Pular para o conteúdo principal

Juíza salva jovem Testemunha de Jeová que tinha só mais 48h de vida

A jovem de 20 anos tinha 48 horas de vida, no máximo. O estado dela era grave: anemina e complicações renais.

Ia morrer. A rigor, não por causa da doença, mas porque ela é  TJ (Testemunhas de Jeová). Ela precisava urgente de uma transfusão de sangue, o que a sua religião não permite.

Glóbulos de sangueO Hospital Geral de Caxias do Sul (RS) foi à Justiça e  obteve liminar que autorizava a transfusão de sangue, que foi feita no início de outubro.

A família recorreu ao Tribunal de Justiça, e a liminar foi cassada duas semanas depois, mas a transfusão já tinha sido feita.

A moça foi salva.

Não se sabe se para a alegria ou tristeza de seus familiares, que também são TJs. Eles não quiseram se manifestar.

Há casos de fiéis que recebem transfusão de sangue – por determinação liminar ou não – que são rejeitados pela família e amigos. São uma espécie de amaldiçoados.

A família da jovem é de Farroupilha, cidade gaúcha de 64 mil habitantes que fica a 110 km da capital, Porto Alegre.

Antes de apelar à Justiça, o hospital vinha cuidando da moça com uma proteína que estimula a produção de células vermelhas do sangue. Mas foi insuficiente para combater a anemia.

Pela decisão do desembargador Cláudio Baldino Maciel, que cassou a liminar, o hospital está proibido de realizar novas transfusões em Testemunhas de Jeová.

No entendimento dele, nenhum paciente pode ser submetido a um tratamento do qual discorda. Mesmo que ele morra em consequência disso.

Já Luciana Rizzon, a juíza que concedeu a liminar, entendeu que cabe aos médicos cuidar da vida dos pacientes, independentemente da crença destes.

O direito à vida prevalace sobre tudo, sentenciou ela.

Com informações da imprensa da região.

Fanatismo das Testemunhas de Jeová.   > Outros casos.

A Bíblia e suas consequências para o mal.

Comentários

juliano disse…
comentar o quê sobre isso?
mais um caso de fanatismo estúpido religioso...
Lucas disse…
A rigor, isso não é mais fanatismo religioso do que acreditar que um pastor pode expulsar demônios em cima do palco, que ao comer uma hóstia você está realizando uma comunhão direta com JC, ou que deus é uma vaga energia benévola responsavel pelo universo. Assim como qualquer moderado, os "fanáticos", ou fundamentalistas, só estão seguindo aquilo no qual acreditam. A única diferença entre eles é que os fundamentalistas não acreditam só no que lhes é conveniente. Ou, como dizem, a única diferença entre um moderado e um fundamentalista é que um fundamentalista REALMENTE ACREDITA NO QUE DIZ ACREDITAR. Os problemas não são as pessoas, são as idéias. Enquanto houver idéias, vai haver gente que REALMENTE acredite nelas. Não importa o quão imbecis ou perigosas elas sejam.
P. Lobo disse…
"Os problemas não são as pessoas, são as idéias."

Não entendi.

