesa viva nós mulheres guerreiras e BRASLILEIRAS.
Nomad disse…
Realmente não acredito que os ateus representem 7% do eleitorado. Ainda mais vindo da Folha. E ainda mais 1 dia após a maior Associação de ateus do Brasil enviar uma carta aberta contra o Serra.
Anônimo disse…
Não está certa essa notícia, ateus não votam por opção religiosa, mas por quem se coaduna com um estado laico, onde a religião não se possa imiscuir, além do muito que já faz, em assuntos públicos. E este tipo de estado não pode se efetivar numa ditadura comandada por bispos de são paulo, tvs xiitas como aquela do padre andrei sucker, nem daquele bispolitiqueiro da paraíba, pagoto...tudo carteirinha do psdb.
Anônimo disse…
Duvi-de-o-do...nós é ateu mas não é burro, é Dilma 13!
Anônimo disse…
Sou mulher, sou brasileira, mais nao assinei nenhuma procuração pra ninguem falar em meu nome, que o Brasil, merece ser governado por uma mulher, eu concordo, mais nao por uma pessoa, que trocou de marido quem nem troca de roupa, que aceita que o filho (subordinado) roube debaixo do seu nariz, e ainda diz que não sabia de nada. Eu acredito que a mae defenda seu filhos com unhas e dentes e que tente educa-los da melhor maneira, ate mesmo os bandidos tem mae, mais acredito que a mae destes bandidos nao concorde e se envengonhe do que os filhos faz. Elas nao deixa de ama-los, mais acima de tudo a mães brasileiras não concorda com injustiça, quem nao se lembra da mae que bateu no seu filho menor dentro da delegacia de policia em londrina, e de tantas outras maes que lutam pra criar seu filhos dignos, mais nem todas conseguem, mais eu duvido que a mae acoberta os crimes dos seus filhos. O que a Dilma fez foi isto, passou a mao na cabeca do ze dirceu, da erenice ate mesmo do burro do nosso presidente que nem sabe falar, que pegou o programa dos tucanos e so mudou de nome. me arrependo amargamente de te votado neste presidente depois de ver que ele sempre é o ultimo a saber o que acontece na sala ao lado...
a dona de casa realmente sabe administrar o salario do marido, cuidar da casa, dos filhos, e sempre tem tempo pra saber das fofocas da vizinhas, nao é possivel que a Dilma nao seja como todas as outras mulheres. ou será que por estar a tanto tempo sem marido ela é uma sapatao que assim que assumir vai aprovar a lei do casamento entre homossexual....
pense nisso brasil....
e Marina silva, volte na proxima vez com mais força que vc ganha....
Anônimo disse…
Também sou mulher e voto em Dilma porque ela é corajosa, eu sou corajosa e admiro mulheres como eu , corajosas. Dilma não tem medo de nenhum desses coronéis da direita, ela que no passado enfrentou os generais. É muito cômodo sentar-se defronte a um computador, com todas as facilidades que hoje no Brasil temos em matéria de informação, e escrever sandices pseudolibertárias e anárquicas...Agora, sair de sua casa, da proteção, da segurança do lar, da família ajustada e carinhosa, no seio dos familiares, e LUTAR bravamente pela libertação nacional, não é fácil!; ainda mais como Dilma fez, rompendo barreiras grandiosas, insuperáveis, em comparação de hoje, onde tudo já está praticamente feito. Quanto aos preconceitos homofóbicos, como também a PAUPEROFOBIA, que é a base de todos, como a da comentadora semianalfa de acima, Dilma também vai dar continuidade à luta do presidente para reduzir o apartheid na educação. Mais enem, mais prouni, mais jovens na universidade, se graduando, para que nas futuras gerações não tenhamos a autorejeição e autodestruição como a da pobre alienada de acima, tão violentada pelo opressor que assume ares de burguesa, e aristocrata, quando está na cara que é uma lisa, uma revoltada, uma desiludida com as políticas educacionais elitistas, que não permitiram-na se esclarecer nem educar.
Anônimo disse…
Sou ateu, de onde vc viu que somos 7% do eleitorado?? Que eu saiba, 7% não tem reliigão, não ter religião não implica no ateísmo, já ouviu falar de deísmo? pandeísmo? agnosticismo? Posso citar vários outros.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...