Pular para o conteúdo principal

Ter pensamento crítico é se livrar de crenças em

O que o pensamento crítico de tanto se fala? É o processo de analisar informações para formar um julgamento confiável e baseado em evidências


Edzard Ernst
professor emérito da Escola de Medicina da Península, na Universidade de Exeter, Inglaterra

Continuando em outras palavras: em vez de aceitar as informações pelo seu valor aparente, o pensamento crítico envolve um processo mais profundo, rigoroso e racional. 

As principais características do pensamento crítico são: 


Investigação cética: fazer perguntas, não apenas aceitar respostas sem questionamentos. Um pensador crítico busca constantemente clareza e evidências, desafiando suposições e o status quo.

Avaliação analítica: dividir informações complexas em partes menores para entender como elas se relacionam, avaliar a credibilidade das fontes, identificar vieses e avaliar a força das evidências.

Objetividade de mente aberta: busca deixar de lado crenças e preconceitos pessoais, considerando diferentes pontos de vista e ajustando uma posição a evidências convincentes.

Reflexão proposital: ter como objetivo chegar a uma conclusão fundamentada, tomar uma decisão informada, refletir sobre os próprios processos de pensamento e corrigir falhas nos próprios argumentos.

Como o pensamento crítico difere do pensamento regular?

O pensamento regular tende a ser automático, desestruturado, influenciado pela intuição, crenças, emoções, hábitos, experiências, etc. É útil para coisas mundanas, como decidir o que vestir ou o que jantar. É semelhante ao que Daniel Kahneman chamou de “pensamento rápido”.

O pensamento crítico é um processo mais deliberado, sistemático e racional. É mais lento e exige esforço consciente. É útil para analisar um artigo de pesquisa, resolver problemas difíceis ou tomar uma decisão importante na vida. É semelhante ao que Daniel Kahneman chamou de “pensamento lento”.

Em essência, o pensamento crítico é uma forma refinada e disciplinada de contemplação que busca clareza, precisão e justiça, enquanto o pensamento comum se concentra nas coisas óbvias da vida cotidiana. 

Em outras palavras, a maioria das pessoas tem ambas as formas de pensamento à disposição, e cada uma serve a um conjunto diferente de propósitos.

Credulidade

Mas e quanto às muitas pessoas que são incapazes de pensar criticamente e empregam o pensamento convencional de forma equivocada? Há pessoas, por exemplo, pessoas que acreditam em tratamentos refutados como a homeopatia, que estão convencidas de que a teoria microbiana da doença é falsa ou pessoas que aderem a mitos antivacinação. 

Elas tendem a ser apaixonadas por suas crenças e parecem cair facilmente até mesmo nas desinformações mais óbvias. 

Essas pessoas são incapazes de entender a ciência e não estão dispostas a mudar de ideia. 

Quando confrontadas com evidências convincentes, concluem que se trata de uma conspiração. Essas pessoas jamais terão acesso ao mundo do pensamento crítico — mas, olhando pelo lado positivo, elas cumprem um propósito importante: aprimoram significativamente as habilidades de pensamento crítico do restante de nós.

> Esse texto foi publicado originalmente com o título Critical thinking … [and a praise of gullibility].

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011

Pesquisadores cristãos submetem o poder de cura da oração ao método científico. E ficam decepcionados

Padre do Paraná se masturba diante de menina de 13 anos

A Polícia Rodoviária prendeu na quarta-feira (2) o padre Reginaldo Antonio Ghergolet (foto), 37, da Diocese de Jacarezinho (PR), por ter se masturbado diante de uma menina de 13 anos em Ribeirão do Pinhal.

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...