Afinal, quem cria as ideias? Não são as pessoas?
Anônimo disse…
Eu acho que o ideal seria as Testemunhas de Jeová criarem e manterem um hospital somente para atender TJ e por médicos TJ. Aí fica tudo "em casa" e não envolvem o restante da sociedade nisso.
Abenildo disse…
Não é apenas uma questão de ter fé ou não, embora pareça. Toda Testemunha de Jeová, que se depara com esse dilema de morrer ou não pela fé, encara outro problema. A morte social que ela sofrerá caso decida optar pela vida. Isso se chama "desassociação", conhecido em outros meios com o nome de "excomunhão". Quem toma transfusão de sangue é desassociado, segundo eles, por não acatarem uma "ordem divina". Mas a desassociação tem uma amplitude muito maior do que a excomunhão! Quem é Testemunha, é proibido de falar, relaciona-se ou de dar apenas um "oi"! Isso atinge até menores. Não importa o grau de parentesco! Então, se você não toma sangue, morre, mas, "vai pro paraíso", se você toma, sobrevive, mas perde todos os vínculos sociais e, ainda, a face irada de Deus. É uma violência! Um desrespeito direto às leis do Estatuto da Criança e do Adolescente. Uma afronta aos Direitos Humanos. Essa injustiça já está sendo denunciada! Acessem: http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=16&t=3186&st=0&sk=t&sd=a
Para maiores informações, acesse nosso fórum: extestemunhadejeova.net/forum/portal.php
Fernando Joaquim disse…
Lastimável. E o que posso expressar depois desta notícia.
Jane disse…
Tiro o chapéu para Luciana Rizzon! O dia que a vida em si ser menos importante que teorias legislativas e crenças infundadas, estaremos em maus lençóis.
O desembargador Claudio Baldino Maciel está mais pra um "embargador" e burocrata sem nunhum bom senso.
Anônimo disse…
Lamentável é ver que as pessoas passam por cima de tudo para salvar a vida, mesmo que isso signifique ferir sua propria dignidade, seus valores, principios mais fortes e importantes, é preciso respeitar as decisoes de cada um com respeito a sua propria vida, quem nao aceita determinado tratamento médico não pode ser submetido a tal por pressão ou decisão judicial. As Testemunhas de Jeová não são fanáticos religiosos, seguem uma ordem BÍBLICA, querem ser leais a Jeová, quer isso seja fácil ou difícil, muuuuuiiiiiito diferente das outras religioes que só fazem o que lhe é conveniente e fácil de fazer. Seria bom que cada pessoa pensasse em algo muito horrível que nunca faria, ("eu em hipótese alguma faria tal coisa..."), mas pra salvar sua vida vc faria essa tal coisa ????? entao viva depois com sua dignidade ou seja sem dignidade alguma. Desrespeitar o direito, decisão pessoal de alguém é uma violência moral contra a pessoa, que pela vontade de outros está viva, mas que ela mesma se sente péssima. Antes de serem preconceituosos procurem saber tudo que está envolvido, as Testemunhas de Jeová não sao ignorantes, muito pelo contrário são muito inteligentes, bem informadas sobre os melhores tratamentos médicos e sem sangue.
Angela Gross disse…
Os testemunhas de Jeová são estúpidos e arrogantes, porque acreditam que somente a leitura que eles fazem da Bíblia é que está certa. Eles cometem o pecado da soberba. Vão direito para o inferno.
Lia Gomes disse…
Discordo de Angela Gross, as Testemunhas de Jeová não são estupidas religião seja ela qual for deve ser respeitada, não acho que esse caso seja extremo impossível de entender pois a Igreja Católica condena o uso da camisinha e anticoncepcional, isso sim eu acho uma extremidade pois atinge a todos sem excessão e não só aos doentes acidentados que necessitam de uma transfusão de sangue!
Não deixaria minha filha morrer, eu faria a transfusão mas essa familia tem outros principios que deveriam ser respeitados, eles fizeram a parte deles e isso importa para Deus, essa menina não será julgada e condenada por eles são tementes a Deus que é o mesmo Deus de todos JEOVÁ!
Vocês deveriam estudar a Bíblia antes de julgar uma religião Cristã! "A BÍBLIA É A MESMA, EXATAMENTE IGUAL PARA TODOS"
Lucio Ferro disse…
jeová, deus, diabo, krishna, thor, odin, orixás, etc, são todos a mesma coisa, ou seja, criações humanas. Quem segue religiões, sejam quais forem, são pessoas com a mente bitolada, incapazes de raciocinar, arrogantes e preconceituosos, sempre se achando melhores que os outros. Esta porcaria de bíblia é constantemente usada por pessoas que, na grande maioria das vezes, nunca leram este livro que é uma verdadeira coletania de horrores. A melhor maneira de demover um cristão das suas crenças é fazer com que ele leia este livro abominável.
A Biblia é um Grande documento Historico(do ponto de vista Ciêntifico)Se lida com base religiosa,Tera diversas Intepretações,basicamente confundindo o senso natural, que é preservar a vida ou auto sobrevivencia...Qualquer Base religiosa ou não,Que sonegar estas Diretrizes basicas ou Afirmar de ter certeza que o estudo que fazem é o mais completo e unico, com certeza não é de confiança...Não importa o Quão sejam estudiosos e "Inteligentes".
Bello disse…
Curioso, dos 12 Apostolos 11 morreram por causa da Fé e nem por isso veja alguem enchendo o saco de "pq Pedro ou Tiago foi fanatico e bla bla bla", cada um faz o que quer.

A igreja Catolica apóia as guerras inclusive abençoando os tanques e ninguem fala nada, os pastores roubam na cara dura e o povo continua la dentro... Deixa cada um fazer o que quiser da sua vida, que saco o povo querendo decidir pelos outros.

E pra finalizar, dizer que a moça ia morrer por "da" Testemunhas de Jeova ( Olha o portugues amigo ) é uma imbecilidade sem tamanho, pq não existe ainda hj uma seuqer doença que dependa de um exclusivo tratamento. Se morresse seria por fracasso profissional da equipe medica que procura na maioria das vezes o tratamento mais barato e não o melhor. A proposito, ja se perguntou quando e pq se começou a usar sangue em tratamentos? Se informem meus queridos.

Abraço!
José Lobo disse…
Quem se mete a corrigir o português alheio deveria, antes, cuidar do seu próprio texto.

