Pular para o conteúdo principal

Negacionismo da ciência se firma e extrema direita avança. Estamos na era da irracionalidade?

Personalidades ensandecidas estão assumindo o controle da humanidade, e até agora a reação tem sido fraca 


Edzard Ernst
professor emérito da Escola de Medicina da Península, na Universidade de Exeter, Inglaterra

Por muitos anos, lutei contra a iminente era da irracionalidade na área da saúde. Agora, parece-me cada vez mais claro que a era da irracionalidade chegou — não apenas na área da saúde, mas em todas as esferas da vida. 


Um fascista
famoso dos
EUA é
assassinado e
instantaneamente
se torna um
herói nacional

  • O maior vigarista do mundo diz à assembleia da ONU que a mudança climática é uma farsa. Como se isso não fosse ruim o suficiente, os delegados nem se levantam e saem da sala em protesto.
  • Robert F. Kennedy Jr. diz ao mundo que o paracetamol é a causa do autismo, contradizendo assim as melhores evidências disponíveis.
  • Como se isso não fosse ruim o suficiente, ele também anuncia que a leucovorina é a cura, contradizendo assim as melhores evidências disponíveis.
  • Na Alemanha, o país que há apenas algumas décadas cometeu crimes sem precedentes contra a humanidade em nome da ideologia nazista, setores cada vez maiores votam novamente nos nazistas.
  • No Reino Unido, Nigel Farage, que quase arruinou o país com seu Brexit, agora é um sério candidato ao cargo de primeiro-ministro.
  • Um apresentador de TV dos EUA sugere sacrificar todos os moradores de rua.
  • Outro diz que o prédio da ONU deveria ser bombardeado.
  • Trump insiste que Zelensky começou a guerra com a Rússia.
  • O ministério indiano Ayush promove a homeopatia como tratamento para COVID e outras doenças graves.
  • Kennedy Jr. acredita que as vacinas fazem mais mal do que bem e eleva essa noção a um movimento político.
Estes são apenas alguns exemplos específicos de um conjunto quase infinito de opções. Eles servem para sustentar os argumentos mais gerais que sugerem que a era da irracionalidade está de fato chegando. 

Baseiam-se em uma longa lista de fenômenos inter-relacionados (sem ordem específica): 
  • Proliferação de desinformação deliberada.
  • Desconsideração de evidências verificáveis ​​por parte de figuras políticas e muitos outros.
  • Priorização de sentimentos ou de emoções pessoais fortemente arraigados acima de deliberação fundamentada, ou análise imparcial.
  • Desconfiança generalizada em relação a instituições e especialistas estabelecidos.
  • Rejeição do conhecimento consensual.
  • Falha em equipar os cidadãos com as habilidades necessárias para avaliar fontes e discernir preconceitos.
  • Reação emocional imediata em vez de análise aprofundada e ponderada.
  • Aceitação generalizada de teorias da conspiração irracionais.
  • Adoção pública de atitudes anti-intelectuais.
  • Proliferação de besteiras.
Então, a era da irracionalidade chegou?

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais

57% desses paladinos da moralidade alheia têm pendência na Justiça Os deputados federais evangélicos são de diferentes partidos, mas em questões que envolvem comportamento e moralidade — como o casamento de gays — agem como se fossem de uma única agremiação que se norteia pelos textos bíblicos. São da base de apoio do governo, desde que o governo siga a agenda cristã-conservadora deles. Discutir a liberação do aborto, por exemplo, não pode. Tampouco distribuir nas escolas públicas kit contra a homofobia. A maioria desses paladinos da moralidade alheia responde a processos na Justiça Eleitoral e no foro privilegiado do STF (Supremo Tribunal Federal). Dos 56 deputados que o blog Frente Parlamentar Evangélica lista como da bancada de evangélicos, 32 (57%) têm pendência na Justiça. Os processos apuram acusações como peculato (furto ou apropriação de bens ou valores públicos), improbidade administrativa, corrupção eleitoral, abuso de poder econômico, sonegação fiscal e formação...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

MP pede a retirada das cédulas do real a frase 'Deus seja louvado'

A referência a Deus é incompatível com o Estado laico brasileiro Pedro Antônio de Oliveira, procurador substituto do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo, enviou em dezembro uma representação ao BC (Banco Central) para que deixe de imprimir nas cédulas do real a frase “Deus seja louvado”, de modo a cumprir a laicidade do Estado brasileiro, prevista na Constituição. Como resposta, o BC apresentou duas argumentações. Primeira: a representação tem um “vício de origem” porque não cabe ao BC tratar desse tipo de questão, mas, sim, ao CMN (Conselho Monetário Nacional), que é o responsável pela emissão de cédulas e moedas do país. Segunda: a república brasileira não é antirreligiosa ou anticlerical, o que não impede que as cédulas tenham a referência a Deus, o que, inclusive, se repete na própria Constituição. O que não pode, segundo o BC, é que haja nas cédulas menção a uma doutrina religiosa ou a um determinado credo. As argumentações do BC são contraditórias entr...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

A ciência sempre venceu os confrontos com a religião. Mas os crentes não se rendem. Até quando?

Cérebro dos ateus é diferente do de crentes? Estudos sugerem que sim

Deputado quer garantir a inscrição 'Deus seja louvado' nas cédulas no real

Richard Dawkins critica políticas identitárias e diz que mulheres trans são homens