Por exemplo: não é "bla bla bla", mas blablablá. Não é "[eu] veja alguém", mas "eu vejo". Não é "igreja Católica", mas "Igreja Católica". Não é "seuquer", mas "sequer". Etc, etc.

Suponho que o anônimo das 13:04 não acentuou as palavras por preguiça, mas tenho certeza de que ele deixou de usar as vírgulas obrigatórias por ignorância.
Pedro (Testemunha de Jeová) disse…
Ela ganhou vida terrena, mas perdeu a vida eterna. Passará a eternidade no Inferno, graças a essa juíza do demônio.
Anônimo disse…
Santa Iguinorãncia:Destas pessoas que tem a visão Esiritual Feichada.Disperta cambada de Viborás,Jesus!está voltando.E ñ há vida apôs a morte,mais sim vida Etérna para que está em Cristo Jesus!Não é Religião que Salva:Mais sim o Dono do Mundo:E esse se chama Jesus de Nazaré!
Disperta tú que dormes!Quém tem ouvido ouça o que diz as Palavra do Senhor!!
Anônimo disse…
Independente de religião, pergunte a qualquer médico se ele pessoalmente aceitaria uma transfusão de sangue. A resposta é óbvia: NÃO! Qualquer problema que vc tem a primeira coisa que se pede é exame de sangue. É ali que começa tudo. Sangue não salva - mata! Ainda bem que já existem hospitais com tratamento 100% sem sangue - veja Hospital BATISTA nos EUA.
Creio que mais uns 10 anos e o mundo inteligente vai "descobrir" que o altamente lucrativo negócio do sangue era na realidade um fiasco.
Dr. Carlos. R. disse…
Eu sou médico e aceito, sim, transfusão de sangue, se for preciso. Sou um homem da ciência, e não da ignorância. Sou pela vida, e não pela morte.
Anônimo disse…
DR Carlos, lembre-se: o Sr é Médico, não Deus.
Quem garante que durante os 5 minutos ou 5 horas que dura a operação, o Sr não vai ter um ataque cardíaco e morrer. Quem garante 100% que a pessoa vai sobreviver se receber a transfusão? Quem garante 100% que a pessoa vai morrer se não receber a transfusão? Não fale aquilo que não pode garantir. O Sr é ser humano como todo mundo. Deixe que cada um decida por si, se aceita ou não este ou aquele tratamento. A ciência de hoje comparada com 10 anos atrás é muito avançada, mas se consegue imaginar o que vai acontecer na medicina em 10 anos, se estiver vivo até lá? Puxa, como eu era um idiota. Ciência ajuda muito, mas tem hora que atrapalha.
Dr. Carlos. R. disse…
Anônimo das 12:47. Eu sei que não sou Deus. Eu não disse que era. Mas lhe garanto que salvei muito mais vidas do que você com suas rezas. Religião ajuda, mas tem hora que atrapalha, quando impede a transfusão.
Anônimo disse…
DR Carlos R? Como hematólogo, posso imaginar quantos daqueles que o Sr operou já morreram de hepatite e Aids. Mas tudo bem, pelo menos não morreram na "sua" mão. Estatísticas não mentem.
Enquanto isso, os leigos que não tem acesso a informação que nós temos ainda vão acreditar cegamente no que dizem médicos sem reciclagem científica. É, o Sr tem razão, médico é que nem padre - se ambos cumprissem o seu papel de orientar e deixar a decisão para a consciência de cada um, o mundo estaria bem melhor.
Ignorância de quem não estudou é até compreensivel, mas ignorância de alguém de quem se espera receber bons conselhos é GRAVE!
Dr. Carlos. R. disse…
Anônimo: ao achar que eu possa ter perdido pacientes, você demonstra ter imaginação fértil.

Pena que seja uma imaginação negativa. PORQUE VOCÊ NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS VIDAS QUE FORAM SALVAS PELA TRANSFUSÃO.

Isso é perversidade. Coisa do maligno.

Mas já que você parece estar interessado, informo que, para a sua decepção, até agora não perdi nenhum paciente e espero não perder nenhum.

Mas sei de casos de pessoas que morreram porque se recusaram a tomar transfusão.

Como você insiste em não entender, insisto: SOU PELA VIDA. E é por isso que escolhi esta profissão.

Logo, sou contra as religiões macabras que celebram a morte.

Vade retro!
Anônimo disse…
Carlos R., só posso ter dó de quem mata achando que está fazendo o bem. Suas palavras finais são bem claras quanto a de onde vem sua "sabedoria". Deste seu professor eu não quero nada. Depois dessa, só "rezar" para não cair na sua mão.

Viva a medicina que orienta e salva.
Abaixo a medicina que decide e mata.
Ponto final!
Dr. Carlos R, oncologista disse…
Enquanto você reza, vou cuidar daqueles que sofrem, que têm dor. Porque assim -- pode ter a certeza absoluta -- eu estou muito mais próximo de Deus do que você.
Anônimo disse…
Certeza absoluta eu tenho. Só tenho dúvida de que deus (minúsculo) os Sr está falando.
Oncologista? Sua resposabilidade é grande.
Atualize-se com o JAMA - Jornal da Associação Médica Americana.
Assim o Sr vai SALVAR ainda mais vidas.
HEMATÓLOGO atualizado.
Anônimo disse…
Ainda bem que tem médico que pensa no paciente como um todo. Parabéns aos médicos que respeitam as pessoas não importam quais sejam suas convicções religiosas. Veja esta matéria:
http://perfline.com/revista/volume10/v10n2/v10n2-01.html
Eduardo disse…
O Brasil está progredindo, mas tem alguns campos que ainda deixa bem a desejar.
Aqui na Europa o direito do cidadão é muito respeitado e os médicos aprenderam que precisam da cooperação do paciente para que tudo dê certo.
O paciente assim confia mais no médico, porque ele é ouvido antes de que se faça qualquer coisa em seu corpo. Vale lembrar que uma pesquisa independente revelou que 80% da população aqui na Europa prefere não receber sangue. A medicina progrediu muito desde a década de 40 onde começou essa história de transfusões. Sei que nos Estados do Sudeste do Brasil existe já uma grande cooperação neste sentido e sinceramente espero que o resto do País siga a tendencia mundial.
Espero que a Justiça também reflita melhor antes de tomar uma decisão dessas.
Vida é coisa séria.
Não deixe outros decidirem por você.
Não critique se você não entende do que está falando.
Eduardo disse…
E não demorou tanto assim.
Olha a matéria nesta link:
http://www.digitaljournal.com/article/287219

Esses "ignorantes" ensinando o exercito dos EUA.
Está em inglês. Em resumo, o exército americano vai implantar o programa de operação sem sangue.
Razões óbvias.

Essas TJ estavam certas ...
Anônimo disse…
Mais cego do que quem segue uma religião dessas é o próprio idiota que a criou, fiquei sabendo agora que os "Testemunhas de jeová" é assim, não sabia que aqui no Brasil havia religião cega como o islamismo, judaísmo, etc.. Da próxima vez que um testemunha de jeová passar na porta da minha casa para falar asneiras vou dar lhe um chute no traseiro.
karlus disse…
Gente por que vcs não matam,roubam ou coisas do genero? Não raro hj as pessoas fazem tais coisas mais os censatos não as fazem.
a biblia diz ki não podemos matar nem roubar nem cometer adulterio no entanto essas coisas beneficiam alguns e lhes dão prazer.
As pessoas estão dispostas a obedecer a biblia só no que lhe parece ser bom,mais quando issu vai por em risco a sua vida aew elas preferem fazer comentarios rediculos como os acima e desconciderar o que Deus diz na biblia...Pior cego é aquele ki não quer enxergar
De saco cheio... disse…
Depois deste monte de besteiras que li aqui destes TJ estou quase desisitndo de ser cristão...
Ainda bem que é somente estes lunaticos que interpretam a Biblia assim!
Prisão para quem impede que uma vida seja salva!
Richard Weiler disse…
Uma fé emprestada dos líderes da STV. Duvido muito que uma Testemunha de Jeová através da sua leitura da Bíblia chegasse à desprezível conclusão de que Deus proíbe transfusões de sangue. Ensino totalmente anti-bíblico e sem fundamento. http://richardweiler.blogspot.com
Anônimo disse…
Acho uma questão de má interpretação da Biblia pelos TJ, ou quase posso pensar que são a favor da Eutanasia, e isso é absurdo. Alguma coisa não ficou claro. Deus quer uma vida, e uma vida abundante. Isso inclui saude tb.Deus deu dons ao Homem para que possa viver no Planeta, o que se faz para saude, progresso, prosperidade sem corrupção é válido. DEUS nos quer alegres!
Anônimo disse…
acho um absurdo as pessoas criticarem a religiao por nao gosta e nao saber
Anônimo disse…
tem muitas pessoas que nao gostam das testemunhas de jeova,se nao gostam nao critiquem, nós por exemplo tjs, somos muitos felizes por nossa religiao e por ter prazer de declarar as boas novas do reino de deus
Luiz Alberto Araújo Bezerra disse…
É louvável a atitude dessa Juíza. Se ela não tivesse tomado essa atitude e a moça tivesse morrido ela é quem ia ficar com dor na consciência por não ter autorizado um proceder para salvar a vida de uma pessoa.
Os médicos e os juízes são designados para salvar e proteger a vida!!! muito bem Meritíssima Juíza, com certeza a senhora dorme com a consciência limpa do sangue de pessoas inocentes!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher